A Assembleia-Geral da ONU decidiu hoje organizar uma cimeira extraordinária sobre a pandemia de covid-19 a 03 e 04 de dezembro em Nova Iorque, para reforçar a coordenação internacional, que se deverá realizar sobretudo virtualmente.
O novo estado de emergência proposto pelo Presidente da República não permite o confinamento compulsivo, ao contrário dos anteriores, e tem como novidade permitir testes de diagnóstico do novo coronavírus obrigatórios para acesso a determinados espaços.
O Presidente da República pediu hoje que “se cumpra” a lei que criou o estatuto dos cuidadores informais e mais financiamento público no próximo Orçamento, deixando ainda rasgados elogios à ação da eurodeputada Marisa Matias nesta luta.
O primeiro-ministro, António Costa, convocou para sábado uma reunião do Conselho de Ministros extraordinário para "concretizar" as medidas previstas no projeto de decreto presidencial do estado de emergência, que será votado sexta-feira no parlamento.
A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS) anunciou hoje que vai apresentar três propostas de rápida implementação para “reforçar e expandir” o Serviço Nacional de Saúde de forma a garantir resposta aos doentes sem covid-19.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje por unanimidade um protocolo a estabelecer com a Cruz Vermelha para implementação do projeto "Saúde mais Próxima", que prevê uma unidade móvel de testes rápidos à covid-19, que percorrerá o concelho.
O município da Mealhada, no distrito de Aveiro, anunciou hoje o reforço das medidas de proteção e combate à pandemia da covid-19, nomeadamente na fiscalização de mercados e com o aumento de testes à população.
Portugal registou, entre 2012 e 2018, 127 greves hospitalares, num total de 268 dias de greve, envolvendo protestos de enfermeiros, médicos e técnicos de diagnóstico, estimando-se impactos negativos na taxa de mortalidade e na atividade cirúrgica.
O Presidente da República afirmou hoje que falará na sexta-feira aos portugueses, depois de a Assembleia da República votar uma nova declaração de estado de emergência, dizendo que o tema está, por agora, “nas mãos do parlamento”.
O comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, disse hoje acreditar que a economia portuguesa recuperará da crise, face aos sinais de dinamismo e vitalidade demonstrados pelo crescimento de 13,2% do PIB no terceiro trimestre.
O comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, considerou hoje que a suspensão das regras orçamentais além de 2021, tal como defende o primeiro-ministro António Costa, é “perfeitamente legítima”, sobretudo face ao agravamento das previsões de retoma na zona euro.
O comissário europeu da Economia elogiou hoje o Plano de Recuperação e Resiliência português para aceder a verbas comunitárias pós-crise da covid-19, considerando que é “coerente” com as prioridades de Bruxelas e tem uma parte digital “interessante”.
A Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, vai implementar novas regras de atendimento que obrigam à marcação prévia e os serviços de pagamento vão ser efetuados pessoa a pessoa, foi hoje anunciado.
O presidente da Assembleia da República anunciou hoje o agendamento sexta-feira, às 16:00, de uma reunião plenária para o parlamento votar o projeto de decreto presidencial de estado de emergência entre 09 e 23 de novembro.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, propôs hoje ao parlamento a declaração do estado de emergência em Portugal entre 09 e 23 de novembro para permitir medidas de contenção da covid-19.
Um surto de covid-19 num lar do concelho de Ourém, distrito de Santarém, infetou 56 pessoas, entre utentes e funcionários, anunciou hoje a câmara.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 15 casos positivos de covid-19, sendo 11 em São Miguel e quatro na Terceira, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Um surto de covid-19 no lar da Liga de Melhoramentos da Freguesia do Reboleiro, no concelho de Trancoso, no distrito da Guarda, infetou 64 pessoas, entre utentes e funcionários, segundo fonte da autarquia.
O projeto de decreto presidencial do estado de emergência permite a restrição da liberdade de deslocação e a utilização pelas autoridades públicas de recursos, meios e estabelecimentos de saúde do setor privado, preferencialmente por acordo.
Duas idosas do lar Casa de São Pedro, em Alverca, Vila Franca de Xira, Lisboa, morreram, depois de terem sido diagnosticados 56 casos de covid-19 na instituição, entre os quais 44 utentes e 12 funcionários, informou hoje a responsável.
A tecnologia pioneira AT MicroProtect, que consegue inativar, num minuto, 99,97% das partículas de vírus SARS-CoV-2 no ar, conseguiu agora alcançar a inativação também da bactéria que está na origem da tuberculose, foi hoje anunciado.
Portugal contabiliza hoje mais 46 mortos relacionados com a covid-19 e 4.410 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) está a transferir doentes covid-19 para hospitais da região, nomeadamente para Vila Nova de Gaia/Espinho, que já disponibilizou 10 camas e prepara outras tantas, indicaram hoje fontes hospitalares.
Os partidos da oposição no parlamento madeirense criticaram hoje o desempenho do Governo da Madeira no combate à covid-19, com o PS a questionar a capacidade do Serviço Regional de Saúde para enfrentar o surto da pandemia.