O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), Alexandre Lourenço, alertou hoje que os hospitais públicos estão a operar em “condições inferiores ao necessário”, o que vai ter consequências para a saúde dos doentes.
Cerca de 600 vacinas contra a covid-19 ficaram inutilizadas devido a uma "utilização inadequada dos sistemas de refrigeração da farmácia do hospital", disse hoje o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que avalia apresentar um processo-crime.
O presidente do CDS-PP propôs hoje que o setor privado possa administrar vacinas contra a covid-19 por forma a "tornar mais célere" o processo, e pediu que estes meios não sejam desmobilizados do combate à pandemia.
O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) tem hoje internados 214 doentes covid, 18 dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos, o que significa que está a utilizar toda a capacidade instalada para doentes covid, revelou hoje aquela instituição hospitalar.
Os hospitais públicos da região Centro reforçaram em mais seis o número de camas para fazer face à atual pandemia, acrescido de 71 novos lugares nas estruturas de apoio de retaguarda, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS).
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) tem hoje 151 doentes internados com covid-19 e 84% da capacidade ocupada, segundo dados fornecidos à agência Lusa pela instituição com sede social em Vila Real.
Vinte e quatro concelhos da região Norte registaram uma taxa de incidência superior a 1.800 novos casos de SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, revela hoje um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
Quatro surtos de covid-19 registam-se em lares de idosos no concelho de Ponte de Sor (Portalegre), onde o número de infetados na comunidade também tem aumentado, revelou hoje à agência Lusa o presidente do município, Hugo Hilário.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, assinalou hoje que 75% das vacinas contra o novo coronavírus foram utilizadas em apenas 10 países, pedindo uma campanha de vacinação igualitária.
A Comissão Europeia apelou hoje ao “pleno empenho” da farmacêutica AstraZeneca na entrega atempada e nas doses acordadas de vacinas contra a covid-19 para a União Europeia (UE), fazendo um ultimato antes de uma nova reunião esta noite.
O primeiro-ministro, António Costa, referiu hoje que espera que “não haja mais problemas com o fornecimento de vacinas por parte da indústria” farmacêutica e que as negociações com a AstraZeneca “tenham um sucesso tão rápido quanto possível”.
A Ordem dos Médicos afirmou hoje que os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo estão a chegar ao “final da linha”, uma vez que já não conseguem ampliar o número de internamentos nos cuidados intensivos.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem hoje 220 doentes infetados por SARS-COV-2, dos quais 192 internados em enfermaria, 20 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e oito internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).
Um surto de covid-19 num "lar ilegal" em Salvaterra de Magos infetou "cerca de quatro dezenas de pessoas", entre utentes e funcionários, tendo os idosos sido transferidos para outros locais, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.
Noventa pessoas, entre profissionais e utentes, estão infetadas com covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, embora já terem recebido a primeira dose na vacina contra o novo coronavírus, confirmou hoje o delegado de saúde.
A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) denunciou hoje, no parlamento, problemas de legalidade na filmagem de alunos avaliados à distância e alertou para a necessidade de a lei regular tais procedimentos.
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que é necessário “evitar a todo o custo” a criação de “novas barreiras à circulação interna ou à circulação externa” da União Europeia (UE), no contexto da pandemia de covid-19.
Os estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo e do Porto, ambos em Matosinhos, têm 22 infetados com o novo coronavírus, dos quais 19 reclusos e três guardas prisionais, informaram hoje à Lusa os Serviços Prisionais.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 38 novos casos positivos de covid-19, dos quais 19 em São Miguel, 13 na Terceira, quatro no Faial, um no Pico e um em São Jorge, foi hoje anunciado.
A mortalidade relacionada com consumo de drogas voltou a aumentar em Portugal, com o número de ‘overdoses’ a subir pelo terceiro ano seguido, segundo o relatório hoje apresentado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
Nove dos 12 funcionários do posto dos CTT de Caminha estão infetados pelo novo coronavírus, incluindo os seis carteiros, causando atrasos na entrega da correspondência em todo o concelho, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.
Portugal registou hoje 293 mortos relacionaldos com a covid-19, um novo máximo diário desde o início da pandemia, e 15.073 novos casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Um “pico de afluência” de doentes com covid-19 ao Hospital dos Covões, na terça-feira, originou o encaminhamento excecional de algumas ambulâncias para a urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), confirmou hoje uma fonte hospitalar.
O contrato assinado entre a Comissão Europeia e a farmacêutica AstraZeneca para entrega da vacina contra a covid-19 foi orçado em 336 milhões de euros, e Bruxelas exigiu hoje o cumprimento do acordo, ameaçando com um processo legal.