SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Bombeiros criticam omissão na primeira fase da vacinação

LUSA
04-12-2020 17:04h

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamentou hoje que os bombeiros "não sejam citados expressamente" como incluídos na primeira fase de vacinação contra a covid-19.

Em nota informativa, a LBP observa que o plano de vacinação divulgado na quinta-feira, ao não mencionar os mais de 30 mil bombeiros existentes em Portugal, "parece esquecer quem tem estado ao longo do país na primeira linha da resposta à pandemia com esforço e riscos acrescidos associados".

"O plano de vacinação começa por citar os `profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes e os profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos, sem especificar quem são estes últimos e sem ter em conta, em função do número e do risco, o volume de bombeiros inequivocamente associados ao combate à pandemia", critica a LBP, presidida por Jaime Marta Soares..

No entender da LBP, importa lembrar que os bombeiros, "a par do apoio e socorro a doentes covid-19, têm continuado a assegurar também o socorro a todas as restantes vítimas de doença súbita e outras situações englobadas no socorro pré-hospitalar, de que são responsáveis em 90% dos casos".

Portugal contabiliza pelo menos 4.803 mortos associados à covid-19 em 312.553 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

MAIS NOTÍCIAS