A Câmara de Oeiras vai oferecer um milhão de máscaras cirúrgicas à população, a partir de terça-feira, no âmbito das medidas de desconfinamento social no combate à covid-19, num investimento de cerca de 500 mil euros.
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou hoje o estado de emergência no país até 26 de maio e decretou o recolher obrigatório, bem como o uso obrigatório de máscaras.
A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que apresenta o risco de transmissibilidade (RT) mais elevado do país, mas “com tendência decrescente”. disse hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
A Universidade do Minho (UMinho) é parceira de um estudo de avaliação do impacto da covid-19 na saúde da população mundial, que envolve cerca de 200 investigadores de mais de 30 países, anunciou hoje aquela academia.
Angola registou, no primeiro trimestre deste ano, 2.548 óbitos por malária, a principal causa de morte no país, num total de dois milhões de casos, mais 467 vítimas mortais face ao mesmo período de 2019, foi hoje anunciado.
O Reino Unido elevou hoje o número total de mortes com covid-19 para 32.065, depois de registar 210 novos óbitos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde.
O primeiro-ministro interino do Kosovo, Albin Kurti, optou pelo auto-isolamento após ter mantido um “contacto próximo” com uma pessoa que por sua vez tinha contactado com uma terceira pessoa que testou positivo ao novo coronavírus, anunciou o próprio.
O governo britânico passou hoje a aconselhar o uso de máscaras ou proteção para a cara em espaços fechados nas novas diretivas destinadas a aliviar o regime de confinamento relacionado com a pandemia de covid-19.
A diretora-geral da Saúde disse hoje ser impossível impor regras de comportamento a crianças pequenas, defendendo que cabe aos adultos “fazer tudo” para minimizar o risco de contágio quando estão a brincar e a conviver.
A Câmara de Évora defendeu hoje a atribuição do subsídio de insalubridade e risco aos trabalhadores das autarquias locais, perante a pandemia da covid-19, e reclamou que “seja rapidamente regulamentado e aplicado” o respetivo decreto-lei.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) assinalou hoje que os participantes na I Liga de futebol têm “diferentes níveis de responsabilização” no regresso à atividade durante a pandemia de covid-19, mas que não compete ao organismo regular essa matéria.
Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de covid-19, havendo seis recuperações de infeção por SARS-CoV-2, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A taxa de ocupação dos cuidados intensivos com pessoas infetadas com covid-19 está estável, disse hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.
Mais de três mil pessoas assinaram a petição a exigir que toda a comunidade escolar seja testada antes do regresso às aulas, um abaixo-assinado que a Fenprof quer que seja discutido no parlamento.
As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram hoje mais 14 pessoas infetadas com covid-19, todas na cidade da Praia, elevando para 260 o total acumulado de casos da doença no país e acrescentando dois recuperados.
O secretário de Estado da Saúde disse hoje que esta semana deverão chegar dois milhões de máscaras cirúrgicas e 1,7 milhões de respiradores FFP2 e FFP3, garantindo a “estabilidade de renovação do ‘stock’ de equipamentos de proteção contra a covid-19.
O Governo do Irão alertou hoje sobre “retrocessos” nos esforços contra o novo coronavírus caso não sejam respeitadas as regras sanitárias e anunciou 45 novos óbitos relacionados com a covid-19.
A Câmara de Palmela apelou hoje ao Governo para que viabilize uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) na Quinta do Anjo, para substituir a atual, “a funcionar em instalações alugadas e subdimensionada” face ao aumento da população local.
Dezenas de milhões de pessoas começaram hoje a sair do confinamento imposto para conter a pandemia de covid-19, designadamente em França e Espanha, dois grandes países europeus muito afetados pelo vírus, mas também Holanda, Grécia ou Turquia.
Os alunos do ensino superior a estudar no estrangeiro viveram momentos de stress e ansiedade durante a pandemia e houve quem não tivesse conseguido aceder a bens essenciais como comida ou serviços de saúde, revela um estudo da Eramus Student Network Portugal.
Um grupo de 80 cuidadores romenos chegou hoje à Áustria, no primeiro comboio fretado especialmente para o seu transporte, devendo estes ficar a prestar assistência a idosos que precisam de cuidados permanentes.
Mais de 33.000 utentes e trabalhadores das misericórdias já fizeram testes de rastreio da covid-19, com 123 mortes registadas entre utentes, mantendo-se a taxa de letalidade em 0,4%, de acordo com números divulgados hoje.
Portugal regista hoje 1.144 mortes relacionadas com a covid-19, mais nove do que no domingo, e 27.679 infetados, mais 98, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.
A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 282.447 pessoas e infetou mais de 4,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais.