As unidades de cuidados continuados das misericórdias de Vila Real e Alijó, no distrito de Vila Real, registam hoje, respetivamente, oito e quatro casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo fontes das instituições.
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) abre, esta quinta-feira, o novo Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém (Setúbal), num investimento de 1,6 milhões de euros.
O presidente do Instituto Nacional de Saúde, Fernando Almeida, anunciou hoje que serão celebrados dois protocolos com a Cruz Vermelha Portuguesa no âmbito da disponibilização de testes rápidos para deteção de covid-19 e de unidades móveis.
A escola do primeiro ciclo de Vilar Seco, no concelho de Nelas, encontra-se encerrada até dia 06 de novembro, devido ao registo de dois casos positivos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do agrupamento de escolas.
A Câmara Municipal da Guarda vai garantir gratuitamente a vacina da gripe sazonal aos residentes no concelho com idades a partir dos 65 anos, para “permitir e facilitar o acesso à vacinação”, anunciou hoje a autarquia.
As equipas das unidades de saúde pública foram reforçadas com mais de 150 pessoas para apoiar na realização dos inquéritos epidemiológicos, entre os quais alunos de enfermagem, informou hoje o Governo.
O Presidente da República promulgou hoje o diploma que autoriza o Governo a aprovar o arrendamento forçado nas zonas percorridas por incêndios com áreas superiores a 500 hectares, alertando que o decreto-lei deve ser “muito rigoroso na fundamentação”.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que apoia concelhos como Paços de Ferreira, Felgueiras ou Lousada, transferiu 10 doentes com covid-19 para o Hospital Fernando Pessoa, unidade hospitalar privada de Gondomar, confirmaram hoje as autoridades de saúde.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje que não pode haver “dois pesos e duas medidas” na prevenção dos contágios pelo novo coronavírus, criticando a proibição das idas aos cemitérios no fim de semana de Finados.
Irina Pires e Rita Amado são enfermeiras do Serviço de Psiquiatria do Hospital Sobral Cid, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) e autoras da exposição fotográfica “Ama-te - A envolvência da fotografia no desenvolvimento da auto-estima”, que está patente no átrio dos Hospitais da Universidade de Coimbra, desde 9 de Outubro.
O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Vila Real, Fernando Queiroga, mostrou-se hoje preocupado com a “falta de testes” e a “capacidade dos hospitais” perante o aumento de doentes infetados com covid-19.
O coronavírus que provoca a covid-19 já infetou 6.596 profissionais de saúde em Portugal, maioritariamente enfermeiros e assistentes operacionais, desde o início da pandemia, revelou hoje o secretário de Estado e Adjunto da Saúde.
O PSD fez hoje um duro ataque, com linguagem bélica, ao Governo, responsabilizando-o por Portugal estar “a perder a guerra” contra o vírus da covid-19 e perguntou por 16 vezes porque desistiu de combatê-lo.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje que o Estado tem que mobilizar todos os recursos públicos ou privados para fazer face ao aumento de casos de covid-19 e não deixar para trás todos os outros doentes.
Portugal está numa fase crítica da pandemia de covid-19, admitiu hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, indicando que a taxa de letalidade global é de 1,9%, situando-se em 10,8% acima dos mais 70 anos.
A Câmara de Lisboa já investiu 11,3 milhões de euros para “responder à crise social” provocada pela pandemia de covid-19, em áreas como o apoio aos sem-abrigo, saúde, igualdade, deficiência, envelhecimento ou educação inclusiva.
O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) implantou hoje, pela primeira vez em Portugal, uma nova geração de neuroestimuladores para tratamento da dor crónica, foi hoje anunciado.
O presidente da Casa da Caridade de Ponte de Lima confirmou hoje à agência Lusa um surto de covid-19 num lar da instituição que infetou 53 dos 67 utentes e 11 dos 33 funcionários.
Um responsável do Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas, o português Pedro Matos, quer que Portugal use a sua presidência da União Europeia para mobilizar mais investimento nas causas da insegurança alimentar como forma de prevenir emergências.
O bastonário da Ordem dos Biólogos, José Matos, afirmou-se hoje preocupado com a proliferação de informação incorreta sobre a pandemia de covid-19 e disse que os biólogos estão disponíveis para ajudar na “informação cientificamente correta”.
André Vilela Alves afirma que os estudantes de medicina dentária estão preparados para apoiar a população. Em entrevista ao Canal S+, o presidente das Jornadas de Medicina Dentária Egas Moniz explica que os estudantes têm formação médica pelo que estão aptos a ajudar, como sucedeu com os estudantes de enfermagem.
A eurodeputada social-democrata Cláudia Monteiro de Aguiar exorta os Estados-membros da União Europeia a adotarem protocolos de testes à covid-19 antes das viagens para permitir a retoma do turismo, sugerindo ainda uma nova agência europeia do setor.
Em 2018, cerca de 30% da população tinha mais de 65 anos, segundo a Pordata. E dentro de trinta anos prevê-se que Portugal seja o país mais envelhecido da Europa. A pensar nisso, a Ordem dos médicos criou em 2014 a Competência de Geriatria que pretende estudar, prevenir e tratar doenças associadas ao envelhecimento.
Com uma longa tradição na história do Instituto Universitário Egas Moniz, as Jornadas de Medicina Dentária arrancam já no dia 21 de Novembro, como revelou ao Canal S+, André Vilela Alves, presidente da XXVIII edição do evento.