O recolher obrigatório na Madeira vai passar a vigorar entre as 23:00 e as 05:00, incluindo aos fins de semana, a partir de domingo, anunciou hoje o Governo Regional, que decidiu aliviar várias medidas de combate à pandemia.
Atualmente, o recolher obrigatório vigora na região entre as 19:00 e as 05:00 do dia seguinte durante a semana, e entre as 18:00 e as 05:00 aos fins de semana e feriados.
Segundo informação divulgada pelo executivo, o novo horário é aplicado a partir das 00:00 de 02 de maio.
“Ouvidas as autoridades regionais de saúde e o representante da República”, o Governo da Madeira determinou “algum alívio das medidas restritivas”, declarou o presidente do executivo de coligação PSD/CDS-PP, Miguel Albuquerque, em videoconferência.
O social-democrata referiu que a partir das 00:00 de terça-feira (27 de abril) os espetáculos, eventos culturais e conferências podem realizar-se com “lotação até 50% do espaço” e que “não são permitidos intervalos, visando evitar os ajuntamentos”.
Neste dia passam também a ser permitidas “duas visitas por utente” nos lares, com a duração de uma hora (até agora eram de 30 minutos).
No que diz respeito aos viajantes, os "residentes, estudantes e emigrantes – que entram na região por via aérea - mantêm a dupla testagem, suspendendo-se a necessidade de isolamento profilático entre os dois testes”, adiantou o governante.
Os restaurantes e bares podem estar abertos até às 22:00 com uma lotação até 50%, com cinco pessoas por mesa, e nos bares não é permitido “beber ao balcão ou de pé”.
Atualmente, a restauração, tal como as outras atividades comerciais, encerra durante a semana às 18:00 e as fins de semana às 17:00, sendo que o horário de entrega de refeições ao domicílio decorre até às 22:00, todos os dias.