O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje em Coimbra que o processo de vacinação contra a covid-19 não pode chegar a todos ao mesmo tempo e que existem prioridades que devem ser consistentes.
A redução de casos de covid-19 em toda a Europa permite às autoridades locais avaliar as suas respostas ao vírus e reforçar os sistemas de saúde, disse hoje a direção regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mais de sete mil elementos da PSP e da GNR e 11 mil bombeiros receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, avançou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).
O presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) defendeu hoje que devem ser realizados testes com frequência às forças de segurança caso seja alterado o plano de vacinação contra a covid-19.
O Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) admitiu hoje apresentar uma providência cautelar para suspender a decisão de afastar os polícias do grupo de profissionais prioritários no plano inicial de vacinação contra a covid-19.
A presidente da Comissão Europeia vai anunciar hoje, na cimeira do G7, a proposta de duplicar, de 500 para 1.000 milhões de euros, a contribuição da União Europeia para o programa COVAX de vacinação internacional contra a covid-19.
A primeira fase de vacinação contra a covid-19 dos cerca de 15 mil bombeiros vai manter-se, disse hoje à Lusa o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).
As obras de construção da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Évora arrancaram esta semana, num investimento de cerca de quatro milhões de euros, revelou hoje o provedor da instituição.
Mais de 40 por cento das mortes em Portugal entre o fim de janeiro e o princípio de fevereiro foram atribuídas à covid-19, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.441.926 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) manifestou hoje “alguma preocupação” com o retardar da vacinação das forças de segurança contra a covid-19 e defendeu que o Governo devia dar “um sinal de resolução do problema”.
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião de segunda-feira, uma proposta para reforçar o Fundo Municipal de Emergência Social (FMES).
Um estudo do hospital israelita Sheba, divulgado hoje e publicado na revista científica The Lancet, mostrou que a primeira dose da vacina produzida pela Pfizer reduziu as infeções por coronavírus em 75%, duas semanas depois de ser administrada.
O PSD recomendou ao Governo que crie uma comissão científica permanente de apoio e acompanhamento da resposta à pandemia de covid-19, considerando que em Portugal as decisões têm sido “erráticas e tardias”.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) lançou um concurso público para a instalação e desenvolvimento de uma área de cuidados paliativos de apoio à urgência da unidade hospitalar de Chaves, disse hoje fonte hospitalar.
A Câmara de Baião criou uma estrutura, junto ao centro de saúde local, que vai permitir vacinar a população do concelho contra a covid-19 a partir de terça-feira, informou hoje fonte da autarquia.
Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) estão a colaborar com o grupo MUST-B, criado pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, para estudar o risco integrado de múltiplos fatores de ‘stress’ em abelhas melíferas.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, disse hoje estar “surpreendido” por não ter sido avisado de que a vacinação destes profissionais deixou de liderar as prioridades do plano e exigiu esclarecimentos.
A plataforma de dados estatísticos Eyedata tem a partir de hoje uma nova página em que se cruzam dados da pandemia da covid-19 com variáveis sociodemográficas de cada país do mundo e de Portugal e dos seus municípios.
O laboratório alemão CureVac iniciou a última e terceira fase de ensaios clínicos "em grande escala" da sua vacina contra a covid-19 no Panamá, que deverá envolver cerca de 3.000 pessoas, para demonstrar a eficácia e segurança da imunização.
A vacinação das forças de segurança e bombeiros vai deixar de liderar as prioridades devido à escassez de vacinas, sendo reforçada a administração a pessoas com 80 ou mais anos e entre os 50 e os 79 anos com doenças crónicas.
Cerca de 180 efetivos das forças de segurança em funções no concelho de Gondomar e um segundo grupo de 80 bombeiros locais recebem hoje a primeira de duas doses da vacina contra a covid-19, adiantou o presidente da Câmara.
As exportações em saúde cresceram 150% na última década, atingindo os 1.749 milhões de euros em 2020, o que, para o Health Cluster Portugal, mostra a “resiliência do setor”.
Portugal canalizou, bilateralmente ou através de organizações multilaterais, cerca de um milhão de euros para apoio à resposta de Timor-Leste à covid-19, a que se somaram apoios regionais e globais, indicaram dados hoje divulgados.