Cabo Verde e Timor-Leste estão "bem encaminhados" para conseguir erradicar a malária em 2020, enquanto Moçambique continua entre os países com mais casos registados em 2018, segundo um relatório divulgado hoje em Genebra.
O Presidente da República defendeu hoje que "é tempo de acordar para uma responsabilidade dos poderes públicos" face à crise da comunicação social e sugeriu que em 2020 se apliquem, pelo menos, medidas de apoio experimentais.
A dirigente socialista e vice-presidente da Assembleia da República Edite Estrela foi hoje eleita, por unanimidade, relatora do documento sobre alterações climáticas da Comissão dos Assuntos Sociais da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em Paris.
O número de novos casos de malária registou uma redução no ano passado para 228 milhões, segundo estimativas divulgadas hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera os progressos insuficientes para atingir a eliminação em 2030.
O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos ainda não tomou decisão sobre o obstetra de Setúbal que não detetou malformações graves num bebé, Artur Carvalho, por falta de informação e do parecer do colégio da especialidade.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira, vinculada ao Ministério da Saúde, aprovou hoje o registo e venda em farmácias de produtos à base de canábis para uso medicinal.
O Tribunal de Contas defendeu hoje que o Governo deve avançar com medidas administrativas para aumentar a qualidade dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), assim como promover alterações no quadro legal que reforcem a sua eficácia.
O BE denunciou hoje que o raio X do Hospital do Fundão está "avariado há mais de 15 dias", mas o Centro Hospitalar garantiu que o problema está circunscrito à digitalização e que não pôs em causa o serviço.
A ministra da Saúde inaugurou hoje o centro de saúde de São Mamede da Ventosa, em Torres Vedras, que resultou de obras de remodelação no edifício da antiga sede da Junta de Freguesia, um investimento de 644 mil euros.
A Segurança Social fechou 11 lares e cinco creches em 2019 porque representavam um “perigo iminente” para os utentes, na sequência de 402 ações de fiscalização feitas a lares e outras 94 a creches até ao final de outubro.
A ministra da Saúde justificou hoje o crescimento da despesa com medicamentos em 2018 na ordem dos 109 milhões de euros sobretudo com os fármacos da área da oncologia, artrite reumatoide e hemato-oncologia.
A ativista sueca Greta Thunberg manifestou hoje gratidão pela forma como foi recebida em Lisboa, após 21 dias a viajar no mar, e apelou a todos para manterem pressão sobre os políticos com vista ao combate à crise climática.
A ministra da Saúde lembrou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) nunca teve um crescimento de exploração anual comparável ao reforço orçamental de 800 milhões de euros proposto pelo Bloco de Esquerda para o setor.
As Nações Unidas estimaram hoje que metade da população do Zimbabué enfrente fome severa devido à devastação causada pela seca e por causa do colapso económico do país, planeando duplicar a ajuda aos cidadãos do país.
O psicanalista e professor Carlos Amaral Dias morreu hoje de doença em Lisboa, disse à agência Lusa Luís Marinho, docente e membro da comissão do Instituto Superior Miguel Torga, de Coimbra.
Os capelães hospitalares estão preocupados com a possibilidade de despenalização da eutanásia em Portugal, considerando que se está a caminhar para um “certo abismo que vai pôr em causa as gerações futuras”.
O líder parlamentar do PS na Assembleia da Madeira, Miguel Iglésias, afirmou hoje que a construção do novo hospital tem sido “um processo longo”, admitindo que o Governo da República assumiu comparticipar, mas “também cometeu erros e falhas”.
Proteger a saúde humana dos impactos das alterações climáticas “é mais urgente do que nunca”, diz a Organização Mundial de Saúde (OMS), lamentando que a maioria dos países não esteja a financiar o combate ao problema.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou hoje o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) de obrigar enfermeiros a tarefas administrativas.
Mais de 1.200 pessoas terão morrido este ano na África Austral e Oriental em desastres naturais associados às alterações climáticas, afirmou hoje a organização Save The Children.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) sublinhou hoje que muitas das recomendações hoje divulgadas pelo Tribunal de Contas relativas ao exercício de 2015, anterior à atual direção, já foram aplicadas nos últimos quatro anos.
A deputada do PAN eleita pelo círculo do Porto alertou hoje que o Hospital de São João precisa de reforçar os meios humanos, criticando o recente despacho do Governo que impede contratações em 2020 sem autorização prévia do Ministério da Saúde.
Pelo menos uma pessoa morreu hoje durante a repressão de uma manifestação no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), onde os protestos contra a presença das Nações Unidas na região têm sido comuns, noticiou a imprensa local.
Um programa integrado de prevenção da obesidade infantil vai ser implementado nos próximos dois anos junto de crianças de 5 e 6 anos de Alenquer, no distrito de Lisboa, foi hoje anunciado.