A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que a pandemia da covid-19 está a piorar no mundo apesar de progressos na Europa, indicando que há quase sete milhões de pessoas infetadas.
A assembleia-geral extraordinária da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) aprovou hoje a proposta de venda da sociedade que gere o Hospital da Cruz Vermelha (HCVP) à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o que se deve concretizar “antes do verão”.
O Bloco de Esquerda defendeu hoje que as manifestações de sábado contra o racismo foram "ordeiras e pacíficas", apesar de admitir que o número de pessoas foi "muito superior" ao previsto pela organização.
A Iniciativa Liberal questionou hoje “onde está o milagre português” em relação à pandemia, recomendando ao Governo e às autoridades “maior competência, profundidade e conhecimento de todos estes temas”.
O BE defendeu hoje que não são os comportamentos individuais que explicam os novos surtos, mas sim o contexto socioeconómico, que é determinante para a saúde, pedindo que seja investigada a incidência de covid-19 por estrato económico.
O Instituto da Segurança Social esclareceu hoje que a indemnização por doença temporária dos profissionais de saúde que contraíram a covid-19 no exercício da profissão “é uma prestação que é atribuída sem que tenha de existir qualquer prazo de garantia”.
O deputado do Chega considerou hoje uma "vergonha nacional" a imagem das "manifestações associadas à esquerda" do fim de semana e criticou a "dualidade de critérios" do Governo a "proibir eventos públicos" devido à pandemia de covid-19.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que em “fenómenos espontâneos”, sem intervenção prévia das autoridades sanitárias, como “manifestações não previstas”, além das regras gerais deve imperar “o bom senso e o comportamento cívico”.
O CDS-PP manifestou hoje preocupação com a possibilidade um descontrolo dos casos de covid-19 na região de Lisboa, porque esperava que “estivessem melhor”, e defendeu um controlo mais apertado das chegadas nos aeroportos.
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que os testes serológicos para deteção de anticorpos à covid-19 devem ser usados com “parcimónia e em condições controladas” e feitos em termos de grupo.
A deputada do PEV Mariana Silva considerou hoje que o desconfinamento está a ser feito de forma adequada e remeteu para o Governo a definição das medidas necessárias para controlar as entradas nos aeroportos.
O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) considerou hoje que o Governo "não pode esquecer as suas responsabilidades" no controlo da pandemia da covid-19, insistindo na contratação de médicos especialistas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Sindicato Independente Profissionais Enfermagem (SIPEnf) solidarizou-se hoje com a luta dos utentes e profissionais contra o encerramento de valências e a “perda de identidade” da urgência do Hospital dos Covões, em Coimbra.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que a “verdade e transparência” dos números sobre a covid-19 em Portugal, concretamente na região de Lisboa, não prejudica a imagem externa do país, que continua “muito positiva”.
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, apelou hoje a um reforço da intervenção das unidades de saúde pública no controlo dos focos da covid-19 no país, em colaboração com as autarquias, particularmente na área laboral.
O Governo dos Açores mostrou-se hoje satisfeito pelos elogios do Presidente da República (PR) feitos no domingo aos profissionais de saúde da região envolvidos no combate à pandemia de covid-19.
A Santa Casa da Misericórdia de Ovar, que chegou a registar 54 casos simultâneos de covid-19, está atualmente sem nenhum infetado e já recebe visitas nos seus dois lares, onde hoje defenderam que a instituição merecia "uma estátua".
Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continua a ser a região do país com mais casos diários de infeção por covid-19, com 78% dos 192 casos reportados hoje em três regiões e nos Açores, segundo a Direção-Geral da Saúde.
O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que “várias centenas de pessoas” tiveram se ser realojadas em estruturas de apoio, como pousadas de juventude, por não terem condições habitacionais para cumprirem o isolamento devido à infeção por covid-19.
O Presidente da República afirmou hoje que o aumento da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo teve "incidência particularmente forte" na construção civil e trabalho temporário e que essa ligação está em investigação.
O PSD pediu hoje "sentido de urgência" e ações concretas para controlar a epidemia de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, como mais controlo nos aeroportos, e maior coerência nas mensagens à população.
O secretário de Estado da Saúde disse hoje que os “esforços continuam centrados” na região de Lisboa e Vale do Tejo, que regista cerca de 79% dos novos casos de covid-19.
A reabertura das escolas e das creches tem sido pacífica, havendo apenas reportes de situações individuais de covid-19 que são alvo de uma “intervenção muito rápida” das autoridades de saúde, avançou hoje a diretora-geral da Saúde.
O Presidente da República afirmou hoje haver sinais de uma descida lenta do surto de covid-19 a nível nacional e desdramatizou a situação na região de Lisboa, referindo que a perceção é pior do que a realidade.