A Brigada Estudantil denunciou hoje a falta de condições nas residências do serviço de ação social da Universidade de Lisboa onde vivem estudantes infetados com o vírus SARS-COV 2 e exigiu uma resposta que salvaguarde a sua saúde.
Mais de 40 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus foram oficialmente registados em todo o mundo desde o início da pandemia, dos quais 2,5 milhões nos últimos sete dias, o número mais alto declarado numa só semana.
Os idosos que estão nos lares podem receber mais do que uma visita por semana, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), que deixa nas mãos das autoridades de saúde locais a possibilidade de voltar a suspendê-las.
A pandemia de covid-19, e o respetivo impacto económico-social, poderá reverter e dificultar progressos nas políticas de migração e de integração laboral dos imigrantes, alertou hoje a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).
Treze distritos de Portugal continental vão estar hoje sob aviso laranja devido à previsão chuva forte e trovoada, estendendo-se depois na terça-feira a todos os 18 distritos na sequência da passagem da depressão Bárbara, segundo o IPMA.
Mais de metade (55%) das organizações sociais continuam a registar quebras nas suas receitas por causa da pandemia de covid-19, ainda assim abaixo dos 77% registados no período de emergência, revela um estudo da Universidade Nova de Lisboa.
A vacina da gripe está a partir de hoje disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.
À semelhança de vários países europeus que já adotaram os semáforos de risco epidemiológico como forma de travar o avanço da pandemia da COVID-19, o especialista em Saúde Internacional, Tiago Correia, garante em entrevista ao Canal S+ que “não há qualquer evidência que um semáforo de risco epidemiológico crie formas de segregação social”.
O administrador do instituto do Porto responsável pela aplicação ‘StayAway Covid’ defendeu hoje a necessidade de as instituições de saúde e os laboratórios se “aliarem” para que os códigos gerados no sistema coincidam com o número de infeções.
O Presidente da República admitiu hoje que podem ser tomadas medidas "mais restritivas" para evitar a propagação da covid-19, caso exista “um agravamento brutal” da situação, e pediu aos portugueses que respeitem o que for decidido.
Dos 97 utentes do lar Mansão de São José, em Beja, infetados com o novo coronavírus, 58 vão ser transferidos no sábado para a Base Aérea 11 (BA11), em Beja, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal.
Tiago Correia, professor de Saúde Internacional no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa considera um “erro de gestão política” o endurecimento das medidas para travar a progressão da pandemia da COVID-19, anunciado esta quarta-feira pelo Primeiro-Ministro.
Considerada um “país exemplo” na Primavera no combate à pandemia da COVID-19, a República Checa enfrenta agora, a cada dia que passa, uma subida exponencial de novos casos de infetados. Marco Maio, um português a viver em Praga, capital do país, entrevistado pelo Canal S+ garante que “as pessoas voltaram à vida normal sem as precauções que deviam”.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, considerou hoje que até agora a dexametasona corticosteroide é a única terapêutica comprovada como eficaz contra a covid-19, para doentes com doenças graves.
Em outubro, a Fundação Portuguesa do Pulmão, em parceria com o Hospital de Santa Maria, no Porto, lançou uma campanha de oferta de vacinas contra a doença pneumocócica, com o objetivo de reforçar a imunidade nos grupos de risco, numa fase em que vivemos uma segunda vaga de Covid-19.
A Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) repudiou hoje o uso obrigatório da aplicação StayAway Covid pelas Forças Armadas proposto pelo governo, apontando "questões de legalidade” e dificuldades práticas de fiscalização da medida.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que é preciso distinguir se as sequelas que ficam nos doentes com covid-19 derivam da doença ou do tratamento e do longo tempo de internamento nos cuidados intensivos.
Dez profissionais de saúde do Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, testaram positivo para o novo coronavírus, informou hoje a administração hospitalar, que garante ter ativado todos os procedimentos para a contenção.
O PSD entregou hoje no parlamento o diploma que impõe a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, praticamente idêntico ao do Governo, retirando as referências à aplicação Stayaway Covid e acrescentando um período de vigência.
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) vai abrir concurso público para a realização de um estudo sobre a política de saúde na região, que deverá indicar a futura localização de um novo hospital, reclamado há vários anos.
O secretário de Estado da Saúde admitiu hoje recorrer “em caso de necessidade” no combate à pandemia de covid-19 aos setores privado e social, mas sublinhou que “a prioridade” é o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O número de pessoas infetadas com covid-19 relacionadas com um surto em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, no distrito de Évora, subiu para 24, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.
O cabeça de lista por São Miguel do PAN/Açores nas eleições regionais, Pedro Neves, defende um aumento do investimento público na próxima legislatura para apoiar as instituições de solidariedade social, confrontadas com a pandemia, a prosseguirem o seu "trabalho meritório".
O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, e o economista João Duque vão ser dois dos oradores das jornadas parlamentares do PSD, que se realizam na quarta-feira na Assembleia da República.