O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um projeto-lei do PSD que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços públicos e que prevê coimas entre 100 e 500 euros para os incumpridores.
A subsidiária portuguesa do grupo checo Batist Medical prevê duplicar a faturação este ano, face aos 9,5 milhões de euros de 2019, impulsionada pelo aumento da procura de consumíveis hospitalares devido à pandemia.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus marca inevitavelmente a Cimeira Mundial da Saúde deste ano e que a partir de domingo junta virtualmente centenas de políticos, académicos e representantes de organizações internacionais e empresas.
Portugal registou o maior número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus nos últimos sete dias (16.247), com um aumento de 165% em relação a 7 de outubro, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em Sanfins do Douro, Alijó, fechou a escola primária, correios, junta de freguesia e os bombeiros devido a um surto do novo coronavírus e a população está resguardada em casa e só sai à rua com máscara.
A delegação distrital de Leiria da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) aprovou uma moção que defende a reabertura de extensões de saúde e a contratação de mais funcionários para estas unidades, foi hoje anunciado.
O primeiro centro distrital de retaguarda do Porto para doentes covid-19 vai abrir em Ermesinde, em Valongo, “no limite, no início da próxima semana”, devendo “em breve” abrir idêntica estrutura na região do Tâmega e Vale do Sousa.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que serve concelhos como Paços de Ferreira, Lousada ou Felgueiras, “não está em rutura”, garantiu hoje a direção, revelando que contratou 130 profissionais devido à “pressão” da pandemia da covid-19.
Cerca de três dezenas de manifestantes juntaram-se esta manhã junto à Assembleia da República para contestar a obrigatoriedade das máscaras, apelando ao cumprimento da Constituição e salientando que "não existem evidências científicas” que justifiquem a medida.
Dos 308 municípios portugueses, 34 registaram um número de novos casos confirmados de covid-19 por 10 mil habitantes acima da média nacional, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.
O BE vai hoje apresentar propostas de alteração ao projeto do PSD que pretende impor o uso obrigatório de máscaras na rua, como a sua distribuição gratuita, num debate em que o PCP manifestou dúvidas sobre critérios e fiscalização.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) criticou hoje o atraso na nomeação, pelo Governo, dos novos conselhos de administração das unidades locais de saúde (ULS) da Guarda e de Castelo Branco.
O número de utentes do Lar dos Ferroviários, no Entroncamento (Santarém), infetados com o novo coronavírus baixou para 10, havendo dois casos que, nos resultados dos testes conhecidos na quinta-feira, se revelaram inconclusivos.
O PSD fez hoje duras críticas à forma como tem sido conduzida a gestão da pandemia da covid-19, pedindo que “não se infantilizem os portugueses” e se acabem com “ziguezagues”, como “todos para casa, todos para a praia”.
O Centro de Saúde de Borba (distrito de Évora) está encerrado desde quinta-feira, depois de se confirmar que um profissional da unidade está infetado com o novo coronavírus que provoca a covid-19, disse hoje fonte da ARS do Alentejo.
O presidente do PPM considerou hoje que se deve "entregar a saúde aos médicos" e lembrou que os monárquicos são quem tem mais médicos nas listas às eleições açorianas, afirmando que o partido deve eleger "três, quatro deputados".
O presidente da Câmara de Lousada defendeu hoje que as medidas para combater o crescendo de infeções pelo novo coronavírus no concelho devem evoluir para maior restrição à convivência social e alívio da pressão sobre o tecido económico.
O governo açoriano decidiu prorrogar até às 24:00 de 06 de novembro a situação de calamidade pública em Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial (com ligação aérea ao exterior), mantendo as restantes quatro ilhas em alerta.
A Ordem dos Nutricionistas defendeu hoje que devido à situação pandémica devia ser avaliado já o impacto da lei que restringe a publicidade dirigida a menores de alimentos com muito açúcar e sal, porque os hábitos alimentares mudaram para pior.
A GNR abriu um inquérito para averiguar as circunstâncias em que ocorreram dois almoços festivos com militares do Comando Territorial do Porto, que terão originado um surto que já infetou mais de 30 elementos.
As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa contactaram em três meses e meio mais de 17.000 pessoas em visitas a agregados familiares e ações de rua.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses (Sindepor) convocou uma greve geral de cinco dias em novembro, justificando-a com o desgaste e a desmotivação destes profissionais.
Quase mil cancros da mama, do colo do útero e colorretal não foram diagnosticados nos últimos oito meses devido à covid-19, estima a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que apontas "falhas na operacionalização" dos cuidados de saúde.
O parlamento vai debater e aprovar hoje um projeto-lei do PSD que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços públicos durante pelo menos três meses, medida que poderá ser renovada.