A primeira fase da campanha de vacinação da gripe chegou a mais de 30% dos profissionais de saúde, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência sobre a evolução da pandemia de covid-19.
Portugal já realizou mais de três milhões de testes à covid-19 desde o início da pandemia, adiantou hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, destacando também a capacidade hospitalar e os equipamentos de proteção individual (EPI).
Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) dos Açores suspenderam a greve que estava agendada para começar na terça-feira, esperando que, "no início da próxima legislatura, seja possível retomar" o processo negocial com o Governo Regional".
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alterou a norma sobre as visitas aos idosos que estão nos lares sem falar com o setor social e privado, o que deixou os responsáveis apreensivos, apesar de haver também quem concorde com a medida.
As 557 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas diagnosticaram três casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel e uma recuperação na ilha Terceira.
Os dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge apontam para um agravamento da situação epidemiológica de covid-19, mas a ministra da Saúde defendeu hoje que estes cálculos podem ser invertidos com “medidas eficazes".
Apesar de ainda não ser obrigatório em Portugal o uso por parte de cada cidadão da aplicação Stay Away Covid, Henrique Barros entrevistado pelo Canal S+ garante que a app é um sucesso, dado que mais um milhão e 800 mil pessoas já a descarregaram.
O Seminário do Bom Pastor, no distrito do Porto, vai acolher um Centro Distrital de Retaguarda para doentes covid-19 com capacidade para 50 camas, número que poderá aumentar para 80, revelou hoje o secretário de Estado Eduardo Pinheiro.
Portugal contabiliza mais 17 mortos e 1.949 casos de infeção com o novo coronavirus, ultrapassando hoje os 100 mil casos desde o início da pandemia de covid-19, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Ordem dos Advogados apelou hoje “a todos os órgãos de soberania” para adotarem “urgentemente as medidas necessárias” para evitar a repetição de situações como a ocorrida no surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz (Évora).
O deputado do PSD Pedro Rodrigues apelou hoje a Rui Rio que se demarque "inequivocamente" da proposta do Governo para tornar obrigatória a aplicação informática Stayaway Covid, considerando que “não pode compactuar” com uma “flagrante violação” de direitos.
Com o número de novos infetados a subir de dia para dia em Portugal, Henrique Barros garante que o cenário era bastante previsível. Em entrevista ao Canal S+, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde mostra-se convicto que “o número de óbitos irá subir” e por tudo isto “devemos perguntarmo-nos porque é que não fomos capazes de modificar o curso das coisas”, sublinha o professor de epidemiologia da Universidade do Porto.
A Comissão Europeia lançou hoje uma plataforma de partilha de informações das primeiras aplicações nacionais de alerta e rastreio de contactos no âmbito da covid-19, que inclui apenas quatro Estados-membros, podendo Portugal aderir em novembro.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu hoje que a Comissão que o partido propôs, de acompanhamento à pandemia, avalie as possíveis restrições a impor à população no combate à covid-19.
A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA) detetou indícios de “violação grave” de direitos humanos no Lar do Comércio, em Matosinhos, e o “incumprimento reiterado” de orientações recebidas em vistorias, indica um relatório hoje divulgado.
A aplicação de rastreio 'Stayaway Covid' conta com mais de dois milhões de utilizadores e de 323 códigos inseridos de utilizadores que testaram positivo para o novo coronavírus, revelou hoje o instituto de engenharia do Porto responsável pelo seu desenvolvimento.
Seis utentes e um funcionário do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, estão infetados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, informou em comunicado a instituição.
O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, reiterou hoje que a pandemia de covid-19 reforça “de forma ainda mais clara” a importância de uma agenda verde, que tem de ser “executada de forma mais rápida”.
O grupo parlamentar de Os Verdes perguntou hoje ao Ministério da Saúde quando prevê realizar um estudo epidemiológico aos antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU) e seus familiares, atendendo às "doenças graves que os afetam".
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.114.836 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
A 2.ª fase da vacinação contra a gripe arrancou hoje em Lisboa com a abertura de vários postos de atendimento na cidade para permitir que a operação decorra de “forma muito mais rápida e seja feita em segurança”.
Investigadores da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) concluíram que as crianças expostas à diabetes das mães durante a gravidez apresentam valores de pressão arterial mais elevados, o que potencia o risco de desenvolverem hipertensão na vida adulta.
O Presidente da República defendeu hoje que "é muito importante ouvir todos, quanto mais melhor" sobre a forma como Portugal está a combater a covid-19 e as suas consequências económicas e sociais, porque todos estão "no mesmo barco".
A Ordem dos Advogados considerou hoje existirem “indícios de violação grave dos direitos humanos e dos direitos de liberdade e garantias consagrados na Constituição” no surto de covid-19 ocorrido no lar de Reguengos de Monsaraz (distrito de Évora).