Mais de 30 concelhos de quatro distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Cerca de dez milhões de habitantes de Jacarta vão ter de voltar a cumprir pelo menos duas semanas de restritas medidas de distanciamento social perante o risco de aumento de contágios de covid-19, indicaram as autoridades.
Uma comissão de verificação das medidas de prevenção da covid-19 autorizou o reinício das atividades em 35 institutos de formação de professores dos 38 existentes em Moçambique, anunciou fonte estatal.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera um aumento no número de mortes por covid-19 na Europa durante os meses de outubro e novembro, que serão “mais duros” por causa da pandemia, revelou o diretor regional da organização para a Europa.
O Presidente dos Estados Unidos realizou no domingo um comício em recinto fechado, indignando as autoridades do estado do Nevada que advertiram para a possibilidade de violação das recomendações antiepidémicas.
A China atingiu hoje 29 dias consecutivos sem registar infeções locais de covid-19, já que os dez casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades.
As escolas públicas podem começar a abrir portas a partir de hoje e voltar a receber os alunos do 1.º ao 12.º ano, que regressam ao ensino presencial, interrompido em março devido à pandemia de covid-19.
França reduziu hoje o tempo de isolamento para os “casos contacto” da covid-19 para sete dias, ao mesmo tempo que as autoridades anunciaram que há agora 42 regiões no nível máximo de circulação do vírus por todo o país.
O Reino Unido registou 3.539 novas infeções e mais seis mortes relacionadas com a covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde britânico.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que as máscaras são um método que aumenta a proteção, mas “não são milagrosas”, defendendo que para diminuir o contágio de covid-19 é preciso reduzir o convívio, porque existe uma pandemia.
São Tomé e Príncipe registou hoje mais cinco novos casos positivos de covid-19, em 60 testes realizados nas últimas 24 horas, elevando para 906 as infeções acumuladas, disse a porta-voz do ministério da saúde.
O Ministério da Saúde de Moçambique (Misau) anunciou hoje mais 86 caos de covid-19, sem novas mortes, totalizando 4.918 infeções e 31 óbitos desde que foi declarada a pandemia, há seis meses.
O Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP) propôs hoje à tutela que, em articulação com o Ministério da Saúde, todos os professores e trabalhadores não docentes da educação sejam abrangidos pelo plano de vacinação gratuito contra a gripe.
Espanha contabilizou hoje 12.183 novos casos de covid-19, o número diário mais elevado desde o início da pandemia, elevando para 566.326 o número total de infetados, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.
As novas infeções de covid-19 aumentaram ligeiramente em Itália nas últimas 24 horas, com 1.616 novos casos registados, em comparação com os 1.597 de quinta-feira, segundo dados do Ministério da Saúde.
As forças de segurança têm “orientações muito precisas” para nas próximas semanas intervirem em casos de ajuntamentos de pessoas e encerrarem qualquer estabelecimento comercial quando violarem as regras de contenção à covid-19, disse hoje o ministro da Administração Interna.
A ministra da Saúde disse hoje que discorda da decisão do Governo britânico de retirar Portugal continental da lista de países considerados seguros no atual contexto de pandemia de covid-19, mas que a respeita.
A secretária de Estado para a Integração e as Migrações disse hoje que Portugal está preparado para receber ainda este mês 28 menores vindos da ilha de Lesbos e outras localidades gregas, que serão distribuídos por diferentes cidades.
A situação de alerta devido ao risco de incêndio rural vai prolongar-se até domingo e estende-se agora a todo o território continental, tendo em conta as previsões meteorológicas para o fim de semana, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.
Uma escola só encerrará em “situações muito extraordinárias” como no caso de existirem muitos casos de covid-19 dentro do estabelecimento e “uma propagação comunitária intensa”, disse hoje a diretora-geral da Saúde, sublinhando que será uma decisão cirúrgica.
Mais de 80 detenções e quase 2.000 contraordenações por violação das regras de contenção da covid-19 foram feitas pelas forças e serviço de segurança desde julho, revelou hoje o ministro da Administração Interna.
Pais e encarregados de educação consideram que as escolas estão preparadas para reabrir com segurança na próxima semana e admitem estar mais apreensivos com a mobilidade dos alunos fora do espaço escolar, como nos transportes públicos.
O lar na Póvoa de Santarém onde foi detetado um surto de covid-19 registou quatro óbitos, até quarta-feira, contabilizando agora 51 casos positivos, dos quais 37 são de utentes e 14 de funcionários, informou hoje o coordenador da Proteção Civil Municipal.
Portugal contabiliza hoje mais três mortos relacionados com a covid-19 e 687 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.