A Comissão Europeia anunciou hoje uma nova verba de 50 milhões de euros para ajuda humanitária na República Democrática do Congo (RDCongo), nomeadamente a populações afetadas pela epidemia de Ébola.
A coordenadora do BE apresentou hoje um conjunto de 15 medidas de emergência destinadas a salvar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), incluindo um reforço orçamental de 800 milhões de euros já em 2020.
A Fundação Vision For Life – Essilor e a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) iniciaram hoje, em Vila Nova de Gaia, um projeto que oferece consultas e óculos, em caso de necessidade, a crianças carenciadas de todo o país.
Angola está entre os 13 países africanos onde o vírus vivo atenuado pela vacina oral da poliomielite reproduz-se nos intestinos, é excretado nas fezes para o ambiente e crianças que não são imunizadas podem infetar-se, segundo a OMS.
O presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, defendeu hoje que os beneméritos da instituição "devem ter voz nos órgãos do hospital e ser corresponsabilizados na administração" da unidade hospitalar.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática afirmou que a emergência no caudal do Tejo “está ultrapassada” e adiantou que o Governo espanhol prometeu resolver o quase esvaziamento da barragem de Cedillo até 15 de dezembro.
A cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP25) começa hoje em Madrid, com a presença de 50 líderes mundiais, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa.
O sistema informático de suporte às receitas eletrónicas recomeçou a funcionar às seis horas da manhã de hoje, duas horas antes do previsto, pelo que as pessoas com receitas médicas nos telemóveis já as podem aviar nos moldes habituais.
O bastonário da Ordem os Médicos, Miguel Guimarães, disse hoje à agência Lusa que algumas das falhas apontadas por uma auditoria externa ao processo do internato médico “são subjetivas” e carecem de uma maior fundamentação.
O sistema informático que suporta os sistemas e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser intervencionado durante este fim de semana, tendo sido criado um plano de contingência para minimizar impactos, anunciou o Ministério da Saúde.
O PCP quer saber o que pretende o Governo fazer para "garantir o reforço de profissionais do Hospital Magalhães Lemos", no Porto, e como reforçar as "respostas de apoio e acompanhamento social" aos utentes saídos daquela unidade de saúde.
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje estar empenhada em concretizar a redução do défice e da dívida, sublinhando a necessidade de um maior investimento no setor.
A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que as escalas “estão asseguradas” no Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Hospital de Faro, frisando haver um “número significativo adicional” de médicos.
Os antigos ministros Paulo Portas e Manuela Ferreira Leite e o ex deputado socialista Manuel Alegre vão integrar o Conselho de Curadores da Fundação Champalimaud, anunciou hoje a instituição.
A ministra da Saúde, Marta Temido, avançou hoje que o Orçamento do Estado para 2020 irá ter um “reforço claro” na saúde mental, reconhecendo a existência de um “bom programa nacional” com necessidade de ser implementado.
A ministra da Saúde garantiu hoje que a auditoria que analisou os procedimentos que desencadeiam o internato médico, nomeadamente a atribuição de idoneidade e capacidades formativas, é apenas o início do trabalho que irá corrigir o processo.
A ministra da Saúde, Marta Temido, considerou hoje não se poder fazer uma ligação direta entre um pedido de certificado para exercer medicina fora do país e a emigração de médicos.
O número de jovens médicos sem acesso a formação especializada vai aumentar porque nas atuais condições das unidades do SNS será difícil manter o crescimento das vagas para especialização, estima uma auditoria externa.
A avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS tem sido subjetiva e pouco documentada, segundo uma auditoria externa e independente, que aponta falhas no processo, nomeadamente à Ordem dos Médicos.
Alguns edifícios de Lisboa, Porto, Cascais, Oeiras e Amadora vão estar iluminados de vermelho na noite de sábado para domingo, numa ação da Direção-Geral da Saúde para alertar para a importância da prevenção da infeção do VIH/sida.
O Ministério da Saúde brasileiro informou hoje que cerca de 135 mil pessoas vivem com VIH (vírus da imunodeficiência humana) no país e não sabem, o que levou o Governo a lançar uma campanha de prevenção.
Portugal ofereceu hoje ao Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe um lote de medicamentos para o tratamento do vírus HIV/sida e tuberculose, avaliados em 50 mil euros, indicou fonte governamental.
O concurso para a construção da nova farmácia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), no valor de 150 mil euros, deverá ser lançado no primeiro quadrimestre de 2020, anunciou o Ministério da Saúde.
Portugal regista 60 mil a 70 mil novos casos de diabetes todos os anos - a maioria do tipo II - e cerca de 8% da população está registada como tendo a doença, disse hoje a diretora do Programa Nacional para a Diabetes.