Uma menina de 12 anos morreu, no fim de semana anterior ao Natal, no Hospital Garcia de Orta, em Almada após ter recebido alta da urgência da Clínica CUF, onde foi atendida com febre e dores fortes em sequência de “um jeito nas costas”, como revelou a mãe na rede social Facebook. O hospital do Grupo CUF/José de Mello Saúde abriu, entretanto, um inquérito interno segundo garantiu ao jornal Público.
Os cidadãos que assim o desejarem podem retirar a madeira acumulada nas últimas semanas nas praias da Figueira da Foz, sem que sejam identificados ou multados pelas autoridades, disse à Lusa o presidente da Câmara Carlos Monteiro.
O Presidente chileno, Sébastian Piñera, anunciou hoje um projeto de lei de reforma do sistema de saúde em resposta à contestação social que há três meses se vive no país.
A associação de ginásios de Portugal criticou hoje a ausência de propostas orçamentais para a atividade física que respondam às necessidades identificadas, comprometendo o objetivo definido pelo próprio Governo de fazer do país um dos mais ativos da Europa.
O diretor dos Serviços de Saúde de Macau anunciou hoje que o nível de alerta de emergência foi elevado para três, para reforçar prevenção e coordenação na resposta à situação de pneumonia viral no centro da China.
O secretário-geral do PS, António Costa, assumiu hoje ter “orgulho” no que o Governo fez nos últimos quatro anos na área da Saúde por ter "acrescentado onde os outros cortaram” assumindo, contudo, haver ainda muito para melhorar.
O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz considerou hoje a esquerda como o “carrasco” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a responsável pelo facto de este estar em “perfeito colapso”.
A Câmara Municipal de Torres Vedras afirmou hoje estar a acompanhar “em permanência” a situação da urgência pediátrica do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), em articulação com o Governo e com a administração da unidade de saúde.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) acusou hoje o Ministério da Saúde de “inércia” nos casos de violência contra médicos e exigiu policiamento nos serviços com potencial de conflito, como as urgências hospitalares.
A página SNS24, centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tem um milhão e meio de utilizadores e teve mais de três milhões de visualizações no último ano, segundo números hoje divulgados.
Portugal teve uma atividade gripal sistémica de “baixa intensidade” entre 23 e 29 de dezembro do ano passado, tendo o número de consultas registado uma tendência estável.
Três deputados do PS questionaram hoje a ministra da Saúde sobre a previsão para a abertura de vagas em concurso para colmatar a falta de pediatras no hospital de Torres Vedras, cuja urgência está com problemas de funcionamento.
A Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, propõe ao Ministério da Saúde que assuma a gestão do Hospital Compaixão, propriedade da instituição, que se encontra por abrir por falta de acordos com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os trabalhadores precários do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) integrados em 2019 poderão não receber os mais de 100 mil euros reclamados à empresa de contratação externa Lowmargin, por a dívida não ser reconhecida pela instituição.
O PSD quer ouvir no parlamento a ministra da Saúde, Marta Temido, e dez entidades sobre as agressões a profissionais do setor, atribuindo a violência à atual “falência funcional” do SNS.
O Centro Hospitalar de Setúbal admitiu hoje um novo incidente com um doente que aguardava atendimento na urgência, mas sem agressões, enquanto o paciente se queixou de ter sido empurrado e a PSP relatou ter forçado a entrada no gabinete.
Vinte albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de dezembro, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, enquanto 16 apresentavam valores inferiores a 40%, segundo dados do Serviço Nacional de informação de recursos hídricos (SNIRH).
A urgência pediátrica de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), no distrito de Lisboa, está desde as 21:00 de quinta-feira até às 09:00 de sábado a funcionar sem pediatras, disse hoje à agência Lusa a administradora do CHO.
O CDS-PP questionou quinta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre as medidas específicas criadas pelo Governo para “garantir a segurança” dos profissionais de saúde e quais resultaram do projeto “para combater a violência” contra estes profissionais.
O Hospital de Guimarães abriu quinta-feira uma Unidade de AVC (UAVC) e outra de Cuidados Intermédios de Medicina (UCIM), "duas áreas funcionais", para o "tratamento específico" de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e para tratar pacientes "mais complexos".
Os Serviços de Saúde de Macau anunciaram o reforço do controlo de temperatura a todos os passageiros de voos provenientes da cidade chinesa de Wuhan, onde na terça-feira foram detetados 27 casos de pneumonia viral.
A Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo repudiou hoje a agressão a um médico do centro de saúde de Moscavide ocorrida na tarde de terça-feira, manifestando apoio e solidariedade.
As cidades de Lisboa e Fátima vão receber, nos dias 16 e 17 de março, as Jornadas de Cuidados Paliativos/Portugal 2020, coorganizadas pela Academia Pontifícia pela Vida, num momento em que é retomada a discussão em torno da despenalização da eutanásia.
Mais de 600 incidentes de violência contra profissionais de saúde foram registados nos primeiros seis meses de 2019, sendo que a maioria das notificações respeitam a assédio moral ou violência verbal.