Vinte e duas pessoas estão infetadas no Lar Vista da Aldeia Residence, em Salir de Matos, no concelho das Caldas da Rainha, informou hoje o delegado de saúde coordenador para a região do Oeste.
O surto “foi detetado na quinta-feira e até hoje foram confirmados 22 casos positivos, entre residentes e trabalhadores do lar”, afirmou à Lusa o delegado de saúde, Jorge Nunes.
De acordo com o mesmo responsável, trata-se de “uma das situações preocupantes, dado o número elevado de infetados” no lar, com cerca 28 residentes, e onde “cerca de 50% dos trabalhadores e equipa técnica tiveram resultado positivo”.
Os que tiveram resultado negativo “estão em isolamento por serem considerados contacto de risco”.
O funcionamento do lar está a ser assegurado por brigadas de intervenção rápida da Segurança Social e os residentes infetados e não infetados estão separados em alas diferentes.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, na segunda-feira à noite pela Câmara das Caldas da Rainha, o concelho conta atualmente com 171 casos ativos e, desde o início da pandemia, registaram-se 10 óbitos.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.621.397 mortos resultantes de mais de 72,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 5.649 pessoas dos 350.938 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.