Os serviços de urgência da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra atenderam na última semana (06 a 12 de janeiro) 5.046 utentes, numa média diária de 721 pessoas, menos do que na semana anterior.
Hospital de Almada reduziu, desde o início da semana, 1% das cirurgias não urgentes “para aumentar a capacidade de internamento e, assim, aliviar a pressão sobre o Serviço de Urgência Geral”, disse à Lusa a unidade hospitalar.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) lamentou hoje que o Governo insista em recorrer aos setores privado e social para recuperação de cirurgias não oncológicas, alegando que a solução passa pela exclusividade dos profissionais de saúde.
O Governo cubano começou hoje de manhã a libertar prisioneiros, indicaram familiares das pessoas libertadas, tal como tinha anunciado na véspera, depois de Washington ter retirado a ilha da sua lista de países que patrocinam o terrorismo.
O Crescente Vermelho Egípcio começou já a preparar camiões de ajuda humanitária para entrar em Gaza a partir da passagem de Rafah, fechada desde maio passado, após o acordo de tréguas entre Israel e Hamas, segundo fontes da organização.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que há suspeita de um surto do vírus de Marburgo (MVD) na Tanzânia e que já morreram oito pessoas na região de Kagera.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo conseguiu reduzir em 20% o tempo médio de espera nas urgências durante o período do Natal e Ano Novo, em comparação com o ano anterior.
Um relatório do Pentágono confirmou hoje que o secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, não informou o Congresso ou a Casa Branca, conforme exigido, quando esteve incapacitado devido a cancro na próstata, no ano passado.
A circulação na autoestrada (A) 20, à saída da Ponte do Freixo, em Vila Nova de Gaia, foi reaberta cerca das 17:30, após terem sido removidas as viaturas que colidiram, revelou à Lusa fonte da GNR.
Cerca de duas dezenas de cirurgias não urgentes foram canceladas e adiadas desde segunda-feira nos hospitais do Algarve, disse hoje à Lusa o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde da região.
O Instituto de Administração de Saúde da Madeira (Iasaúde) infrmou hoje que, em 2024, foram efetuadas 6.328 juntas médicas a utentes do sistema de proteção social aos funcionários e agentes da Administração Pública (ADS
O PS/Madeira considerou hoje que o Sistema Regional de Saúde está “em colapso” e criticou a direção desta estrutura por ter recusado uma visita de elementos do partido às Urgências do Hospital do Funchal, para “esconder o caos”.
O líder do PS considerou hoje que o diploma sobre acesso de estrangeiros ao SNS “envergonha o PSD” e apontou “a irritação" do primeiro-ministro com o tema, tendo Luís Montenegro recusado “promover e pactuar com redes de fraude”.
Três pessoas, incluindo um civil, foram hoje mortas num ataque israelita que teve pela primeira vez como alvo as forças da nova liderança no sul da Síria, disseram fontes médicas e uma organização não-governamental (ONG).
A plataforma que reúne cinco sindicatos de enfermeiros reuniu-se hoje com o Ministério da Saúde para dar início ao processo negocial do acordo coletivo de trabalho, que irá regulamentar os direitos e deveres laborais da classe, segundo fonte sindical.
A Igreja Católica saudou hoje a reprovação de todas as iniciativas parlamentares que propunham alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) e elogiou o ativismo dos católicos neste tema.
A Central de Biomassa do Fundão (CBF) e os moradores das imediações, que mantinham um diferendo, chegaram a um acordo que faz cair os processos judiciais em curso, informou hoje a empresa.
A presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo, nos Açores, defendeu hoje a aposta no hospital modular, por permitir alojar doentes e reabrir serviços após o incêndio na maior estrutura de saúde de Ponta Delgada.
Um estudo feito entre 2001 e 2015 concluiu que a prematuridade, nascer sem assistência médica adequada e a gravidez em idade tardia foram os fatores de risco de paralisia cerebral (PC) em recém-nascidos mais frequentes em Portugal.
O BE/Açores disse hoje que o Serviço Regional de Saúde está “bloqueado” e apelou ao executivo que coloque o seu desenvolvimento no centro das prioridades, mas a tutela assegurou que “há um forte investimento” e continuará a existir.
A Unidade de Saúde Familiar (ULS) Viseu Dão-Lafões ativou a fase dois do plano de contingência, que poderá reduzir o número de cirurgias com a gestão de 30 camas para internamento e obriga o uso de máscara.
As aves de capoeira e em cativeiro, localizadas em Portugal continental, devem permanecer confinadas nos respetivos alojamentos devido à gripe aviária, evitando o contacto com aves selvagens, indicou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O hospital modular do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), nos Açores, vai estar operacional até final do mês e a saída do Hospital da CUF ocorrerá dias depois, revelou hoje a administração do HDES.
O Livro de Reclamações Eletrónico recebeu 1.450 reclamações referentes a ginásios no ano passado, mais 6% face a 2023, sobretudo relativas à qualidade e serviço, transações e encomendas e atendimento, anunciou hoje a Direção-Geral do Consumidor (DGC).