SAÚDE QUE SE VÊ

Inaugurada no Hospital de Oliveira de Azeméis unidade especial para doentes geriátricos

Lusa
24-01-2025 11:13h

A Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV) inaugura sexta-feira no Hospital São Miguel, em Oliveira de Azeméis uma unidade geriátrica aguda e de orto-geriatria, para internamento e tratamento especializados nas doenças associadas ao envelhecimento.

Essa nova valência do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto já está em funcionamento desde junho, mas a sua inauguração formal dá-se apenas agora.

Integrando o Serviço de Medicina Interna, a estrutura será coordenada pelo médico Gonçalo Sarmento e Costa, que explica à Lusa que a designada Unidade de Geriatria “visa o tratamento das patologias mais prevalentes do doente idoso e procura intervir nas síndromes associadas ao envelhecimento, que acabam por ser responsáveis pela deterioração física e cognitiva dos doentes mais velhos”.

Exemplos desses sintomas geriátricos são a imobilidade ou elevado risco de queda, a demência ou deterioração cognitiva, a incontinência, a desnutrição, a sarcopenia “ou até a fragilidade, que nos doentes idosos é muito comum”.

Para atender a esses e outros problemas, a capacidade de internamento da nova unidade reparte-se por dois públicos-alvo: 30 camas para doentes com patologia aguda ou crónica agudizada, complementadas com uma área de terapia ocupacional e um ginásio de fisioterapia; e seis camas para utentes acometidos por fratura do colo do fémur, em regime de orto-geriatria.

“Queremos assegurar uma atividade assistencial diferenciada, orientada em específico para o doente idoso, e prevenir também a perda funcional e o declínio cognitivo que resulta de agudizações da sua condição e de admissões hospitalares”, realça Gonçalo Sarmento e Costa.

Ao proporcionar um tratamento especializado ao utente geriátrico, a nova unidade propõe-se cumprir ainda dois outros objetivos: a nível individual, diminuir o número de agudizações do doente já sinalizado, a quantidade de hospitalizações e o recurso ao serviço de urgência; e, a nível mais alargado, disseminar boas práticas geriátricas pela comunidade de profissionais de Medicina Geral e Familiar, e dar formação também os familiares e cuidadores do idoso, para que conheçam melhor os cuidados que esse exige.

Essa oferta materializa-se com recurso a uma equipa de pelo menos 12 profissionais – médicos de medicina interna com diferenciação na área de Geriatria, médicos fisiatras, enfermeiros gerais e de reabilitação, nutricionista, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta – e envolve ainda “o apoio pontual de diversas especialidades presentes na ULS”, como Cardiologia, Neurologia e Psiquiatria.

Acolhendo utentes propostos pela equipa de Medicina Interna, sobretudo via serviço de Urgência, e também os indicados pelos profissionais de Ortopedia, no caso de doentes operados a fraturas de fragilidade (em particular as do colo do fémur), a estrutura instalada em Oliveira de Azeméis vem registando desde junho índices cada vez maiores de ocupação.

“O projeto está em crescendo, focando-se atualmente em fortalecer a atividade de internamento e em aumentar de forma sustentável o apoio ambulatorial”, declara Gonçalo Sarmento e Costa, que, para uma fase posterior, prevê ainda “a consultoria a lares de idosos ou a doentes complexos, em centros de saúde”.

Na estrutura já disponível, o investimento da ULS EDV ronda os 400.000 euros, a que acrescem doações da Liga dos Amigos do Hospital de Oliveira de Azeméis, que, através de uma campanha de angariação de fundos, adquiriu parte do equipamento necessário para a nova valência. “Foi um contributo muito importante para que o Hospital São Miguel tivesse condições de receber uma Unidade Geriátrica ao nível das que existem noutros países da Europa”, garante o coordenador do projeto.

MAIS NOTÍCIAS