O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que é importante vencer o "receio legítimo" de sair à rua e retornar à atividade com segurança, numa visita no Porto onde o distanciamento social não foi cumprido.
A Linha SOSolidão da Fundação Bissya Barreto, sediada em Coimbra, já abriu 43 processos em consequência das cerca de 100 chamadas e vários contactos por ‘e-mail’ recebidos desde o seu funcionamento, em 14 de abril, foi hoje anunciado.
A Casa de Saúde S. José, em Barcelos, regista 47 casos de infeção com o novo coronavírus, dos quais 42 são utentes e cinco colaboradores, revelou hoje a instituição.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje uma orientação técnica destinada a migrantes e refugiados com o objetivo de garantir o acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou o secretário de Estado da Saúde.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) assegurou hoje que, apesar de terem sido detetados casos de covid-19 em trabalhadores de matadouros de aves, o consumo destes animais não constitui um risco para a saúde.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai “em breve” começar a divulgar dados mais atualizados nos boletins epidemiológicos diários, entre os quais os casos de infeção ativos e recuperados, foi hoje anunciado.
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desenvolveu, em resposta à covid-19, um concentrador de oxigénio de “baixo custo” que pode servir de apoio ou alternativa aos ventiladores, foi hoje anunciado.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que “ainda é cedo” para avaliar o impacto das medidas de desconfinamento nos novos casos de infetados por covid-19, mas apelou aos cidadãos para manterem a precaução e não relaxarem.
A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que as 253 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de covid-19 e que há quatro novas recuperações a assinalar.
O primeiro ministro reiterou hoje que colocar austeridade em cima da crise pandémica seria "aprofundar a crise", concluindo que ninguém tem saudades dos cortes nos salários e pensões e ou deseja o seu regresso.
Portugal regista hoje 1.114 mortes relacionadas com a covid-19, mais nove do que na quinta-feira, e 27.268 infetados (mais 553), segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde.
Apoios para reconverter trabalhadores desempregados do turismo para setores de cuidados e higiene, tabelar preços do material de proteção e contratar definitivamente todos os profissionais de saúde temporários são algumas das 20 propostas do BE para o desconfinamento.
O Secretário de Estado da Saúde alertou hoje que a epidemia “não acabou” e que “ desconfinar não é abrandar”, destacando a tendência do aumento da realização de testes de diagnóstico de covid-19.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que mercados como o da cidade de Wuhan, na China, que podem ter estado na origem da pandemia de covid-19, não devem ser encerrados.
A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 269.514 pessoas e infetou mais de 3,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais.
O Governo anunciou hoje que está a trabalhar para os portugueses residentes no estrangeiro e com outra residência ou familiares em Portugal possam deslocar-se a este país no verão, por via terrestre, recordando que o espaço aéreo europeu permanece aberto.
A Comissão de Utentes da Saúde de Benavente lamenta a desmarcação de consultas no centro de saúde, incluindo de doentes crónicos, e critica a redução do número de clínicos, referindo a existência de 8.000 utentes sem médico de família.
Entre 01 de março e 26 de abril deste ano morreram mais 1.667 pessoas do que no mesmo período de 2019, sobretudo pessoas com 75 e mais anos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga garantiu hoje que, desde o início da pandemia, houve sempre equipamentos de proteção individual e que essa foi “uma das maiores prioridades”.
O primeiro gato infetado pelo coronavírus em Espanha, que é o sexto a nível mundial, foi detetado por técnicos do Centro de Investigação de Saúde Animal da região da Catalunha (CReSA).
A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 269.514 pessoas e infetou mais de 3,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais.
O acompanhamento do estado das equipas de trabalho, a limpeza dos estabelecimentos e a avaliação da qualidade do ar são as três iniciativas essenciais definidas pela APHORT para preparar os restaurantes para a reabertura no dia 18.
O responsável da ONU pela luta contra a malária acusou hoje a indústria farmacêutica de abandonar os portadores desta doença para produzir testes ao novo coronavírus, levando à interrupção de tratamentos que podem desproteger meio milhão de pessoas.
A indústria farmacêutica portuguesa anunciou hoje que canalizou “donativos” superiores a três milhões de euros para apoiar o combate à covid-19.