O professor João Morais é médico cardiologista, em Leiria, cidade onde fez toda a sua carreira e garante que nunca viu nada assim. O clínico que está na “linha de frente” do combate à pandemia da COVID-19 explica, em entrevista ao Canal S+, que de um momento para o outro, os doentes cardiovasculares desapareceram dos hospitais centrais.
Os portugueses com menos rendimentos são os mais afetados pelas repercussões da pandemia da COVID-19. A conclusão surge num estudo elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública que será apresentado, na próxima quinta-feira, no Infarmed, pelos especialistas diretamente ao Governo, ao Presidente da República e aos principais responsáveis políticos e económicos, como adiantou ao Canal S+ a professora Joana Alves da ENSP.
As autoridades sanitárias federais dos Estados Unidos revogaram a licença de importação de máscaras fabricadas por mais de 60 empresas chinesas, justificando que estes equipamentos não cumprem as normas necessárias de proteção individual, foi hoje divulgado.
A França registou mais 243 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, ficando o número total de óbitos desde o início da pandemia acima dos 26.000, segundo a Direção-Geral da Saúde francesa.
A Madeira mantém o total de 90 casos de covid-19, já com 52 recuperados, mais um do que na quinta-feira, anunciou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), sublinhando que nenhum doente se encontra agora hospitalizado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) precisa de mais 1,2 mil milhões de euros para se financiar e aplicar o seu plano estratégico contra a pandemia da covid-19, afirmou hoje o diretor-geral daquela agência das Nações Unidas.
A Unidade de Saúde Publica (USP) da Guarda indicou hoje que subiu para 65 o número de pessoas recuperadas dos 76 infetados pela covid-19, entre utentes e funcionários do Lar Nossa Senhora da Veiga, em Foz Côa.
O diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) disse hoje à Lusa esperar que "haja bom-senso e equilíbrio" entre saúde pública e economia para que o retalho especializado possa retomar rapidamente a atividade.
Habituado a ver muito para além do preto e branco, Alfredo Cunha é sinónimo de perspicácia em cada retrato. Se há 46 anos as fotografias icónicas que tirou no Terreiro do Paço e no Chiado, ao jovem capitão Salgueiro Maia, são hoje dos melhores retractos do herói do 25 de Abril, o decano do fotojornalismo português aceitou agora mais um desafio lançado pela Câmara Municipal da Amadora para fazer o livro: “A cidade que não existia”, uma obra dedicada à história recente do município, que vai incluir um capítulo especial para documentar a realidade que se vive, por estes dias, motivada pela pandemia da COVID-19.
O representante da República para os Açores disse hoje não ter, "em sede de fiscalização sucessiva da constitucionalidade, legitimidade para requerer ao Tribunal Constitucional a análise" da resolução do executivo regional sobre as quarentenas obrigatórias.
O PSD entregou hoje um projeto de resolução a recomendar ao governo a redução de 23 para 6% do IVA sobre suplementos vitamínicos que reforcem o sistema imunitário, à semelhança das máscaras e do gel desinfetante.
A covid-19 provoca reações inflamatórias nos sistemas cardiovascular e cerebral, além das mais frequentes complicações respiratórias, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde, que defende “vigilância agressiva” com cuidados de saúde pública para controlar a pandemia.
O Governo e o setor social assinaram hoje um protocolo no valor global de cerca de quatro milhões de euros para formação de profissionais para a reabertura em segurança de creches e centros de atividades para pessoas com deficiência.
As populações do leste da Ucrânia, a única região da Europa onde decorre um conflito armado, enfrentam dificuldades acrescidas na prevenção da pandemia da covid-19, indica hoje em comunicado a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF).
A Itália regista já 30.201 mortes devido à covid-19, com 243 óbitos nas últimas 24 horas, segundo os dados oficiais divulgados hoje, quatro dias após o início da primeira fase de desconfinamento.
O Governo do Reino Unido, o país mais afetado da Europa, indicou hoje que o número de mortes devido à pandemia do novo coronavírus subiu para 31.241, após contabilizar mais 626 óbitos nas últimas 24 horas.
As corporações de bombeiros do distrito do Porto estão em situação “caótica” e a “colapsar” com o atraso do pagamento do transporte de doentes da responsabilidade da ARS Norte e as despesas com a pandemia, alertou hoje a Federação.
O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) recomendou hoje ao Governo que adote um plano ou uma estratégia nacional “de “prevenção e erradicação do racismo”, faça um balanço dos instrumentos que já existem e apresente medidas concretas.
O estado do Rio de Janeiro registou pela primeira vez na quinta-feira mais mortes causadas pelo novo coronavírus do que o estado de São Paulo, epicentro da doença no Brasil, segundo os órgãos regionais de saúde.
Os responsáveis dos jesuítas europeus enviaram hoje uma mensagem às instituições da União Europeia (UE) a pedir que promovam uma "verdadeira solidariedade ética e social" na sequência da pandemia de civid-19 “que abalou todo o continente”.
Os casos de infetados com a covid-19 na unidade que faz a preparação e embalamento de carnes para os supermercados do grupo Sonae, em Santarém, diminuiu, tendo passado dos 35 para os 23, disse fonte da proteção civil.
As empresas têm todas as vantagens em colaborar com as autoridades de saúde quando detetam casos de covid-19, para evitarem terem de fechar, caso o surto se dissemine, alertou hoje o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.
O Hospital de Portimão encerrou os cuidados intensivos destinados à covid-19 para obras “urgentes” no corredor de acesso àquela área, obrigando à transferência de três doentes para Faro, disse hoje à Lusa a presidente do centro hospitalar do Algarve.
O secretário-geral da ONU enalteceu hoje os princípios da cooperação e da solidariedade que alicerçaram a construção da União Europeia, afirmando que o projeto europeu é uma “inspiração” para a unidade dos Estados perante metas e propósitos comuns.