A maioria das pessoas que tiveram covid-19 registam uma imunidade média de 83% à doença durante pelo menos cinco meses, mas podem ser reinfetadas e transmitir o vírus, segundo um estudo da agência de Saúde Pública de Inglaterra (PHE).
O diretor de medicina intensiva do Hospital de São João, Porto, acredita que a sobrecarga do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “só diminuirá muito lá para o final do verão”, frisando que “vale a pena” fazer um sacrifício agora.
De supermercados a estabelecimentos de ensino, há um conjunto de 52 tipos de atividade que podem continuar a funcionar durante o confinamento geral devido à covid-19, de acordo com o diploma do Governo.
O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu hoje que a situação epidémica “é tão séria” que devia imperar o princípio da precaução e usarem-se “todas as armas” para a travar o mais rápido possível, nomeadamente o ensino à distância.
A nova variante do SARS-CoV-2 descoberta no Reino Unido já foi detetada em pelo menos 25 países europeus, incluindo a Rússia, afirmou hoje o diretor regional europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O parlamento na Madeira vai ter menos plenários em fevereiro, as reuniões das comissões vão realizar-se por videoconferência e os deputados vão usar máscara sempre que usarem da palavra, foi hoje anunciado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou hoje o decreto do Governo que regulamenta o estado de emergência, impondo um dever geral de recolhimento domiciliário e a suspensão de um conjunto de atividades.
O Politécnico de Leiria decidiu passar para ‘online’ toda a sua avaliação da época normal e de recurso para garantir equidade a todos os estudantes e ter o 2.º semestre com aulas presenciais.
O lar de Palaçoulo, tutelado pela Misericórdia de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, tem 30 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, entre utentes e funcionários", disse à Lusa hoje à provedora da Instituição.
O grupo empresarial Johnson & Johnson anunciou hoje que a sua vacina contra o novo coronavírus produziu uma resposta imunitária que durou mais de dois meses com uma única toma.
As equipas dos lares atingidos por surtos de covid-19 vão precisar de apoio psicológico para superar o impacto da pandemia nas instituições, alertaram hoje os responsáveis no Alentejo da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).
A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou hoje que o Governo da Jordânia incluiu os refugiados na campanha de vacinação contra a covid-19, tornando o país num dos primeiros a incluir este grupo na imunização.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 63 novos doentes com covid-19, 62 dos quais em São Miguel e um no Faial, contando a região atualmente com 846 casos positivos ativos.
O decreto do Governo que regulamenta o novo estado de emergência devido à pandemia da covid-19, em vigor entre as 00:00 de sexta-feira e as 23:59 de 30 de janeiro, determina o encerramento de espaços e estabelecimentos comerciais.
O número de mortes associadas à covid-19 no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro, distrito de Bragança, subiu para 11 e todos os 61 utentes estão infetados pelo SARS-CoV-2, disse hoje à Lusa a provedora da instituição.
A covid-19 já matou pelo menos 1.979.596 pessoas no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais.
Um encontro entre o primeiro-ministro e a presidente da Comissão Europeia marca o início da visita, na sexta-feira, de uma delegação do executivo comunitário a Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).
A Federação Nacional de Educação (FNE) alertou hoje que a decisão do Governo de manter a atividade letiva presencial em todas as escolas vai exigir "medidas que garantam a proteção e a saúde" de todos os membros da comunidade escolar.
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, testou positivo ao novo coronavírus, tem “sintomas ligeiros” e está em confinamento domiciliário, informou hoje o gabinete do primeiro-ministro.
O diretor da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo, disse hoje que os testes de despiste à covid-19 realizados a 228 idosos e funcionários do lar da instituição resultaram negativos, após três infeções pelo vírus.
O surto de covid-19 que infetou 92 pessoas no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, no distrito de Beja, e provocou 15 mortos, está resolvido, revelou hoje o provedor.
O deputado do PSD Carlos Peixoto questionou o Governo sobre a “situação dramática” em que se encontra o hospital da Guarda em relação ao acolhimento e acomodação “segura e condigna dos doentes”.
Sessenta pessoas em situação de sem-abrigo da cidade do Porto vão ser reincluídas social e profissionalmente, no âmbito do projeto Porto Sentido, iniciado no ano passado.
O confinamento decretado por Portugal e as restrições nos Estados-membros da União Europeia (UE) para limitar a propagação da covid-19 reforçam o cenário de uma presidência virtual e forçarão Portugal a priorizar dossiês, referem responsáveis à Lusa.