O Conselho de Ministros aprovou hoje o diploma que define um apoio extraordinário para os profissionais da pesca que estejam impedidos de trabalhar devido à pandemia de covid-19.
Uma operação de fiscalização e sensibilização aos automobilistas está hoje a decorrer na Ponte 25 de Abril, disse à agência Lusa a PSP, adiantando que se trata de uma “ operação normal” há semelhança das que se têm realizado.
O Governo aprovou hoje o decreto-lei que estabelece que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) apenas pode celebrar acordos com entidades privadas e do setor social de “forma supletiva e temporária”.
Os Estados Unidos da América “estão fora de jogo” ao nível da resposta mundial para combater a pandemia, porque se encontram “ausentes da primeira linha” de atuação contra a doença, considerou hoje o especialista em relações internacionais Carlos Gaspar.
A Segurança Social divulgou hoje uma nota onde esclarece que o cálculo da compensação paga aos trabalhadores em ‘lay-off’ simplificado deve ter em conta o valor diário dessa retribuição e apenas o período de abrangência da medida.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o “estado de calamidade entrará em vigor no segundo seguinte ao fim do estado de emergência”, ou seja, às 00:00 de domingo.
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira, mostrou-se hoje satisfeito com o regresso dos desportos individuais ao ar livre, mas também preocupado com a segurança, no âmbito da pandemia de covid-19.
O presidente da direção da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora (UDIPSS-Évora) alertou hoje para a inexistência de plano de desconfinamento para os centros de dia.
O acesso às praias e ao mar vai passar a ser possível já a partir de segunda-feira para a prática de desportos náuticos, segundo o plano aprovado hoje pelo Governo.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse que as medidas de desconfinamento anunciadas hoje pelo Governo eram inevitáveis, num contexto em que a economia estava em apneia devido surto de covid-19.
O governo angolano justificou hoje a não retirada dos estudantes angolanos retidos em Hubei, na China, devido à covid-19 com “razões objetivas de contenção” face à necessidade de “evitar atitudes precipitadas” com “consequências imprevisíveis para o país”.
O PSD desafiou hoje o Governo a garantir que "a totalidade dos pagamentos" a empresas em processo de `lay off´ serão feitos até 05 de maio, e considerou que existiu uma "falha notória" do executivo.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes considerou hoje que as medidas a ser aplicadas nos transportes públicos a partir de segunda-feira deviam ter ido mais longe para protegerem mais os condutores, sendo a segurança individual o maior receio.
A Autoridade Marítima Nacional alertou hoje a população para não frequentar as praias no fim de semana prolongado, assumindo um comportamento de segurança e evitando a exposição ao risco de contágio da covid-19.
O Governo definiu um período de transição para a abertura das creches, entre 18 de maio e 01 de junho, para que as famílias possam deixar as crianças apenas quando “ganharem confiança” sem perderem o apoio atribuído às famílias.
O vice-presidente do município raiano de Mourão, Manuel Carrilho, manifestou algumas preocupações com a reabertura da fronteira com Espanha, com horas determinadas, de acordo com o Plano de Desconfinamento aprovado hoje pelo Conselho de Ministros.
A CP - Comboios de Portugal vai repor, a partir de segunda-feira, o horário integral dos comboios Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra, assim como dos serviços Regionais e Interregionais, segundo o aviso hoje divulgado.
O Lar do Comércio de Matosinhos informou hoje terem sido registadas 13 mortes na instituição "causados direta ou indiretamente" pelo novo coronavírus, com o qual estão infetados 89 utentes, sete deles hospitalizados.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) considerou hoje “totalmente exequível” a limitação a dois terços da capacidade dos transportes públicos rodoviários na região, já que não se prevê um aumento significativo da sua utilização.
O protocolo sanitário para o reinício da I Liga, ficou hoje praticamente fechado, numa reunião entre o grupo de especialistas da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou à Lusa fonte ligada ao processo.
A Federação Nacional das Associações de Feirantes (FNAF) considerou hoje “lamentável e vergonhoso” o anúncio do Governo de manter encerrados todos os mercados e feiras municipais devido à pandemia, classificando a decisão como discriminatória face à reabertura do comércio.
Os municípios podem adiar até ao final do ano o pagamento de 50% das dívidas à Águas de Portugal contraídas entre 01 de abril e 30 de junho, através da celebração de acordos, segundo um diploma hoje aprovado.
O primeiro-ministro, António Costa, assegurou hoje que caso haja uma “inversão da tendência” no risco de transmissão, número de novos casos e pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde devido à pandemia, os passos de reabertura serão repensados.
Desde o dia 22 de Março, foram realizadas mais de 55 mil ações de fiscalização, que abrangeram mais de 330 mil pessoas e cerca de 245 mil viaturas. Foram detidas 140 pessoas e encerrados cerca de mil estabelecimentos. Em entrevista ao Canal S+, Hélder Barros, Tenente-Coronel e Porta-voz da GNR – Guarda Nacional Republicana, fala das operações conjuntas com a PSP – Polícia de Segurança Pública, que estão a ser levadas a cabo de norte a sul do país.