Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças.
A tecnologia que prepara mergulhadores para submergir no mar foi adaptada à medicina humana e agora também ajuda cães e gatos com problemas de saúde a terem melhor qualidade de vida, em Odivelas, nos arredores de Lisboa.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) voltou a alertar para a discriminação dos médicos de ciências forenses e os do Serviço Nacional de Saúde, adiantando que estão preenchidos 63 dos 215 lugares do quadro do Instituto de Medicina Legal.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) afirmou sábado que a solução encontrada para a Lei de Bases da Saúde no que respeita às parcerias público-privadas (PPP) "é precisamente o que o Bloco tinha proposto".
O secretário-geral do PS afirmou hoje que o acordo alcançado com o Bloco de Esquerda e PCP no processo de revisão da Lei de Bases da Saúde respeita as "linhas vermelhas" colocadas pelo Presidente da República.
O BE anunciou sexta-feira o voto a favor da Lei de Bases da Saúde depois de o PS ter proposto revogar o decreto relativo às parcerias público-privadas (PPP), havendo assim acordo para o diploma passar no parlamento.
A ministra da Saúde afirmou sexta-feira ter a expectativa de ser possível aprovar no parlamento de uma nova Lei de Bases da Saúde, considerando que será importante em questões como a dedicação exclusiva e a gestão pública.
O grupo parlamentar do PCP anunciou sexta-feira ter chegado a acordo com o grupo parlamentar do PS na discussão da proposta da nova Lei de Bases da Saúde, com a inscrição do princípio da gestão pública.
A ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu hoje que as dificuldades que têm afetado as escalas dos serviços de Urgência Pediátrica e Obstetrícia nos hospitais algarvios só deverão estar resolvidas no final do mês de julho.
A greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica está hoje a ter uma adesão nacional a rondar os 85%, com hospitais como os de Macedo de Cavaleiros e Bragança a chegarem aos 100%, segundo o sindicato.
Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Hospitalar do Algarve apenas deu a possibilidade de alojamento num quarto, pago a 20 euros/dia, a um anestesista que se candidatou a trabalhar na região no verão para suprir as necessidades de reforço de pessoal.
Os técnicos de diagnóstico e terapêutica cumprem hoje a primeira das duas sextas-feiras de greve convocadas depois da rejeição no parlamento de propostas que iriam por fim “às desigualdades na carreira” destes profissionais.
O PSD defende um agravamento progressivo das taxas sobre os produtos de plástico e que os critérios ambientais também determinem a escolha dos fornecedores do Estado, bem como a aposta nas energias renováveis, mas sem rendas fixas.
Os técnicos de diagnóstico e terapêutica vão estar em greve nas duas próximas sextas-feiras, dias 12 e 19 de julho, na sequência da rejeição parlamentar de propostas que poriam fim “às desigualdades na carreira” dos profissionais.
O Ministério da Saúde já começou a estudar a opção pela dedicação exclusiva dos profissionais de saúde ao serviço público, analisando impactos financeiros e quem poderá ser abrangido, disse hoje a ministra Marta Temido.
A ministra da Saúde rejeitou hoje a visão de tempo perdido nesta legislatura, como sugere o Relatório da Primavera 2019 do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, e lembra que houve necessidade de recuperar investimento no SNS.
O ex-presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (PMA) defendeu hoje que a Assembleia da República dará um mau exemplo se não aprovar as alterações à lei da PMA, considerando que os votos do PSD serão cruciais.
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes defende que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está “vivo e forte”, apesar de “tanto ruído e tanto ataque político”.
O Infarmed informou hoje que no último semestre de 2019 foram “concluídos 61 processos de medicamentos inovadores, novas substâncias ou novas indicações, das quais 37 tiveram aprovação para utilização e financiamento do SNS”.
O setor da saúde foi marcado nos últimos anos por uma inércia de governação, muito baseada em gestão corrente, perdendo-se meses em “retórica e taticismo” e deixando reformas por concretizar.
Portugal é dos países europeus em que os doentes demoram mais tempo a ter acesso a medicamentos inovadores, com a média de espera a ser cinco vezes superior à Alemanha, país com melhores resultados.
O deputado único do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) defendeu esta quarta-feira que a viabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) depende da "promoção da saúde" e da "prevenção da doença", o que considerou possível apesar de "dar trabalho".
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, afirmou esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está “ligado a um ventilador” e instou a ministra da Saúde a “bater o pé” ao colega das Finanças.