O Governo publicou hoje em Diário da República a resolução que permite retomar o rastreio do cancro da mama na região Norte, que estava suspenso desde março, impedindo que cerca de 100 mil mulheres tivessem sido rastreadas.
O grupo parlamentar do CDS-PP requereu hoje a audição de 22 personalidades na comissão eventual para o acompanhamento da resposta à pandemia de covid-19, entre ministros, representantes do setor social e económico e especialistas de saúde.
O governo britânico lançou hoje em Inglaterra e no País de Gales uma aplicação de rastreio para telemóvel destinada a ajudar no combate à pandemia covid-19, quatro meses após a data inicialmente planeada.
O Hospital de Braga reforçou a sua capacidade diária de realização de testes de despiste da covid-19, passando de 300 para mil, e aumentou o número de camas da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes, foi hoje anunciado.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) condenou hoje a agressão a mais uma médica e anunciou que vai pedir uma reunião urgente com o diretor nacional da PSP para o sensibilizar para a questão do “flagrante delito”.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou hoje Portugal num grupo de Estados com “tendência preocupante” de casos de covid-19, mas com “risco moderado”.
Uma universidade da Namíbia iniciou um projeto para tornar a nação da África Austral a primeira do continente com cães treinados para detetar a Covid-19, uma ideia que já está a ser testada em França e na Colômbia.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o Centro de Trauma/CES da Universidade de Coimbra estão a desenvolver, em Portugal, um estudo europeu sobre a adaptação e a resiliência das populações à atual pandemia.
O Instituto Nacional de Saúde de Moçambique vai hoje divulgar os resultados do inquérito sero-epidemiológico na cidade de Tete, uma pesquisa que visava identificar as áreas de maior exposição à covid-19.
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a ONU crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos públicos.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, assumiu hoje que, face ao aumento diário de casos de infeção por covid-19 em Portugal, os jogos de futebol vão continuar a ser disputados à porta fechada.
A Alemanha acrescentou hoje a Área Metropolitana de Lisboa à lista de regiões de risco devido ao aumento de infeções por covid-19, revelou o Ministério dos Negócios Estrangeiros germânico.
Um estudo que analisou a dinâmica da covid-19 no Brasil indica que cidadãos infetados com dengue poderão desenvolver alguma imunidade contra o novo coronavírus, numa investigação que ainda não está concluída.
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes defendeu hoje que é preciso ser “ágil e agir depressa” sobre a utilização dos testes rápidos para “controlar melhor” o circuito de transmissão de covid-19.
A Madeira mantém hoje os mesmos 55 casos casos positivos de covid-19 registados na terça-feira, totalizando um cumulativo de 205 situações confirmadas e 150 doentes recuperados, informou a autoridade regional de saúde.
Uma percentagem média inferior a 10% da população desenvolveu anticorpos contra a covid-19, segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje divulgados, que concluem que “a maior parte da humanidade ainda é suscetível à doença”.
Meia centena de pares de sapatos exposta num relvado em Lisboa marcou hoje o fim de uma campanha pela reposição do direito das grávidas a terem acompanhante nas consultas, exames e parto.
A farmacêutica Hovione anunciou hoje uma parceria com a congénere Ligand para “aumentar significativamente” a produção do antiviral Veklury (remdesivir), indicado para o tratamento da infeção por SARS-CoV-2, o vírus na origem da covid-19.
O texto de substituição sobre a morte medicamente assistida, para debate na especialidade a partir de outubro, introduz um parecer psiquiátrico obrigatório no processo e trava a eutanásia se o doente estiver inconsciente.
O embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Gaspar da Silva, reconheceu hoje que a pandemia provocada pelo novo coronavírus veio “alterar um bocado” a cooperação do seu país com o arquipélago.
Itália registou 1.640 novos casos de covid-19, mais do que os 1.392 registados no dia anterior, e mais 20 mortes associadas à doença, indicou hoje o Ministério da Saúde italiano.
Moçambique registou, nas últimas 24 horas, quatro óbitos de pacientes com covid-19, aumentando para 49 mortos, tendo ainda 148 novos casos, referiu um comunicado de atualização de dados do Ministério da Saúde.
O Reino Unido registou 6.178 novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, um aumento de 25% relativamente a terça-feira, e 37 mortes associadas à doença, informou hoje o Ministério da Saúde britânico.
O virologista alemão Christian Drosten, cientista de referência e assessor do Governo alemão para os temas da covid-19, advertiu hoje que a “verdadeira pandemia” do novo coronavírus só agora está a começar.