A covid-19 provoca reações inflamatórias nos sistemas cardiovascular e cerebral, além das mais frequentes complicações respiratórias, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde, que defende “vigilância agressiva” com cuidados de saúde pública para controlar a pandemia.
O Governo e o setor social assinaram hoje um protocolo no valor global de cerca de quatro milhões de euros para formação de profissionais para a reabertura em segurança de creches e centros de atividades para pessoas com deficiência.
As populações do leste da Ucrânia, a única região da Europa onde decorre um conflito armado, enfrentam dificuldades acrescidas na prevenção da pandemia da covid-19, indica hoje em comunicado a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF).
A Itália regista já 30.201 mortes devido à covid-19, com 243 óbitos nas últimas 24 horas, segundo os dados oficiais divulgados hoje, quatro dias após o início da primeira fase de desconfinamento.
O Governo do Reino Unido, o país mais afetado da Europa, indicou hoje que o número de mortes devido à pandemia do novo coronavírus subiu para 31.241, após contabilizar mais 626 óbitos nas últimas 24 horas.
As corporações de bombeiros do distrito do Porto estão em situação “caótica” e a “colapsar” com o atraso do pagamento do transporte de doentes da responsabilidade da ARS Norte e as despesas com a pandemia, alertou hoje a Federação.
O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) recomendou hoje ao Governo que adote um plano ou uma estratégia nacional “de “prevenção e erradicação do racismo”, faça um balanço dos instrumentos que já existem e apresente medidas concretas.
O estado do Rio de Janeiro registou pela primeira vez na quinta-feira mais mortes causadas pelo novo coronavírus do que o estado de São Paulo, epicentro da doença no Brasil, segundo os órgãos regionais de saúde.
Os responsáveis dos jesuítas europeus enviaram hoje uma mensagem às instituições da União Europeia (UE) a pedir que promovam uma "verdadeira solidariedade ética e social" na sequência da pandemia de civid-19 “que abalou todo o continente”.
Os casos de infetados com a covid-19 na unidade que faz a preparação e embalamento de carnes para os supermercados do grupo Sonae, em Santarém, diminuiu, tendo passado dos 35 para os 23, disse fonte da proteção civil.
As empresas têm todas as vantagens em colaborar com as autoridades de saúde quando detetam casos de covid-19, para evitarem terem de fechar, caso o surto se dissemine, alertou hoje o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.
O Hospital de Portimão encerrou os cuidados intensivos destinados à covid-19 para obras “urgentes” no corredor de acesso àquela área, obrigando à transferência de três doentes para Faro, disse hoje à Lusa a presidente do centro hospitalar do Algarve.
O secretário-geral da ONU enalteceu hoje os princípios da cooperação e da solidariedade que alicerçaram a construção da União Europeia, afirmando que o projeto europeu é uma “inspiração” para a unidade dos Estados perante metas e propósitos comuns.
O PSD pediu hoje ao Governo que detalhe, por instituição, o número de camas de cuidados intensivos no Serviço Nacional de Saúde e de ventiladores, desafiando o executivo a dizer se considera "suficiente e adequada" a atual capacidade.
O Governo suíço indicou hoje que vai iniciar, na próxima semana, a “fase piloto” de uma aplicação de seguimento da covid-19 enquanto aguarda que o Parlamento se pronuncie sobre uma utilização generalizada.
O líder do PSD dos Açores, José Manuel Bolieiro, acusou hoje o responsável máximo da Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes, de "graves falhas de comunicação" com o "resvalar para uma certa desumanidade e deslealdade, mesmo que não intencionais".
O rastreio à covid-19 promovido pela Câmara de Vila Nova de Gaia aos utentes e funcionários de 59 lares e instituições de apoio à deficiência resultou em 195 casos positivos, informou hoje a autarquia do distrito do Porto.
A pressa é inimiga da perfeição e numa vacina pode custar a saúde, alerta o bioquímico Miguel Castanho, que avisa que o mundo tem de estar preparado para não haver uma vacina para a covid-19, apesar dos esforços.
A pandemia da covid-19 não deve servir de argumento para impedir operações humanitárias de resgate no Mediterrâneo ou o desembarque de migrantes em portos seguros, defendeu hoje a ONU, face ao aumento destes casos nos últimos meses.
A Associação Campo Aberto lamentou hoje a destruição de hortas comunitárias na zona de Francos e considerou “inaceitável a atitude passiva das autoridades” na proteção dos moradores, bens e animais que foram atingidos pela intervenção.
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que é importante vencer o "receio legítimo" de sair à rua e retornar à atividade com segurança, numa visita no Porto onde o distanciamento social não foi cumprido.
A Linha SOSolidão da Fundação Bissya Barreto, sediada em Coimbra, já abriu 43 processos em consequência das cerca de 100 chamadas e vários contactos por ‘e-mail’ recebidos desde o seu funcionamento, em 14 de abril, foi hoje anunciado.
A Casa de Saúde S. José, em Barcelos, regista 47 casos de infeção com o novo coronavírus, dos quais 42 são utentes e cinco colaboradores, revelou hoje a instituição.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje uma orientação técnica destinada a migrantes e refugiados com o objetivo de garantir o acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou o secretário de Estado da Saúde.