A delegação da Madeira do Sindicato dos Jornalistas denunciou hoje o que classifica como “clima de pressões e restrições” na atividade dos profissionais envolvidos na cobertura do incêndio que lavra na ilha há nove dias.
Israel afirmou hoje que “entre 95% e 98%” da população de Gaza está vacinada contra a poliomielite, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertar para o perigo de uma epidemia da doença, 25 anos após erradicada.
O ministro da Presidência assegurou hoje que o Governo não tem “em circuito legislativo” qualquer iniciativa relativa à morte medicamente assistida, depois de o Ministério da Saúde ter dito que a regulamentação estava “em fase de elaboração”.
A jornalista Indira Correia Baldé, da delegação da RTP-África em Bissau, denunciou hoje ter sido impedida de cobrir uma cerimónia do Governo, por alegadas “ordens superiores” do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló.
O Governo aprovou uma despesa de 19 milhões de euros para aquisição de 320 veículos de emergência médica, anunciou hoje o ministro da Presidência no final da reunião Conselho de Ministros.
O CDS-PP questionou hoje o Governo sobre o uso da expressão “pessoas que menstruam” em vez de “mulheres” num questionário promovido pela DGS, afirmando que a expressão escolhida é “polémica” e “desrespeitosa para as mulheres”.
A lei para “promover a virtude e prevenir o vício” entre a população foi promulgada no Afeganistão, em conformidade com a ‘Sharia’ (lei islâmica), anunciou quarta-feira o Ministério da Justiça talibã.
Acesso gratuito a equipamentos desportivos ou um passe mensal dos transportes urbanos a um euro são alguns dos benefícios que o município de Coimbra irá conceder a bombeiros voluntários, segundo um regulamento hoje publicado em Diário da República.
O CDS-PP questionou hoje o ministro dos Assuntos Parlamentares sobre a regulamentação da lei da eutanásia para saber se houve “alguma alteração na posição” de esperar por uma decisão do Tribunal Constitucional.
Milhares de civis estão encurralados pelos violentos combates em Al Fasher, no Sudão, onde o único hospital em funções tem sofrido ataques contínuos e os materiais médicos estão a escassear, alertou hoje o Comité Internacional da Cruz Vermelha.
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP) criticou hoje o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), nos Açores, por “promover o recurso à figura do falso recibo verde”.
A greve de dois dias iniciada hoje pelos enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve, para reivindicarem melhores condições laborais e remuneratórias, regista uma adesão de cerca de 70%, revelou o sindicato.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) enviou para a Madeira 280 quilos de material, entre camas de campanha, cobertores, ‘kits’ de higiene femininos e masculinos e duas mochilas com desfibrilhador (DAE) para reforçar a capacidade de resposta na ilha.
Um idoso, de 73 anos, ficou hoje desalojado na sequência de um incêndio na habitação onde residia, em Monte Sobreiro, freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, disse à agência Lusa fonte da proteção civil.
Associações defenderam à Lusa que o custo da vacina contra o vírus monkeypox (mpox) vai desencorajar a imunização dos trabalhadores estrangeiros que vivem em Macau sem estatuto de residente.
As mortes causadas pelo calor podem triplicar na Europa até 2100, caso se mantenham as políticas climáticas, passando das atuais 43.000 para 128.000 e afetando especialmente países como Portugal, Espanha, Itália ou Grécia, de acordo com um estudo.
Setenta e cinco pessoas morreram afogadas em Portugal continental até 31 de julho, o terceiro valor mais alto dos últimos cinco anos, segundo dados do relatório do Observatório do Afogamento da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS).
Os hospitais São Bernardo, em Setúbal, e das Caldas da Rainha fecharam hoje as urgências de Obstetrícia e Ginecologia e o de Abrantes reabriu o serviço, elevando para quatro as unidades com serviços encerrados.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) pediu hoje 18,5 milhões de dólares (16,5 milhões de euros) para assistência médica na África Oriental e Austral para tentar conter o surto de mpox.
O Governo angolano considerou hoje elevado o risco de transmissão do vírus mpox no país, devido à “vasta fronteira” terrestre que partilha com a República Democrática do Congo (RDCongo), e reforçou o sistema de vigilância.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) “bateu o recorde de cirurgias” no primeiro semestre deste ano, com mais de 466 mil realizadas, de acordo com a Direção-Executiva (DE-SNS), que revela ainda um “ligeiro aumento” nas listas de espera.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, considera o encerramento das urgências de Obstetrícia e Ginecologia “inaceitável”, salientando que se trata de "um problema estrutural" e não conjuntural.
O médico responsável pela especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, que hoje se demitiu, vai manter-se no cargo até à sua substituição, informou a Unidade Local de Saúde (ULS) de São José.
A Câmara de Loulé está preocupada com “danos reputacionais” para o concelho causados por uma avaria numa estação elevatória, tendo solicitado explicações urgentes à Águas do Algarve sobre a situação, que levou à proibição de ida a banhos.