Duzentos e sessenta e cinco médicos aposentados foram contratados para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2020, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
O Ministério Púbico abriu inquéritos em relação a casos que envolvem o INEM de Lisboa e do Porto, a Segurança Social de Setúbal e outras instituições na vacinação contra a covid-19 de casos não prioritários.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, reafirmou hoje no Algarve que haverá “tolerância zero” para vacinações indevidas e que o plano de vacinação contemplará listas suplementares para as vacinas sobrantes.
O embaixador da Áustria em Lisboa avançou hoje à Lusa que Viena está a fazer um levantamento junto das várias províncias daquele país para saber quantas camas de cuidados intensivos têm disponíveis para receber doentes covid-19 de Portugal.
À semelhança de outros grandes hospitais do país, com destaque para a região de Lisboa e Vale do Tejo e a região Norte, o Hospital de Braga não é exceção e regista uma “sobrecarga de doentes”, como revelou ao Canal S+, António Oliveira e Silva.
A secção regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros denunciou hoje que várias pessoas, incluindo um padre, foram vacinados indevidamente contra a covid-19 numa instituição de Valongo do Vouga, Águeda, distrito de Aveiro.
O Hospital de Braga vacinou contra a covid-19 um total de 2.028 profissionais, entre os quais dois não prioritários, para evitar desperdícios, disse hoje a administração à Lusa.
A Rede Nacional de Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR), criada no âmbito da pandemia de covid-19, está completa, com as 28 estruturas previstas operacionais, nos 18 distritos, e 234 utentes instalados, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna.
A Alemanha vai enviar para Portugal 26 profissionais de saúde, entre eles oito médicos, já na quarta-feira, como parte de uma missão de ajuda de combate à pandemia de covid-19, revelaram hoje fontes oficiais alemãs à Lusa.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) regista hoje uma lotação de 99% na enfermaria para doentes covid-19 e 93% na unidade de cuidados intensivos, disse à agência Lusa fonte hospitalar.
Vinte e seis dos 85 concelhos tutelados pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) registaram uma taxa de incidência superior a 1.920 novos casos de SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, revela hoje um relatório.
No norte do Vale do Sousa, onde surgiram os primeiros casos de covid-19 em Portugal, em março de 2020, morreram 251 pessoas desde o início da pandemia, com novembro a ser o mês com mais óbitos, segundo dados oficiais.
Quase 76% dos concelhos portugueses estão em risco extremo devido ao número de casos de covid-19, tendo registado uma taxa de incidência acumulada superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 13 e 26 de janeiro, segundo dados oficiais.
A farmácia do Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, recebeu hoje 11.700 doses da vacina contra a covid-19, indicou o Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram), explicando que são esperadas mais 5.850 doses durante o mês de fevereiro.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem hoje um total de 246 doentes com covid-19, 208 internados em enfermaria, 27 na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 11 na Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).
O Governo espanhol ofereceu-se para ajudar Portugal a lutar contra a falta de meios hospitalares no quadro da pandemia de covid-19, disse hoje à agência Lusa o embaixador de Portugal em Madrid, João Mira Gomes.
Portugal registou hoje 275 mortes relacionadas com a covid-19 e 5.805 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Um em cada três doentes avaliados pelas equipas que fazem pré-triagem dos que chegam de ambulância às urgências do Hospital de Santa Maria (Lisboa) eram situações menos graves e alguns foram encaminhados para centros de saúde ou para casa.
O PSD pediu hoje o agendamento de uma audição do coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 no parlamento, esta semana, para dar esclarecimentos sobre os abusos na administração de vacinas.
O Conselho Nacional de Vacinação da Áustria recomendou a não utilização da vacina AstraZeneca contra a covid-19 para a população com idade superior a 65 anos, relatou hoje a radio televisão pública ORF.
O bastonário da Ordem dos Advogados considerou hoje que o Ministério Público deveria abrir um inquérito ao caso ocorrido no INEM do Porto, em que foi autorizada a vacinação contra a covid-19 a funcionários de uma pastelaria.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 25 novos casos de covid-19, dos quais 23 em São Miguel, um na Terceira e outro no Faial, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O vice-provedor da Misericórdia de Valença apontou hoje o reinício do processo de vacinação de 115 utentes e funcionários do lar para esta semana, depois dos resultados negativos dos testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2.
O administrador do Hospital Narciso Ferreira, em Famalicão, negou hoje “qualquer fraude” no processo de vacinação na instituição, garantindo que a mulher e a filha foram vacinadas porque se voluntariaram para ajudar no combate à pandemia de covid-19.