Um projeto de alojamento local para aves pretende colocar 2.000 caixas-ninho em dois anos no Algarve procurando fixar as espécies em meio urbano e alertar para o seu papel no combate a pragas.
O PCP apresentou no Parlamento um projeto de resolução a recomendar ao Governo a internacionalização serviço de radiologia, concessionado desde 2004 a privados, na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), foi hoje divulgado.
Mais de um ano depois do primeiro caso de covid-19, a pandemia está mais mortal em África e o ritmo da chegada das vacinas faz aumentar receios de que o vírus se torne endémico no continente.
Mais de um terço dos trabalhadores da União Europeia em plataformas digitais, perdeu o emprego na sequência da pandemia de covid-19 e estava desempregado quando iniciou essa atividade, conclui um estudo divulgado hoje.
Empregos perdidos e horários de trabalho reduzidos, violência doméstica crescente provam que o impacto da pandemia foi mais forte nas mulheres e fez “descarrilar as conquistas de igualdade”, alerta o Instituto Europeu para a Igualdade de Género.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) vão, através de mais de 35 mil amostras nasofaríngeas, avaliar as coinfeções com o SARS-CoV-2 e perceber se a infecciosidade das variantes se alterou ao longo do último ano.
O setor social quer isenção de IVA nas verbas atribuídas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a possibilidade de converter a frota do apoio domiciliário em veículos elétricos e apoios para produção própria de energia renovável.
O setor social quer que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) preveja, “no mínimo, o dobro” dos 583 milhões de euros dedicados a respostas sociais, ou então, a garantia de acesso a mais fundos comunitários de financiamento.
A ILGA Portugal e o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos recomendaram ao governo que retire imediatamente todos os critérios ou prazos de exclusão de dadores de sangue por causa da orientação sexual e que clarifique critérios de elegibilidade.
A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) promove hoje o seminário internacional a “Igualdade de género como fator de recuperação” económica, na sequência da crise provocada pela pandemia de covid-19.
A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19.
A transição digital poderá afetar a população que menos usa internet, os idosos, e para que isso não aconteça é necessário reforçar e adaptar as formações a um grupo que não é nada homogéneo, defende especialista.
As competências digitais deveriam ser introduzidas logo ao nível do 1.º ciclo de ensino, defende a investigadora da Universidade do Porto Sofia Marques Silva, salientando que a inclusão digital não pode ser encarada como um luxo.
A pandemia da covid-19 veio “catapultar” cidadãos e entidades públicas para o digital, permitindo acelerar a transição digital da sociedade e da economia, defende uma especialista em administração pública.
A fome afeta diretamente oito milhões de pessoas no Corredor Seco da América Central que sofrem de carência alimentar adensada pela pandemia e pelas alterações climáticas, alertou uma investigação divulgada na quinta-feira.
As autoridades sanitárias da Irlanda estão a investigar quatro acontecimentos de natimortos que podem estar associados a um surto de SARS-CoV-2, anunciou na quinta-feira o diretor-geral do Departamento da Saúde, Ronan Glynn.
Pelo menos 17 mil profissionais de saúde morreram de covid-19 em 2020 em todo o mundo, avançou hoje a Amnistia Internacional (AI), apelando a uma “ação urgente” para acelerar a vacinação destes trabalhadores “altamente expostos” e várias vezes “desprotegidos”.
Milhares de crianças estão a passar fome em Madagáscar, devido ao agravamento da seca no país africano, e correm risco de vida caso não recebam ajuda rapidamente, afirmou hoje a ONG Ação Contra a Fome (ACF).
O município de Bragança vai instalar um centro de vacinação contra a Covid-19 com entrada em funcionamento prevista para o final de março, anunciou hoje a câmara.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou, hoje, por unanimidade, o relatório final do concurso público para a empreitada de remoção de fibrocimento da cobertura de cinco edifícios escolares, num investimento de cerca de 800 mil euros.
A 2.ª edição do Prémio BIAL em Biomedicina está em curso e prevê um prémio de 300 mil euros para a obra concorrente publicada a partir de 2012 com resultados de grande qualidade e relevância científica, foi hoje anunciado.
O coordenador da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 (CTVC) anunciou hoje que está a ser analisada a inclusão de pessoas com doenças que não tinham sido consideradas prioritárias no plano para receberem a vacina.
A Câmara de Valongo alugou um edifício para ser centro de vacinação contra a covid-19 na cidade e cedeu outro, municipal, em Ermesinde, para o mesmo efeito, facilitando ainda o estacionamento a quem se for vacinar, foi hoje anunciado.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou hoje que o desconfinamento no âmbito da pandemia de covid-19 seja gradual e acompanhado de orientações claras e da garantia do controlo da transmissão da infeção pelo SARS-Cov-2.