A despesa com pessoal na saúde corre o risco de derrapagem em 2025 e o Governo tem uma “reduzida almofada financeira” para mais contratações e novas valorizações salariais no setor, indica uma análise hoje divulgada.
O chefe da diplomacia francesa, Jean-Noël Barrot, pediu hoje, durante uma visita a campos de refugiados sudaneses no vizinho Chade, que as partes em conflito no Sudão cessem as hostilidades e entrem em negociações.
Portugal não corre o risco de ter leite infetado pela gripe das aves, uma vez não se registam vacas leiteiras infetadas e que este produto só é comercializado após ser submetido a pasteurização, esclareceu a DGAV à Lusa.
O Pavilhão Multiúsos de Febres, em Cantanhede, vai receber, no sábado, a apresentação da Associação Cultural Cândido Ferreira (ACAF), num evento que homenageia este médico e escritor e que reúne música e cultura, foi hoje anunciado.
O diretor do Instituto Nacional de Acreditação e Desenvolvimento da Educação angolano disse hoje, em Luanda, que o maior desafio deste setor continua a ser o orçamento que lhe é destinado, defendendo um incremento até 10%.
A coordenadora do BE acusou hoje o Governo PSD/CDS-PP de ter aberto um “leilão de doentes” do Serviço Nacional de Saúde através de uma portaria que permite aos grupos privados escolher que doentes tratar.
A IGAS instaurou um processo de inspeção à Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho “para verificar o cumprimento das normas” do Sistema Integrado de Gestão do Acesso (SIGA SNS) “relativamente à assistência prestada” ao diretor executivo do SNS.
Pelo menos seis pessoas ficaram feridas, incluindo a jovem atropelada, durante confrontos entre manifestantes e a polícia esta quarta-feira, em protestos convocados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, anunciou hoje o Hospital Central de Maputo (HCM).
O corte das pensões por via do fator de sustentabilidade, aplicado a algumas reformas antecipadas, deverá ser de 16,9% em 2025, aumentando face aos 15,8% deste ano, segundo cálculos da Lusa com base em dados do INE.
A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.
Um estudo da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), sobre o conhecimento dos portugueses sobre cosméticos, revelou que os níveis de literacia nesta área são mais baixos do que na literacia geral em saúde, foi hoje divulgado.
Os deputados australianos aprovaram na quarta-feira o projeto de lei que visa proibir o acesso às redes sociais a menores de 16 anos, que será agora debatido no Senado.
As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.
O Presidente de Cuba Miguel Díaz-Canel realçou quarta-feira que a vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos era previsível e que o seu país está preparado, na primeira reação três semanas depois do triunfo do republicano.
A Câmara de Lisboa decidiu ontem, por proposta do PCP, exigir ao Governo que avalie o impacto da redução da capacidade de resposta instalada com a construção do novo Hospital Lisboa Oriental e o encerramento anunciado de oito hospitais.
O secretário-geral do PS acusou ontem o Governo de beneficiar os operadores privados da saúde ao conceder-lhes a possibilidade de escolherem os doentes que ultrapassam os tempos de espera de referência no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O plano de contingência para o inverno da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria prevê o alargamento dos horários dos centros de saúde e o aumento da capacidade de internamento nos hospitais, foi hoje anunciado.
O Governo terá de avançar com a revisão da tabela de remuneração dos profissionais forenses que intervêm no Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais, após a aprovação de uma proposta do PS sobre este tema.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que se a pré-campanha presidencial para a sua sucessão começar mais cedo do que é habitual isso facilita o seu distanciamento do palco político também mais cedo.
Os deputados aprovaram hoje, no parlamento, uma proposta de alteração do Chega, que prevê, numa fase transitória, a atribuição de um médico assistente, recorrendo ao setor privado e social, para quem não tem médico de família.
O parlamento provou hoje propostas do Livre e do PAN no âmbito da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência para o prolongamento desta estratégia até 2030 e criação de um site dedicado e acessível.
O Livre viu hoje serem aprovadas várias propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2015 (OE2025) na área da saúde, entre as quais, a realização de um estudo nacional sobre saúde mental dos profissionais de saúde.
Um homem acusou hoje um porteiro do Hospital São João, no Porto, de o ter agredido na terça-feira quando tentou acompanhar a mãe numa consulta, ficando com ferimentos que o impedem de trabalhar durante 12 dias.
O diretor do Centro Académico Clínico ICBAS-Santo António, do Porto, considerou hoje que o doente deve deixar de ser um agente passivo na investigação clínica e ter voz desde o início do processo, nomeadamente nos ensaios clínicos.