SAÚDE QUE SE VÊ

Município da Mealhada disponibiliza unidade móvel de saúde

LUSA
26-01-2021 12:14h

A Câmara Municipal da Mealhada entregou uma Unidade Móvel de Saúde (UMS) a duas unidades de saúde familiar do concelho, foi hoje anunciado.

O Centro de Saúde da Mealhada e a Unidade de Saúde Familiar Caminhos do Cértoma, na Pampilhosa, receberam na segunda-feira uma viatura Unidade Móvel de Saúde, para “apoiar a população” que não pode “deslocar-se às unidades de saúde”, lê-se em nota enviada à agência Lusa.

A coordenadora da Unidade de Saúde Familiar da Mealhada, Ana Ernesto, refere que a viatura “vem reforçar muito os domicílios médicos, os preventivos e curativos, bem como apoiar as equipas de vacinação nos lares”.

Ana Ernesto salienta ainda que só existia uma viatura para as duas unidades de saúde da Mealhada e da Pampilhosa, e que se encontrava “velha” e muitas vezes estava “avariada”, o que dificultava as ações.

Tal como acontece com a outra viatura, a autarquia assume o pagamento do seguro e do imposto de circulação da Unidade Móvel de Saúde.

A viatura foi adquirida no âmbito do projeto “Região de Coimbra + PROXIMIDADE”, que une a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, os seus municípios, a Administração Regional de Saúde (ARS) Centro e os Agrupamentos de Centros de Saúde.

O programa conta com um investimento mais de 560 mil euros e pretende fornecer a todos os municípios da Região de Coimbra uma UMS.

A candidatura foi aprovada pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, Portugal 2020 e FEDER.

A CIM da Região de Coimbra, cuja população ronda os 400 mil habitantes, é constituída pelos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, todos no distrito de Coimbra, além de Mortágua, distrito de Viseu, e Mealhada, distrito de Aveiro.

MAIS NOTÍCIAS