A bastonária da Ordem dos Médicos de Angola (ORMED) disse hoje que 11.231 médicos têm cadastro atualizado e condições de participar no processo de renovação de mandatos da instituição, rejeitando criticas que atribui a uma minoria.
Portugal, Irlanda, Luxemburgo, e Eslovénia são os países onde os profissionais de saúde mais aderem à higienização das mãos nos hospitais, segundo dados hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
O ministro da Saúde moçambicano garantiu hoje que 60 mil profissionais do setor já foram reenquadrados e que está a ser tratado o pagamento de horas extraordinárias em atraso aos funcionários, em greve há uma semana.
A Associação Portuguesa de Fertilidade (APF) pediu hoje ao Governo que invista de “forma clara e concreta” nos centros de procriação medicamente assistida, para combater desigualdades geográficas no acesso aos tratamentos, e conclua a regulamentação da gestação de substituição.
A Universidade Portucalense (UPT) lançou dois programas que visam a prevenção do abandono escolar e a promoção da saúde mental dos alunos, cofinanciados em 500 mil euros pela Direção-Geral do Ensino Superior, foi hoje anunciado.
Os doentes deslocados do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, para a Madeira estão instalados no Hospital Dr. Nélio Mendonça e no Regimento de Guarnição (RG) N.º 3, encontrando-se todos “estáveis”, disse hoje fonte hospitalar.
Os profissionais de saúde moçambicanos anunciaram hoje que vão continuar com a greve face à falta de consensos com o Governo, que acusam de “assédio moral e intimidações”, além de recusar pagar na totalidade horas extraordinárias em atraso.
Todos os anos, 4,3 milhões de doentes internados em hospitais nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE) contraem pelo menos uma infeção associada aos cuidados de saúde durante o internamento.
A população de Ovar, que o anterior governo socialista passou a reencaminhar para os serviços hospitalares de Aveiro e Coimbra, será novamente referenciada para o hospital de Santa Maria da Feira, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou hoje "total apoio" aos médicos envolvidos na retirada e acompanhamento dos doentes no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em São Miguel, Açores, que sofreu um incêndio no sábado.
A Madeira vai receber um total de 65 doentes dos Açores, transferidos do hospital de Ponta Delgada, atingido por um incêndio no sábado, disse hoje o secretário regional da saúde madeirense.
O Governo dos Açores declarou hoje a situação de calamidade pública devido ao incêndio no Hospital de Ponta Delgada para "acelerar procedimentos" que permitam "normalizar" num "curto espaço de tempo", a atividade da maior unidade de saúde açoriana.
O Hospital de Ponta Delgada, nos Açores, afetado por um incêndio no sábado, já foi alvo de duas vistorias, mas ainda não há previsão para retomar o normal funcionamento na maior unidade de saúde açoriana.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu hoje no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.
O Ministério da Saúde formou um grupo de trabalho, coordenado por Eurico Castro Alves, para a definição do plano de emergência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), revela o despacho a que a Lusa teve hoje acesso.
O PS/Açores realçou "a forma diligente" como os bombeiros, profissionais de saúde e voluntários agiram durante o incêndio que afetou, no sábado, o Hospital de Ponta Delgada e espera que a normalidade "seja reposta o mais depressa possível".
A taxa de cumprimento das regras de higiene das mãos entre os profissionais das unidades de saúde atingiu os 80% em 2023, segundo a Direção-geral de Saúde (DGS).
A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.
O Sindicato Independente dos Técnicos Auxiliares de Saúde (SITAS) manifestou-se hoje solidário com a situação dramática vivida no Hospital Ponta Delgada, nos Açores, devido a um incêndio, e destacou a forma exemplar no auxílio e retirada dos doentes.
A Direção Regional de Saúde (DRS) dos Açores vai criar uma linha telefónica para prestar informações aos familiares dos doentes internados no Hospital de Ponta Delgada que foram hoje realojados em outras unidades devido a um incêndio.
A diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que hoje participou na 2.ª Reunião Aberta do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), defendeu a importância da internacionalização para a valorização e enriquecimento profissional dos médicos.
As Nações Unidas na Somália destacaram hoje, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o "importante trabalho que os jornalistas somalis realizam ao informar sobre os desafios climáticos enfrentados pelo seu país".
O Fórum para a Competitividade disse hoje que a execução orçamental do primeiro trimestre revela que a despesa se situou muito acima do orçamentado e o investimento subexecutado.
Sete em cada 10 pessoas avaliaram de forma positiva a experiencia com lares de idosos numa recolha de opiniões hoje divulgada pela plataforma Lares Online, que aponta os cuidados de saúde como o ponto de maior preocupação.