O presidente do Secretariado Regional de Leiria da União das Misericórdias Portuguesas considerou hoje que a pandemia de covid-19 colocou em destaque o trabalho destas entidades e das instituições particulares de solidariedade social, e realçou o papel das funcionárias dos lares.
Portugal contabiliza hoje mais 95 mortes relacionadas com a covid-19 e 9.927 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O número de infetados do surto de covid-19 do lar da Cartaxaria da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, subiu de 16 para 37, disse hoje o delegado de saúde.
O presidente da Câmara da Régua disse hoje que dezembro criou a “tempestade perfeita” para o aumento exponencial de infetados no concelho e lamentou que a Saúde Pública continue a “reagir muito tarde” aos casos positivos.
O presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores, Gustavo Tato Borges, admitiu hoje que o número de casos de infeção pelo novo coronavírus na ilha de São Miguel continue a aumentar nas próximas duas semanas.
O primeiro-ministro, António Costa, descartou hoje avançar no imediato com a suspensão da atividade letiva nas escolas devido à evolução negativa da pandemia de covid-19, mas admitiu medidas mais restritivas a partir da próxima semana.
A maioria dos concelhos do continente português, com exceção de 25, vai ter no próximo fim de semana proibição de circulação entre municípios e recolher obrigatório entre as 13:00 e as 05:00, foi hoje anunciado.
O primeiro-ministro admitiu hoje que na próxima semana o Governo poderá tomar medidas mais restritivas para fazer face ao aumento de contágios e adiantou que vai proceder à audição dos partidos e dos parceiros sociais.
O total de mortes provocadas pelo surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, no Alentejo, subiu para 16, com a morte de mais três utentes, disse hoje à agência Lusa o provedor.
O especialista em Medicina Geral e Familiar Rui Nogueira defendeu hoje apoios para os mais de dois milhões de idosos que vivem fora dos lares e estão isolados devido à covid-19, para garantir que tenham comida, aquecimento e medicamentos.
O surto de covid-19 que atingiu o Serviço de Medicina Interna do Hospital de Santo André, em Leiria, no final de novembro, está ultrapassado, revelou hoje fonte hospitalar à agência Lusa.
O hospital de Évora vai abrir uma nova unidade de cuidados intensivos (UCI) para doentes com covid-19 e aumentar os postos de atendimento no serviço de urgência para infetados ou com suspeitas de infeção do coronavírus.
O líder comunista, Jerónimo de Sousa, questionou hoje a razão de ser das restrições impostas pelo Governo para combater a propagação da pandemia de covid-19, nomeadamente o recolher obrigatório às 13:00 nos fins de semana.
O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que Portugal está “preparado” para uma presidência da União Europeia (UE) presencial e também virtual, dado o agravamento da covid-19 na Europa, razão pela qual concentrou num fim de semana os “momentos-chave”.
Um surto com 22 utentes e 10 funcionários infetados pelo vírus da doença covid-19 foi detetado no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Cuba (SCMC), no Alentejo, disse hoje à agência Lusa o provedor.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou hoje que o Governo não tem feito um trabalho eficiente na comunicação do risco da covid-19, alertando ainda para a falta de apoios sociais que permitam cumprir as restrições.
Cinco misericórdias do distrito de Coimbra registam cerca de 120 casos de contágio por covid-19, com a instituição de Soure a registar a situação mais grave, informou hoje um dirigente distrital da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).
A distrital de Aveiro do PSD revelou hoje que deu entrada no Parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo a requalificação do Hospital Visconde de Salreu (HVS), em Estarreja, reabrindo o serviço de urgência básica.
O PSD questionou hoje o Governo quando será publicado o despacho de criação de uma ‘task-force’ para doentes não-covid-19, anunciada no final de setembro.
A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Lisboa fez hoje “um balanço muito positivo” da resposta à covid-19, em particular nos lares de idosos, destacando o trabalho “absolutamente fantástico” dos colaboradores, apesar do “extremo cansaço”.
O Hospital das Forças Armadas (HFAR) tratou 506 doentes de covid-19 transferidos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde o início da crise pandémica, em março, informou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O surto de covid-19 no lar residencial da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Marvão (Portalegre) “está resolvido”, revelou hoje à agência Lusa o presidente do município, Luís Vitorino.
Portugal irá liderar uma parceria de 16 regiões europeias na área da economia circular na saúde, no quadro de um projeto da Comissão Europeia que procura “mobilizar atores na inovação regional e nacional a responderem ao impacto da covid-19”.
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) alertou hoje que há profissionais que trabalham no Serviço Nacional de Saúde através de contratação de empresas que não estão a ser vacinados por falta de orientações das administrações regionais de saúde.