O continente africano registou na semana passada uma média de mais de 2.100 novos casos de covid-19 por dia, 1,5 vezes mais do que na semana anterior, indicou hoje o África CDC.
A Alemanha registou 1.284 novos casos diagnosticados de covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais alto dos últimos cinco dias, justificado pelo Instituto Robert Koch (RKI) com um atraso na contagem do último fim de semana.
A Rússia anunciou hoje o maior número de infeções num só dia, registando 11.231 contágios nas últimas 24 horas e 88 mortos, elevando para 1.625 o número total de vítimas mortais pela doença no país.
O movimento “Todos Por Quem Cuida” angariou mais de um milhão de euros num mês, tendo já distribuído 40 mil máscaras, cinco mil viseiras e mais de 500 litros de gel desinfetante, entre outros equipamentos, foi hoje anunciado.
A isenção da taxa de IVA para as transmissões e aquisições intracomunitárias de máscaras respiratórias e gel desinfetante e a redução no IVA para 6% na compra destes produtos de combate à pandemia entram em vigor na sexta-feira.
Espanha registou, nas últimas 24 horas, 213 mortes devido à pandemia de covid-19, uma redução em relação aos 244 de quarta-feira, havendo até agora um total de 26.070 óbitos.
O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, apelou hoje a que a sociedade não veja como “um castigo” o isolamento de pessoas infetadas com covid-19, quando o país conta com cerca de 150 doentes nessa situação.
O número de mortos devido à covid-19 em África ultrapassou hoje os dois mil, com mais de 51 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.
Macau anunciou hoje o lançamento de uma bolsa de contactos ‘online’ para facilitar o comércio de produtos de prevenção e tratamento da covid-19, com países lusófonos e restante mercado internacional.
A aplicação de autodiagnóstico da covid-19 do Ministério da Saúde de Moçambique (Misau) recebeu 22.000 visitas só no primeiro dia, 08 de abril, e regista desde então uma média de mil visitas por dia, disse à Lusa um dos criadores.
O Laboratório Nacional de Timor-Leste (LNTL) está, desde o início desta semana, a realizar as análises à à covid-19, sem necessitar de verificação na Austrália, disse à Lusa um especialista australiano.
A China registou dois casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, ambos oriundos do exterior, informou hoje a Comissão de Saúde chinesa.
Uma mulher de 58 anos que residia na Irlanda do Norte é a primeira vítima mortal timorense da covid-19, informou hoje o embaixador de Timor-Leste em Londres.
Os Estados Unidos registaram 2.073 mortos causados pela covid-19 nas últimas 24 horas, indicou hoje a Universidade Johns Hopkins.
As autoridades de saúde de Cabo Verde pediram hoje “atitudes positivas” aos jovens para protegerem os grupos de pessoas vulneráveis à covid-19, como idosos e doentes crónicos, numa altura de aparente relaxamento das obrigações pela população.
O Brasil registou 615 mortes e 10.503 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, num novo recorde diário desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde.
O Lar do Comércio, em Matosinhos, que já regista 19 mortes pela covid-19, quer montar um hospital de campanha na creche/jardim-de-infância, testar todos os idosos e funcionários e desinfetar todo o edifício, adiantou hoje à Lusa fonte da direção.
O ministro da Defesa Nacional esclareceu hoje que deve ser o conselho supremo da Cruz Vermelha Portuguesa a averiguar a “boa ou má gestão” de Francisco George, porque à tutela apenas compete “verificar a legalidade dos atos”.
A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo (SPEDM) considerou hoje que os doentes diabéticos deveriam ser incluídos no regime excecional de proteção laboral, no âmbito da pandemia, porque representam “uma fatia importante” dos contagiados em “estado hospitalar crítico”.
A pandemia de covid-19 já matou 260.546 pessoas e infetou mais de 3,7 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em fontes oficiais.
A maioria dos deputados da Assembleia da República alertou hoje que o descarte inapropriado de materiais de proteção contra a covid-19, como máscaras, pode constituir um foco de contaminação, e apelou ao uso de reutilizáveis.
O porta-voz da Presidência brasileira, general Otávio do Rêgo Barros, de 59 anos, testou positivo para o novo coronavírus, segundo confirmou à imprensa local o gabinete do militar.
O distrito de Santarém tem sinalizados cerca de 130 lares ilegais em funcionamento, número que está em atualização e que pode "pecar por defeito", abrangendo "largas centenas de utentes e funcionários", disse hoje fonte da Proteção Civil.
A Madeira registou, nas últimas 24 horas, mais quatro pessoas com infeção por covid-19, quebrando 11 dias consecutivos sem novos casos, subindo para 90 o total de doentes sinalizados, revelaram hoje as autoridades de saúde.