O presidente do PSD, Rui Rio, disse hoje duvidar da "eficácia” das medidas implementadas para combater a pandemia da covid-19, considerando que o recolher obrigatório durante o fim de semana poderá ter o “efeito contrário” ao que se pretende.
A autoridade regional de saúde registou hoje na Madeira nove novos casos de covid-19, reportando um total de 196 situações ativas e 52 outras em estudo.
O estabelecimento prisional de Tires tem 158 pessoas infetadas com covid-19 neste momento, segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça (MJ), que adiantam que há 148 reclusas, duas crianças e oito trabalhadores infetados.
A decisão de alguns centros hospitalares de proibir a entrada de estudantes de Medicina e o acesso a aulas práticas merece a “veemente reprovação” do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), que entende que está comprometida a formação.
As autoridades de saúde nigerianas anunciaram hoje que estão a desenvolver todos os esforços para combater um surto de febre amarela em duas regiões do sul do país que, segundo os ‘media’ locais, já ceifou dezenas de vidas.
O Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, tem desde hoje um posto temporário de atendimento de Serviço Social, medida tomada na sequência da atualização do plano de contingência da covid-19 do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).
O terceiro centro de rastreio do novo coronavírus em Santo Tirso começou hoje a funcionar, permitindo um reforço de 150 testes diários, revelou hoje em comunicado a autarquia do distrito do Porto.
A Câmara Municipal vai formalizar, em 2021, uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de um milhão de euros, para a construção de um novo centro de saúde em Alvarães, na margem esquerda do rio Lima.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu hoje que os dados do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) são de vigilância epidemiológica e não científica, com informação que permite acompanhar a epidemia e tomar medidas.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) lançou o concurso público para a aquisição do acelerador linear reivindicado há anos para reforçar o serviço de radioncologia, pelo preço base de seis milhões de euros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste informou hoje que foi retomada a vacinação contra a gripe nas aldeias do distrito de Bragança, que tinha sido interrompida a 26 de outubro por falta de vacinas.
A Câmara do Porto aprovou hoje, com a abstenção do PSD e da CDU, a criação da Divisão de Planeamento e Monitorização de Risco para reforço da capacidade de resposta da Proteção Civil com responsabilidades no combate à covid-19.
A diretora-geral da Saúde advertiu hoje que as refeições fora do núcleo familiar básico são “um momento de alto risco” para o contágio com covid-19, lembrando que cerca de 70% dos casos ocorrem em convívios familiares ou sociais.
A direção lar do Bom Jesus dos Mareantes, em Caminha, requereu à Segurança Social uma Brigada de Intervenção Rápida para fazer face ao surto de covid-19 que infetou 37 utentes e nove funcionários, revelou hoje o presidente da Câmara.
O alerta parte de Gustavo Jesus que, em entrevista ao Canal S+, aponta o dedo às “fake news”, notícias pouco fundamentadas ou mesmo contraditórias como sendo “um dos maiores factores de stress associados à pandemia”.
Cinco funcionários e quatro utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, estão infetados com o novo coronavírus, disse hoje à Lusa o provedor.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou hoje que esta semana vão ser atualizados os dados das infeções de covid-19 nos concelhos, considerando que esta informação está a ser recolhida com “maior a qualidade possível”.
A Câmara Municipal de Vizela vai criar uma equipa de emergência para realizar testes rápidos à covid-19, numa unidade de rastreio móvel, em espaços de saúde, instituições, bombeiros ou comerciantes “sempre que necessário”, adiantou hoje.
Mais de 38.700 vacinas contra a gripe foram administradas na Madeira desde 28 de setembro, ultrapassando-se o total da campanha de vacinação realizada no ano passado, informou hoje o Governo Regional.
As pessoas em situação de sem-abrigo em Lisboa começaram hoje a ser vacinadas contra a gripe sazonal, no âmbito de uma campanha que decorre até ao final da semana e que abrangerá cerca de 700 cidadãos.
Sessenta e quatro casos da doença dos legionários foram notificados desde 29 de outubro no norte do país, sendo que 46 pertencem ao mesmo foco localizado na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, segundo a diretora-geral da Saúde.
Uma ronda de testes no lar professor Vieira de Carvalho da Misericórdia da Maia identificou três novos casos de covid-19 entre colaboradores, existindo atualmente 20 funcionários e 15 utentes infetados, dois dos quais hospitalizados, afirmou hoje o diretor clínico daquela estrutura.
Com a entrada hoje em vigor do Estado de Emergência, o teletrabalho obrigatório e de novas medidas restritivas a caminho, anunciadas pelo Governo durante o fim de semana, Gustavo Jesus mostra-se preocupado, dado que “a vivência de stress durante a pandemia está a ser muito elevada”.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse hoje que a vacina contra o novo coronavírus da Pfizer "será das melhores” que existem no mercado caso se confirme a eficácia de 90%.