SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Leilão de obras de Xohan Viqueira reverte para Hospital das Caldas da Rainha

LUSA
11-12-2020 14:39h

Mais de três dezenas de gravuras do artista plástico Xohan Viqueira, inspiradas nas figuras de Bordalo Pinheiro, vão ser leiloadas no âmbito de uma campanha solidária cujos fundos reverterão para o Hospital das Caldas da Rainha.

A iniciativa partiu do artista galego que ofereceu ao jornal “Gazeta das Caldas” um conjunto de 17 gravuras, com dois exemplares de cada, numerados e assinados, num total de 34 peças que irão ser leiloadas no dia 21 de dezembro, divulgou hoje o Museu do Hospital e das Caldas.

O autor, que segundo o diretor do semanário, José Luís Almeida Silva, “mantém uma boa relação com a ‘Gazeta’, a cidade, o Bordalo Pinheiro” e o Zé Povinho”, assinalou os 95 anos do jornal com a criação das gravuras que têm por base “várias capas publicadas ao longo do ano” e, sobre cada uma delas “as figuras de Bordalo Pinheiro, mas com máscara”.

“Esta é a forma dele [Xohan Viqueira] assinalar a pandemia que estamos a viver”, disse José Luis Almeida, sublinhando que, aquando da oferta, o autor sublinhou “o desejo de que a venda destes trabalhos tivesse um caráter solidário relacionado com a covid-19”.

A direção do jornal “Gazeta das Caldas” entendeu assim que as verbas deveriam reverter para o Hospital das Caldas da Rainha, em conjunto com o qual foi programada uma exposição das peças, patente no Museu do Hospital e das Caldas, que culminará no dia 21 com a abertura das propostas concorrentes ao leilão.

O regulamento, aprovado pelo Centro Hospitalar do Oeste [que integra o Hospital das Caldas da Rainha e o museu], pela Gazeta e pelo autor, estabelece que as gravuras têm uma base de licitação de 100 euros.

As licitações devem ser enviadas por carta, especificando o número da gravura pretendida, o qual pode ser verificado na exposição, patente na sala de exposições temporárias do Museu do Hospital e das Caldas, de terça-feira a sábado, entre as 10:00 e as 16:00.

A abertura das propostas terá lugar às 16:00 do dia 21, no museu, podendo os participantes assistir ao ato.

Após a formalização da compra, o Centro Hospitalar do Oeste entregará documento comprovativo, para efeitos fiscais.

Xohan Viqueira nasceu na Corunha, Espanha, em 1952, e é bacharel em Belas Artes, pela Universidade Politécnica de Valência.

Com vários trabalhos na área da cerâmica, o artista plástico mantém, desde 1987, uma ligação a Caldas da Rainha, e participou, em Portugal, em algumas edições da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, onde alcançou o 2.º prémio em 1999.

É ainda detentor de vários prémios em Espanha e no Japão, onde nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos.

MAIS NOTÍCIAS