O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro disse hoje que, após dois colaboradores da Unidade de Cuidados Continuados apresentarem testes com resultado positivo para o novo coronavírus, os 24 utentes foram testados e estão todos negativos.
"Foram testados 24 utentes da Unidade de Cuidados Continuados, após terem sido detetados dois casos positivos em dois colaboradores desta valência", disse à Lusa João Henriques, acrescentando que todos eles apresentaram resultado negativo nos testes.
Segundo o responsável, os funcionários que apresentaram teste com resultado positivo para o SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, cumprem isolamento profilático nos seus domicílios.
Também foram testados oito funcionários da valência de creche da Misericórdia de Mogadouro, no distrito de Bragança, após a deteção de uma colaboradora infetada com o novo coronavírus.
"Todos os oito funcionários testados continuam nos seus postos de trabalho", indicou o responsável.
Já o surto de covid-19 que assolou o Estrutura Residencial São João Batista, em 03 de novembro, igualmente tutelada pela Misericórdia de Mogadouro, que registava quatro casos de infeção [três funcionárias e uma utente] está "sarado", disse.
Naquela data, o provedor João Henriques adiantava que foram testados um total de 97 pessoas, dos quais 50 utentes e 47 funcionários, tendo-se registado quatro casos de infeção com o novo coronavírus.
Segundo o último boletim epidemiológico emitido na quarta-feira pela Unidade Local de Saúde (ULS) Nordeste, no concelho de Mogadouro há 32 casos ativos de covid-19.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.422.951 mortos resultantes de mais de 60,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 4.127 pessoas dos 274.011 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.