A primeira-dama de Angola, Ana Dias Lourenço, convidou a duquesa Meghan Markle, mulher do princípe Harry, a apoiar o projeto “Nascer Livre para Brilhar”, que visa eliminar a transmissão à nascença do vírus do HIV.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) propôs, num documento enviado aos partidos políticos, mais incentivos fiscais para empresas que doem alimentos.
O número de casos de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) registados desde o início da epidemia até quarta-feira aumentou para 3.178, dos quais 3.066 confirmados e 112 prováveis, de acordo com um balanço divulgado pelo governo local.
Portugal mobiliza-se hoje pelo clima, com múltiplas iniciativas associadas a uma greve geral, às aulas, ao trabalho e ao consumo, numa tentativa de envolver a sociedade na defesa do planeta, incentivada pelos jovens.
O bastonário da Ordem dos Médicos manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com a nova Lei de Bases da Saúde, promulgada em agosto, por passar a ideia de que vai resolver todos os problemas do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos alertou esta quinta-feira que há portugueses sem acesso a medicamentos de dispensa exclusiva hospitalar, devido à dificuldade de os ir buscar ao hospital, defendendo que é preciso encontrar uma solução que “não crie desigualdades”.
Uma campanha desenvolvida em 33 praias das zonas de Almada, Sesimbra e Setúbal, entre 22 de junho e 15 de setembro, permitiu recolher 165 toneladas de resíduos para reciclagem, foi anunciado esta quinta-feira.
O número de casos de malária na província do Darfur Norte, no Sudão, subiu para quase 8.000 pessoas em menos de um mês, de acordo com uma avaliação de uma organização de médicos sudanesa, divulgada na quarta-feira.
As mulheres com 65 anos em Portugal podem esperar viver ainda, em média, mais 20,88 anos e os homens mais 17,58 anos, com uma esperança de vida global à nascença de 80,8 anos.
O Instituto de Estudos e Segurança, na África do Sul, indicou num estudo, hoje consultado pela Lusa, que a taxa de mortalidade infantil em Angola vai diminuir para quase metade da atual em 2050
O ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais brasileiro (INPE), Ricardo Galvão, exonerado pelo Presidente do país em agosto, alertou no Senado para o aumento da desflorestação criminosa na Amazónia, frisando eventuais danos irreversíveis na região.
Cerca de três em cada cinco angolanos têm acesso a uma fonte segura de água e a metas do Governo de atingir 76% da população, em 2022, "não serão alcançadas", refere um estudo de um instituto sul-africano.
O Presidente da República afirmou hoje que o debate na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) tem estado focado no clima e na "evolução quente que se vive na zona do Golfo", para a qual também alertou.
Os farmacêuticos dos hospitais públicos vão passar a ter acesso ao registo clínico eletrónico dos utentes do Serviço Nacional de Saúde, para permitir uma melhor utilização do medicamento, evitando também possíveis erros.
Uma rede de traficantes de ovários e bebés recém-nascidos de mulheres com origem sobretudo na Bulgária foi hoje desmantelada em Tessalonica, no Norte da Grécia, anunciou a polícia daquele país.
A jovem ativista sueca Greta Thunberg, o líder indígena brasileiro Davi Kopenawa e a Hutukara Associação Yanomami, de conservação da floresta tropical da Amazónia, foram hoje distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo".
A ministra da Justiça de Portugal, Francisca Van Dunem, anunciou hoje, na cidade da Praia, o apoio português à instalação de um instituto de medicina legal em Cabo Verde, lacuna identificada pelas autoridades locais.
Pelo menos 5% das mulheres angolanas entre os 15 e 49 anos já foram vítimas de abuso sexual e centenas de menores sofrem anualmente de algum abuso sexual, segundo dados nacionais.
Os efeitos das alterações climáticas nos oceanos são já irreversíveis, consideraram hoje peritos do Painel Intergovernamental das Nações Unidas, alertando que adiar a redução de emissões só tornará pior um cenário de degelo e subida do nível do oceano global.
A Amnistia Internacional apelou às escolas portuguesas para autorizarem os alunos a participarem na greve climática global de sexta-feira, iniciativa que considera “a maior aula do mundo” para a humanidade.
Em declarações aos jornalistas, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirmou que haverá um aumento das vagas na formação de internos.
Um serviço desenvolvido por três enfermeiras no Centro Materno-infantil do Norte (CMIN), no Porto, ensina os bebés prematuros a mamar, corrigindo o problema anatómico destes que os faz imaturos para combinar a sucção, deglutição e respiração.
Um terço dos portugueses que recorreu às urgências nos últimos dois anos dirigiu-se diretamente ao hospital porque os centros de saúde estariam fechados quando necessitaram, segundo um inquérito da Deco/Proteste.
A falta de informação impede a criação de uma estratégia nacional integrada de redução de plásticos, alerta um relatório hoje divulgado que adverte para a vulnerabilidade do país à poluição por plásticos.