O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.
A associação Mover Viseu, que nos últimos anos tem dado uma resposta lúdico-terapêutica a crianças e jovens com deficiência, conseguiu a atribuição do estatuto de utilidade pública, hoje publicada em Diário da República.
Os Médicos Sem Fronteiras alertaram hoje para novas deslocações em vários distritos do norte de Moçambique nas últimas semanas, devido a "um aumento de ataques reivindicados por um grupo armado não estatal numa área geográfica mais vasta" em Cabo Delgado.
O coordenador nacional das políticas de saúde mental realçou hoje a redução de internamentos e readmissões conseguida pelas equipas comunitárias, garantindo que, até março, as 40 previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estarão todas no terreno.
O vírus da gripe das aves foi detetado numa amostra de leite pasteurizado da marca Raw Farm, na Califórnia, EUA, e as autoridades já pediram aos consumidores que devolvam os produtos adquiridos.
Especialistas defendem que a estimulação magnética transcraniana (TMS), um tratamento para retreinar o cérebro usando eletricidade, é uma alternativa “mais segura” aos medicamentos para tratar casos graves de depressão ou outras doenças de saúde mental e vícios.
O governo açoriano anunciou hoje a implementação de uma medida para recuperar a atividade médica e cirúrgica após o incêndio no hospital de Ponta Delgada, enquanto o PS propôs um programa de emergência para recuperar listas de espera.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Cova da Beira reforçou os períodos de vacinação nos centros de saúde da Covilhã, Fundão e Belmonte para fazer face aos picos de afluência previstos para o inverno.
Os administradores hospitalares alertaram hoje que a procura dos serviços de saúde no inverno pode obrigar os hospitais a desviar meios para acudir a doentes urgentes, impedindo-os de assumir de forma estanque uma redução das cirurgias não urgentes.
Os primeiros e fraturantes passos da fertilização in vitro e o contributo decisivo de uma embriologista menos conhecida são contados no filme “Joy”, que surpreendeu até a primeira criança nascida desta técnica, como reconheceu a própria à Lusa.
A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) alertou hoje para a dificuldade de acesso a medicamentos cruciais para tratamento do cancro das vias biliares, uma doença rara, agressiva e maligna que é diagnosticada tardiamente.
O Congresso do Texas pondera aprovar em janeiro um projeto de lei que visa dificultar o acesso às pílulas abortivas naquele Estado norte-americano, onde já está em vigor uma das proibições de aborto mais restritivas do país.
Mamíferos fêmeas, como os roedores, aceitam tentativas de acasalamento apenas durante a fase fértil e uma equipa de investigadores da Fundação Champalimaud descobriu um circuito neural fundamental para a rejeição sexual fora do ciclo reprodutivo.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que o antigo primeiro-ministro italiano Mario Draghi irá participar novamente numa reunião do Conselho de Estado, em janeiro, para falar do seu relatório sobre competitividade europeia.
O Presidente da República prometeu hoje "neutralidade rigorosa" em relação às próximas eleições, a propósito das presidenciais, e afirmou que nem coloca o cenário de novas legislativas até ao fim deste seu mandato.
A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) iniciou hoje na Baixa da Banheira, no concelho da Moita, um projeto de videoconsultas destinado a disponibilizar consultas de Medicina Geral e Familiar aos utentes sem médico de família.
As obras de ampliação e requalificação do Centro de Saúde da Sertã, no distrito de Castelo Branco, envolvendo mais de um milhão de euros (ME), deverão arrancar no início de 2025 e ficar concluídas no princípio do ano seguinte.
Mais de 30 enfermeiros estão concentrados hoje em frente ao Hospital de Aveiro a reivindicar o pagamento de retroativos a 2018 que dizem estar em falta, o que levou a administração hospitalar a manifestar “estranheza” por esta iniciativa.
O primeiro-ministro francês, Michel Barnier, garantiu hoje que o julgamento no sul da França de 51 homens acusados de violar Gisèle Pelicot, incluíndo o seu ex-marido, “marcará um antes e um depois” na violência contra as mulheres.
A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) destacou hoje as “múltiplas virtudes” e liderança do histórico militante Fernando Faustino, secretário-geral da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACCLIN), que morreu vítima de doença, no sábado.
O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais alertou hoje para atrasos nos Açores na aplicação da carreira de regime especial de técnico auxiliar de saúde, situação que está a causar "grandes perdas" nos vencimentos dos profissionais.
O primeiro-ministro assegurou hoje que se forem apuradas responsabilidades políticas quanto às mortes ocorridas durante a greve do INEM, “elas terão de ser assumidas”, mas considerou que tal pode não significar demissões, considerando que tal “é um conceito novo”.
O município de São João da Madeira aprovou hoje um orçamento de 49 milhões de euros para 2025, o que, representando quase sete milhões a mais do que 2024, resulta de “uma grande capacidade de captação de investimento”.
O MOTUS – Festival de Artes Performativas de Faro começa a 07 de dezembro com “Parque Central”, do coletivo Erva Daninha, que utiliza o circo contemporâneo para retratar o ritmo apressado da sociedade atual, anunciou hoje o Teatro das Figuras.