A Madeira contabiliza mais dois doentes infetados com covid-19, elevando para 126 os casos no arquipélago, dos quais 100 estão recuperados, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).
O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, pediu hoje ao Governo respostas “com urgência” para os surtos de covid-19 em lares de idosos e quer saber a estratégia do executivo para “evitar novos crimes humanitários”.
Mais de 70 por cento dos jovens estudantes ou trabalhadores-estudantes foram afetados negativamente pela pandemia, alertou hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que aponta o “efeito devastador” da pandemia na educação, formação e trabalho da juventude.
O Primeiro-Ministro, António Costa, disse hoje que está garantida a segurança pública e sanitária, durante a inédita ‘final a oito’ da Liga dos Campeões de futebol, que vai decorrer em Lisboa, de 12 a 23 agosto.
O Bloco de Esquerda/Açores alertou hoje para a necessidade de "recuperar muita da atividade" na área da saúde, interrompida devido à pandemia, apontando a necessidade de urgências 24 horas por dia nas Lajes e São Roque, no Pico.
Uma fábrica de têxtil de Vila Nova de Famalicão vai lançar, no outono, uma “sweat” que tem integrada uma gola de proteção, alternativa à máscara facial, com elevados níveis de filtração e respirabilidade, anunciou hoje a gerente.
Investigadores da Universidade do Porto, ligados ao projeto CADPath.AI, estão a desenvolver uma ferramenta baseada em inteligência artificial para diagnóstico automático de patologias oncológicas, foi hoje divulgado.
A estrutura sindical Site-Norte anunciou hoje que vai pedir reuniões "urgentes" à tutela, bem como a autoridades locais da Trofa, concelho onde se localiza a Preh, fábrica onde se registou um surto de covid-19.
O antigo presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) Rui Nunes defendeu hoje que o licenciamento, fiscalização e auditoria dos lares deve passar para esta entidade para melhorar as circunstâncias em que se prestam cuidados de saúde aos idosos.
O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA, hoje divulgado.
A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu hoje ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”.
Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado hoje em Diário da República.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, três casos positivos de covid-19 em São Miguel, dois dos quais “contactos próximos” de doentes recentemente diagnosticados e “elementos” de “uma cadeia de transmissão local em investigação no concelho de Ponta Delgada”.
Dirigentes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses concentraram-se hoje em Santa Maria da Feira para exigir que o Governo "tome as rédeas" da contratação desses profissionais e acabe com "injustiças e discriminações que se agudizaram com a pandemia".
O número de casos confirmados de covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, aumentou para 11, mais oito nas últimas 24 horas, registando-se um internamento hospitalar, disse hoje a presidente do município.
Portugal regista hoje mais duas mortes e 120 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Deco recebeu cerca de 150 reclamações de consumidores relacionadas com a cobrança em unidades de saúde de equipamentos de proteção individual (EPI) contra a covid-19 e ‘kits’ de desinfeção, apelando ao Governo para impor limites aos valores cobrados.
A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 736.828 mortos em todo o mundo desde o aparecimento da doença na China em dezembro, segundo o balanço hoje às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) da agência France-Presse.
O Centro de Gestão Empresa Agrícola Vale da Porca promove, em Murça, a “Covid-19 não vindima”, uma ação de esclarecimento para prevenir contágios durante o corte das uvas que junta trabalhadores de diversas proveniências.
A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi hoje anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países.
A fábrica de componentes automóveis Preh, localizada na Trofa, tem 12 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e cerca de 70 pessoas estão em casa em quarentena, disse hoje à Lusa fonte da administração da empresa.
A Universidade do Minho (UMinho) está a desenvolver um projeto de investigação para encontrar tratamento para um dos mais agressivos subtipos de cancro da mama, o triplo negativo, anunciou hoje aquela academia.
A Comissão Europeia anunciou hoje os 23 projetos selecionados para receber financiamento total de 128,2 milhões de euros, no âmbito do combate à pandemia da covid-19, dois dos quais liderados por equipas portuguesas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu com cautela a notícia de que a Rússia registou a primeira vacina do mundo contra a covid-19, sublinhando que deverá seguir os trâmites de pré-qualificação e revisão definidos.