A Unidade Local de Saúde Almada Seixal (ULSAS) lançou um novo apelo para a dádiva de sangue indicando que tem uma carência de ‘stock’ dos grupos ARh+, ARh-, 0Rh+ e 0Rh-.
O Presidente cabo-verdiano condecorou a Organização Mundial da Saúde (OMS) com a Ordem Amílcar Cabral, primeiro grau, a mais alta distinção do Estado, pelo contributo na prestação de cuidados no arquipélago, segundo decreto presidencial hoje publicado.
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) chegou hoje a acordo com a plataforma que junta cinco sindicatos de enfermeiros para um novo contrato coletivo de trabalho, garantindo aumentos salariais entre os 7,8% e os 15,7%.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) rejeitou hoje atrasos na assistência médica pré-hospitalar, após nova denúncia do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), que deu exemplos de casos ocorridos em Coimbra e Alverca na terça-feira.
O novo Centro de Saúde de Camarate, no concelho de Loures, deverá abrir portas em 2025, num investimento de 4,7 milhões de euros para servir 20 mil utentes, perspetivou hoje o município, no distrito de Lisboa.
O Governo vai avaliar "todo o edifício das administrações hospitalares" e fazer algumas substituições, anunciou hoje o primeiro-ministro, considerando natural que sejam nomeadas pessoas com ligações ao PSD, ao PS e até à IL.
O diretor clínico da Unidade de Saúde Local (ULS) do Algarve garantiu que “tudo está a ser feito” para otimizar os escassos recursos humanos, de forma a garantir as urgências e a assistência médica nas várias especialidades.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) pediu ao Governo que garanta até julho a continuidade de cerca de 500 psicólogos a trabalhar nas escolas públicas, a tempo de se preparar o próximo ano letivo.
O vice-presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Edmar Nhaga, denunciou hoje “um quadro negro” no setor da saúde pública do país assolado por uma greve geral que já vai na sua quarta vaga.
A equipa do novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Gandra D'Almeida, está completa com a nomeação aprovada em Conselho de Ministros dos cinco elementos que compõem o conselho de gestão.
O número de utentes à espera de cirurgia e de uma primeira consulta hospitalar aumentou entre 2022 e 2023, indicou o Conselho das Finanças Públicas (CFP), que alerta para a incapacidade de inverter a trajetória de saturação do SNS.
As unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) gastaram quase 475 milhões de euros com o pagamento de 18,2 milhões de horas extraordinárias em 2023, um valor que aumentou 12,7% em relação a 2022.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrenta “riscos e incertezas” que condicionam o seu desempenho no curto e médio prazo, mas também a sua sustentabilidade futura, alertou hoje o Conselho das Finanças Públicas (CFP).
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou um défice de 435 milhões de euros em 2023, com a despesa total a aumentar 6,8%, ultrapassando os 14 mil milhões de euros, indica o Conselho das Finanças Públicas (CFP).
A Confederação Cooperativa Portuguesa (Confecoop) alertou para o perigo de institucionalização forçada dos utentes com alta hospitalar, sobretudo as pessoas com deficiência, e pediu atenção aos direitos humanos e à necessidade de respostas adequadas na comunidade.
O Governo vai reforçar a campanha de prevenção contra incêndios rurais “Portugal Chama 2024” em 750 mil euros, mobilizados através do Fundo Ambiental, anunciou hoje em comunicado o Ministério do Ambiente e da Energia.
Um homem de 40 anos é a terceira vítima fatal da varíola na África do Sul, depois de 16 casos confirmados desde 08 de maio, informou o Departamento de Saúde local.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar voltou hoje a denunciar atrasos no atendimento das chamadas de emergência, dando o exemplo de uma paragem cardíaca que na terça-feira apenas teve meios no local quase meia hora depois.
A produção de cocaína no mundo bateu o recorde de 2.757 toneladas em 2022, mais 20% do que em 2021, segundo o relatório mundial sobre Drogas 2024 lançado hoje pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Novos opiáceos sintéticos e uma oferta e procura recorde de outras drogas agravou os impactos deste problema mundial, levando a um aumento dos distúrbios relacionados com o consumo e com danos ambientais, segundo um relatório das Nações Unidas.
O Conselho de Ilha das Flores ficou a “aguardar para ver” se o Governo Regional açoriano vai responder às questões que foram colocadas numa reunião realizada no primeiro dia de uma visita estatutária ao território.
A Síria enfrenta atualmente os níveis mais elevados de necessidades humanitárias desde o início do conflito, há 13 anos, e a "situação só deteriora a cada mês", alertaram hoje as Nações Unidas (ONU).
Quase um terço (31%) dos adultos no mundo, aproximadamente 1,8 mil milhões de pessoas, não cumpriram níveis recomendados de atividade física em 2022, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que alerta para efeitos nocivos.
O Governo vai criar um grupo de trabalho para reforçar o combate aos problemas de saúde mental dos elementos das forças de segurança, anunciou hoje em Faro a ministra da Administração Interna.