O parlamento aprovou hoje dois projetos de resolução que recomendam a suspensão das dragagens no rio Sado, realizadas no âmbito do projeto de melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Setúbal.
Propostas para restringir ou banir o glifosato, um herbicida que poderá ser cancerígeno, foram hoje rejeitadas no parlamento com os votos do PS, PSD e CDS-PP.
Os deputados do PSD entregaram hoje uma carta ao presidente da Assembleia da República para que pressione o Governo a divulgar a lista dos edifícios públicos com amianto, lembrando que a divulgação é obrigatória por lei.
Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) suspenderam hoje a atividade num hospital da capital centro-africana, Bangui, após a detenção de quatro funcionários pelas forças de segurança, anunciou a organização em comunicado.
A Assembleia da República aprovou hoje, na generalidade, quatro projetos-lei de reforço da proteção social e laboral dos pais de crianças com doenças raras ou oncológicas ou com deficiência.
A natalidade aumentou em 2019 na área do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que compreende os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, face a 2017 e 2018, segundo dados hoje divulgados pela administração hospitalar.
A adesão à greve dos trabalhadores dos hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais) varia entre os 80% e os 95%, afetando sobretudo as consultas externas e alguns blocos operatórios, segundo os sindicatos.
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que envolveu 72 dadores de gâmetas e 177 beneficiários, concluiu que é necessário “diversificar” o público-alvo e os locais de campanha para diminuir a “estigmatização” da doação.
Um grupo de médicos paquistaneses atribuiu hoje um recente surto de VIH entre crianças de uma cidade do sul às práticas precárias de assistência médica, como o uso de agulhas sujas e sangue contaminado.
A adesão à greve dos trabalhadores dos hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais) era, cerca das 00:30, de 90%, segundo um primeiro balanço divulgado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.
Trabalhadores dos hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais) iniciaram quinta-feira às 00:01 uma greve nacional de 24 horas para exigirem progressões na carreira, contagem de tempo de serviço e admissão de mais profissionais.
A Clínica do Bom Jesus, em Ponta Delgada, nos Açores, rejeitou quinta-feira qualquer promiscuidade na execução do programa “Vale Saúde”, admitindo estar em “estudo se há matéria para avançar para um outro nível de atuação”.
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) garantiu quinta-feira que “é isolado” o caso detetado em Santa Maria da Feira que causou a morte de uma criança, referindo tratar-se de uma “infeção bacteriana generalizada do sangue e não meningite”.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai criar 12 novos postos de emergência médica no país, através da colocação de ambulâncias em corporações de bombeiros, elevando para 371 postos existentes a nível nacional.
A Ordem dos Médicos nos Açores defendeu quinta-feira, no parlamento açoriano, "equidade de acesso" ao programa “Vale Saúde”, frisando que não está em causa uma alegada promiscuidade de práticas médicas, mas "fazer cumprir a portaria".
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) pediu quinta-feira voluntários para uma campanha de monitorização do gás radão, que requer a instalação gratuita de um detetor daquele gás radioativo que aumenta o risco de cancro.
A Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídio em Violência Doméstica (EARHVD) recomendou quinta-feira ao Governo que seja feito com urgência o manual de atuação funcional sobre a ação dos órgãos de polícia criminal nas 72 horas subsequentes a uma denúncia.
Os serviços farmacêuticos dos hospitais do SNS vivem atualmente em situação de “cuidados paliativos”, descreve a bastonária da Ordem, que lembra a insuficiência de profissionais e a dificuldade de manter as farmácias hospitalares a funcionar em pleno.
A Ordem dos Farmacêuticos apelou quinta-feira a uma “rápida intervenção” do primeiro-ministro e da ministra da Saúde na regulamentação da carreira farmacêutica, em falta há dois anos e que impede a contratação de profissionais para os hospitais.
O Plano Municipal de Saúde e Qualidade de Vida da Câmara de Lisboa, documento que define objetivos como o financiamento de mais 100 vagas de cuidados domiciliários continuados, foi aprovado quinta-feira, com a abstenção de CDS-PP e PCP.
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) está a aplicar terapia larvar para remoção de tecidos desvitalizados em feridas complexas de pacientes como alternativa de controlo da infeção, foi anunciado quinta-feira.
Um grupo de cidadãos interpôs na quarta-feira uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Lisboa que visa suspender a Avaliação de Impacto Ambiental relativa ao novo aeroporto do Montijo, avançou à Lusa o advogado do processo.
A Assembleia Municipal de Boticas aprovou uma moção contra a exploração de lítio no concelho por causar “danos irreversíveis” na paisagem e na vivência das populações, segundo o documento a que a Lusa teve hoje acesso.
A Ordem dos Médicos, as escolas médicas e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina juntaram-se para criar uma plataforma que defenda a formação médica e a qualidade da medicina.