A Ordem dos Médicos insistiu hoje na necessidade de incluir nos primeiros grupos de vacinação os profissionais de saúde e as pessoas com 80 anos ou mais que já tiveram covid-19 há mais de 90 dias.
Equipas de investigadores estão a analisar novas formas de armazenar vacinas contra a covid-19, com o objetivo de ultrapassar a exigência de uma cadeia de ultrafrio, que dificulta a distribuição do fármaco em muitas regiões do mundo.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) disse hoje que as reinfeções por SARS-CoV-2 são “bastante raras”, dado o nível “muito elevado” de proteção até sete meses após a infeção, mas pediu estudos devido às novas variantes.
Uma equipa médica do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa removeu pela primeira vez a bexiga, próstata e gânglios pélvicos de um doente com cancro através de uma laparoscopia, uma técnica cirúrgica menos agressiva.
Um hidrogel desenvolvido na Universidade de Hokkaido, Japão, reverteu células cancerígenas diferenciadas em células estaminais cancerígenas no prazo de 24 horas em seis tipos de cancro, anunciou hoje a instituição.
Os trabalhadores do serviço de apoio domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) já foram identificados como prioritários para efeitos de vacinação contra a covid-19, estando a instituição a aguardar o fornecimento das vacinas.
As Sociedades Portuguesas de Pneumologia, Pneumologia Pediátrica e Sono, Neurologia e Neuropediatria apelaram hoje à inclusão dos doentes neuromusculares na primeira fase de vacinação contra a covid-19.
Um estudo hoje divulgado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) revela que uma vacina contra a covid-19 num determinado agregado familiar pode reduzir em pelo menos 30% o risco de infeção nos restantes membros.
O número de pessoas idosas vítimas de violência aumentou mais de 20% em 2020 face a 2019, segundo as últimas estatísticas da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).
O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, disse hoje que o Governo “não faz bem” se decidir enviar ao Tribunal Constitucional para fiscalização sucessiva os diplomas aprovados pelo parlamento que reforçam os apoios sociais, promulgados pelo Presidente da República.
O navio humanitário “Open Arms”, associado a uma organização não-governamental (ONG) espanhola, resgatou 219 migrantes nas últimas 24 horas em três operações distintas realizadas numa zona sob a responsabilidade das autoridades de Malta, foi hoje divulgado.
Portugal tem 32 concelhos com mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias, um valor acima das metas nacionais definidas pelo Governo para o desconfinamento, segundo a Direção-Geral de Saúde.
O BE exigiu hoje do Ministério do Ambiente esclarecimentos sobre a recolha intensiva de resina em pinhais de Ovar, após críticas locais ao excessivo número de cortes em cada árvore e ao abandono de recipientes plásticos no local.
A deputada não inscrita Cristina Rodrigues entregou hoje no parlamento um projeto de lei para garantir que os pais e mães que sofram uma perda gestacional tenham direito até três faltas justificadas consecutivas, sem perda de remuneração.
Dois meses depois de ter sido um dos países do mundo com mais novos casos e novas mortes por covid-19 por milhão de habitantes, Portugal está dezenas de lugares abaixo na tabela desses indicadores e abaixo das médias europeia e mundial.
O laboratório farmacêutico Servier foi hoje declarado culpado pela justiça francesa de “engano agravado” e de “homicídio e lesões involuntários” no caso Mediator, um dos maiores escândalos de saúde em França.
Uma massa de ar do Norte de África está a provocar uma “fraca qualidade do ar no continente”, alertou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomendou cuidados redobrados para a população mais sensível, como crianças e idosos.
O índice de transmissibilidade (Rt) do novo coronavirus em Portugal continua a subir, situando-se hoje em 0,94, enquanto a incidência desceu para 70 novos casos de infeção por 100.000 habitantes, segundo dados oficiais.
A Hungria é o país da União Europeia (UE) com o maior número de população vacinada mas um dos piores do mundo em número de mortes por covid-19 ‘per capita’, de acordo com um organismo da UE.
As crianças em risco têm garantido o agendamento nos serviços de registo e a emissão do cartão de cidadão, anuncia hoje o Ministério da Justiça, assegurando que os serviços estão orientados para fazer o atendimento presencial destes casos.
Portugal registou hoje seis mortes relacionadas com a covid-19 e 309 novos casos de infeção com o novo coronavírus, valores que se têm mantido estáveis desde meados de março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O secretário de Estado adjunto e da Educação, João Costa, reforçou hoje a importância da cidadania como “pilar fundamental do currículo” escolar e equiparou a sua importância às disciplinas tradicionais.
O Conselho Estratégico Nacional da Saúde defendeu hoje um orçamento suplementar para 2021 que contemple as “reais necessidades” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e um plano para recuperar a atividade assistencial e reduzir as listas de espera.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas nove novos casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, em contexto de transmissão comunitária, resultantes de 961 análises realizadas nos laboratórios de referência, informou a Autoridade Regional de Saúde.