O Presidente da República pediu hoje a fiscalização da constitucionalidade do diploma que despenaliza a morte medicamente assistida considerando que utiliza "conceitos altamente indeterminados", como o de "sofrimento intolerável".
O PS considerou hoje natural a decisão do Presidente da República de requerer a fiscalização preventiva da constitucionalidade do diploma que despenaliza a morte medicamente assistida e adiantou que aguarda "com tranquilidade" a pronúncia do Tribunal Constitucional.
A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, avisou hoje que o número “muitíssimo elevado” de internamentos em cuidados intensivos devido à covid-19 não permite criar qualquer expectativa de um desconfinamento para breve.
Um surto de covid-19 num lar privado em Estremoz, no distrito de Évora, já infetou 38 pessoas, entre utentes e funcionárias, tendo morrido uma idosa, disse hoje à agência Lusa a gerente da unidade, Sónia Linhol.
A retoma das atividades clínicas não covid-19 será “cautelosa e progressiva” porque as unidades intensivas mantêm uma ocupação elevada no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), que integra o Hospital Santo António, revelou hoje fonte da instituição.
A União Europeia recomenda a realização de testes regulares nas quintas de visons, animais entre os quais foram identificados centenas de milhares de casos de covid-19, e pede que se faça o sequenciamento, indica um relatório divulgado hoje.
A vacinação contra a covid-19 começou hoje no centro instalado no pavilhão desportivo da Meadela, com um total de cerca de 410 inoculações, prevendo-se passar às 800 diárias, disse fonte da Câmara de Viana do Castelo.
A responsável da unidade técnica anticovid da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse hoje não haver provas de que a variante do vírus identificada na África do Sul seja mais mortal do que outras.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje para o Tribunal Constitucional o diploma do parlamento que despenaliza a morte medicamente assistida, para fiscalização preventiva da constitucionalidade.
O Governo decretou hoje de “especial interesse público” a contratação de enfermeiros estrangeiros no âmbito do combate à pandemia de covid-19, depois da providência cautelar interposta pela Ordem dos Enfermeiros.
A Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) de Paços de Ferreira, instalada há três meses no antigo hospital, que chegou a estar perto da ocupação máxima de 27 camas, tem hoje um doente internado, revelou a autarquia.
O plano estratégico da OMS para enfrentar a pandemia de covid-19 este ano, hoje lançado, contém seis objetivos e uma necessidade de financiamento estimada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou hoje o diretor-geral da organização.
Um surto de covid-19 no lar da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, em Odemira, já provocou a morte a três idosos, estando ainda 22 utentes e sete funcionárias infetados, confirmou hoje o presidente da instituição.
A eurodeputada do PCP Sandra Pereira defendeu hoje a necessidade de uma "nova estratégia" europeia para acelerar o processo de vacinação da população contra a covid-19, atualmente a decorrer a um "ritmo lento" por falta de vacinas.
As 1.785 análises realizadas nos Açores nas últimas 24 horas revelaram dez novos casos de covid-19, sendo nove em São Miguel e um em Santa Maria, e duas recuperações, ambas na ilha de São Miguel.
O presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores anunciou hoje o alargamento dos rastreios ao novo coronavírus na região, mas lembrou que já são feitos testes regulares em várias instituições.
Mais de mil pessoas com covid-19 saíram do internamento hospitalar nos últimos três dias, estando hoje hospitalizados 3.819 doentes, dos quais 688 em unidades de cuidados intensivos.
O presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores considerou hoje que a situação epidemiológica da região teve uma “evolução bastante positiva”, mas apelou ao cumprimento das medidas de contenção.
Portugal registou hoje 105 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.944 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A taxa de internamento em enfermarias covid-19 nos hospitais da região Centro baixou na quarta-feira de 69% para 64% da sua ocupação, revela o relatório de hoje da Administração Regional de saúde do Centro (ARSC).
A China ocultou informação sobre os primeiros casos de covid-19 há um ano, o que favoreceu os contágios, e fê-lo novamente na recente missão da Organização Mundial de Saúde (OMS) a Wuhan, denunciou hoje a Human Rights Watch (HRW).
A conferência de líderes parlamentares agendou hoje para os dias 11 e 25 de março debates sobre eventuais decretos presidenciais para a renovação do estado de emergência em Portugal para o combate à epidemia de covid-19.
O Ministério Público já instaurou 33 inquéritos relacionados com irregularidades na vacinação contra a covid-19, entre os quais a IPSS de Castelo Branco, Farminhão, Resende e Trancoso e a responsáveis autárquicos de Lisboa, Portimão e Reguengos de Monsaraz.
Doze utentes já vacinados contra a covid-19 de um lar da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Évora estão infetados com o novo coronavírus, mas encontram-se assintomáticos, disse hoje o provedor da instituição.