O Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, disse hoje que a sua administração vai reforçar a vulnerável economia do país apesar de um aumento exponencial do surto pandémico, durante um encontro com empresários prévio à sua tomada de posse.
Helena Florindo coordena a equipa de investigadores portugueses da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa que trabalha em colaboração com a investigadora Ronit Satchi-Fainaro do Cancer Research & Nanomedicine Laboratory da Universidade de Tel Aviv, em Israel, na busca por uma vacina contra o SARS-COV-2.
A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje que as restrições impostas na Alemanha permitiram conter a propagação de novas infeções de covid-19 e apelou à população para reduzir ainda mais os contactos ao mínimo.
A diretora-geral da Saúde considerou hoje que durante o primeiro fim-de-semana com recolher obrigatório “as coisas correram bastante bem”, afirmando que os portugueses se souberam adaptar às novas restrições.
A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) lamentou hoje que os militares da GNR tenham ficado excluídos do acesso gratuito à vacina da gripe, considerando tratar-se de uma opção que reflete “a pouca importância” dada à segurança.
Um total de 368 casos positivos à covid-19 entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em centros educativos já foram registados em cerca de 20.000 pessoas da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, informou hoje a instituição.
O presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) disse hoje que já foram enviados cerca de 10 mil dos 30 mil telemóveis prometidos aos centros de saúde, acrescentando que os restantes deverão ser entregues esta semana.
O Hospital de Braga anunciou hoje que “nos próximos dias” a situação dos enfermeiros contratados a termo para acudir à pandemia de covid-19 deverá estar regularizada, no sentido de se garantir a permanência daqueles profissionais.
A comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu aprovou hoje a alocação de 37,5 milhões de euros do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE) para Portugal como “resposta à grave emergência de saúde pública” gerada pela covid-19.
O Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P.) convocou uma greve para a primeira semana de dezembro de docentes e não docentes, para exigir mais trabalhadores nas escolas e condições de trabalho e segurança durante a pandemia.
A diretora-geral da Saúde anunciou hoje a entrada em funcionamento da plataforma ‘BI SINAVE’, que constituiu “um sistema mais avançado e robusto” para o tratamento de dados e visionamento de informação relativa à pandemia de covid-19.
Os concelhos de Paços de Ferreira e Lousada registaram mais de 3 mil casos de infeção por 100 mil habitantes, segundo a taxa de incidência de casos acumulados nos últimos 14 dias hoje divulgados pela DGS.
O primeiro-ministro sublinhou hoje o "esforço" que o país tem vindo a fazer no combate ao novo coronavírus e que tem agora "uma luz ao fundo do túnel", que será "no próximo ano" uma vacina contra a covid-19.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, saudou hoje as "notícias encorajadoras" sobre possíveis vacinas para a covid-19, mas lembrou que "este não é o tempo para a complacência".
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que a seleção de uma vacina contra a covid-19 entre as várias candidatas dependerá de diferentes fatores, assegurando, no entanto, que o preço não será um deles.
O Governo anunciou hoje a abertura de mais de 230 camas de cuidados intensivos para o Norte, que resultam da "reorganização" de serviços, adaptação de espaços e que provam o "esforço" do Serviço Nacional de Saúde para "dar respostas".
O Presidente da Assembleia Geral da ONU, Volkan Bozkir, denunciou hoje a “ineficácia” do Conselho de Segurança da organização, criticando os “interesses concorrentes” dos seus membros.
Vinte e três trabalhadores de explorações agrícolas de empresas hortofrutícolas da freguesia de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, estão infetados com covid-19, informou hoje fonte oficial do município.
O número de novos casos de infeção pelo SARS-Cov-2 diminuiu entre a primeira e segunda semana de novembro em 16 concelhos do Norte, seis dos quais no distrito do Porto, revela um relatório da Administração Regional de Saúde.
O número de vítimas mortais do surto de covid-19 associado a valências da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre subiu hoje para três, com a morte de uma utente, de 101 anos, revelou fonte da instituição.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que se mantém “uma tendência epidémica crescente” e que a taxa de incidência a 14 dias é de 760 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, sendo a região Norte a mais afetada.
Dois por cento dos doentes internados nos hospitais portugueses com covid-19 tem menos de 30 anos e oito por cento menos de 50 anos, informou hoje a diretora-geral da Saúde.
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Fundação Sophia, em Coimbra, regista um surto de covid-19 com 22 casos, quase todos assintomáticos e apenas dois com sintomas ligeiros, disse hoje à agência Lusa o diretor da estrutura, Costa Fernandes.
O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde diagnosticou três novos casos de 'legionella', fruto do surto que atinge estes dois concelhos e também Matosinhos, confirmou hoje fonte desta unidade do distrito do Porto.