SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: ACES Douro Norte cria 'call center' para reforçar apoio os utentes

LUSA
03-04-2020 11:54h

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Douro Norte colocou em funcionamento um ‘call center’ para reforçar o apoio aos utentes dos sete concelhos deste território devido à pandemia de covid-19.

“O contacto preferencial dos utentes deverá ser a unidade de saúde onde estão inscritos, que estão também com linhas telefónicas preparadas para os atender”, afirmou hoje à agência Lusa Gabriel Martins, diretor do ACES do Douro Norte.

O responsável explicou que o ‘call center’ é uma resposta “de reforço” para os utentes e tem como contacto o número 925262248.

“Uma resposta criada para os utentes no sentido de quem tiver dificuldades em identificar a unidade de saúde a que pertence, ou tiver dificuldade na gestão dos seus sintomas, se precisar de aconselhamento ou de uma triagem médica”, sustentou.

O ‘call center’ está instalado na sede do ACES Douro 1 - Marão e Douro Norte, em Vila Real, e a linha está a ser gerida por uma equipa de médicos e, em função do volume de chamadas, pode ser reforçada.

Cerca de 100 mil utentes estão inscritos nas 12 unidades de saúde do ACES, nas Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, que estão espalhadas pelos concelhos de Alijó, Murça, Vila Real, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Sabrosa e Mesão Frio.

Segundo o ACES, com o apoio dos sete municípios foi também alargada a rede de áreas dedicadas à covid-19 (ADC - Comunidade), encontrando-se agora em funcionamento seis destas áreas em: Alijó, Murça, Vila Real, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio.

No entanto, o ACES apelou aos utentes que utilizem preferencialmente o atendimento telefónico, limitando o recurso presencial às situações de manifesta necessidade.

Portugal registou na quinta-feira 209 mortes associadas à covid-19, mais 22 do que na quarta-feira, e 9.034 infetados (mais 783), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela DGS.

O estado de emergência foi decretado pelo Presidente da República em 19 de março e, na quinta-feira, foi prolongado até 17 de abril.

MAIS NOTÍCIAS