As Comissões de Utentes do Barreiro e Baixa da Banheira e a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP- IN realizam na quarta-feira uma vigília em defesa do hospital do Barreiro.
O acesso à nova App SNS 24 continua com constrangimentos que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SMPS) tentam resolver, garantindo que não há perda de dados e que toda a informação clínica dos utentes está salvaguardada.
O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) considerou hoje uma “vitória dos trabalhadores” o acordo para a nova carreira de técnico de auxiliar de saúde nos hospitais dos Açores.
Cidadãos angolanos exigem em petição pública a “destituição imediata” do Presidente da República, João Lourenço, considerando que desde que assumiu o cargo lidera um Governo caraterizado por “repressão, autoritarismo, violações sistemáticas dos direitos humanos e execuções sumárias”.
A província de Gaza, no sul de Moçambique, necessita de 120 mil doses de vacina contra febre aftosa, anunciaram as autoridades locais, que já interditaram a comercialização e circulação de gado bovino e seus produtos em dois distritos da região.
O Governo timorense, com o apoio da Menzies, escola de investigação em saúde da Austrália, deu hoje início ao lançamento de mosquitos com a bactéria Wolbachia para reduzir o número de casos de dengue em Díli, capital do país.
As piscinas descobertas de Vale de Ílhavo estão temporariamente encerradas desde quinta-feira devido à qualidade da água, informou hoje aquela autarquia do distrito de Aveiro.
Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e um de Pediatria estão encerrados hoje, no sábado serão cinco no total e no domingo seis, segundo a informação disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que vai esperar pelo fim do verão para, eventualmente, formular um juízo sobre a crise nas urgências, noticia o Público.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entidade estatal brasileira, indicou hoje que assinou um acordo de transferência de tecnologia com o laboratório privado EMS para produzir versões injetáveis de medicamentos populares contra diabetes e obesidade.
O Instituto Português do Sangue repudiou hoje críticas da federação de dadores a uma campanha com estadias para jovens, realçando os esforços para colmatar carências de sangue através do reforço de horários e iniciativas em regiões como Lisboa e Algarve.
As autoridades de Moçambique estimam que cerca de 2,3 milhões de moçambicanos podem enfrentar insegurança alimentar aguda até finais deste ano, devido à seca associada ao fenómeno climático El Ninõ.
Sindicatos e administração fizeram hoje balanços distintos da adesão dos trabalhadores da saúde do Algarve à greve de 24 horas convocada para hoje, com os primeiros a situá-la nos 80% e a Unidade Local de Saúde (ULS) nos 24%.
Moçambique registou mais dois casos de mpox nas últimas 24 horas, ambos na província de Maputo, elevando para 33 em três semanas, e 222 suspeitos, anunciaram hoje as autoridades de saúde.
O movimento Juntos pelo Cercal, no concelho de Santiago do Cacém, alertou para eventuais problemas respiratórios de moradores devido a um incêndio numa fábrica de ‘pellets’ durante vários dias, mas as autoridades afirmaram desconhecer casos de doença.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse hoje que os enfermeiros das maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto da Unidade local de Saúde (ULS) de Coimbra estão exaustos física e psicologicamente devido à sobrecarga de trabalho.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu não haver uma relação de causalidade entre o atraso no atendimento de uma chamada pelo INEM e a morte de uma mulher de 73 anos em Montemor-o-Velho em novembro de 2024.
A federação de dadores de sangue criticou hoje o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) por lançar campanhas para jovens com estadias gratuitas, enquanto ignora dadores regulares e nega direitos como a dispensa no dia da dádiva.
Os profissionais do Centro de Saúde de Mussangadze, em Manica, no centro de Moçambique, usam lanternas para atender pacientes à noite devido à falta de eletricidade, situação que se arrasta há cinco anos, queixou-se hoje a diretora.
Mais de um milhão e meio de exames e análises clínicas foram realizados nos centros de saúde e hospitais do Médio Tejo no primeiro semestre do ano, revelou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS).
A gripe das aves foi detetada numa ave selvagem na Costa da Caparica, em Almada, no mesmo mês em que foi confirmado um foco numa capoeira doméstica em Setúbal, segundo a DGAV.
Um estudo de uma docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) demonstrou que a implementação de um programa de enfermagem de reabilitação para transplantados cardíacos traz ganhos de 50% na recuperação da autonomia dos pacientes.
O Estado vai comparticipar em 35% o conjunto de tratamentos termais prescritos no SNS, com o limite de 110 euros anuais por utente, mais 15 euros, segundo uma portaria hoje publicada, que entra em vigor a 01 de outubro.
A governadora da província moçambicana de Manica, no centro do país, pediu hoje mais prudência à população na prevenção da mpox, quando se registam dois casos na região, de um total de 31 em Moçambique.