A Direção-Geral da Saúde lança hoje uma campanha sobre a utilização segura de antibióticos para travar as infeções por bactérias multirresistentes, que na União Europeia atingem 670 mil pessoas/ano, mais do que o VIH, tuberculose e gripe.
Os alunos do 1.º ao 12.º ano retomam hoje as atividades letivas, mas longe das escolas, regressando das férias antecipadas para o já conhecido ensino a distância que marcou o final do ano letivo passado.
Cerca de 90% dos primeiros 1.000 profissionais de saúde vacinados em Portugal desenvolveram imunidade contra o novo coronavírus três semanas após terem recebido a primeira dose, revelam as conclusões de um estudo hoje divulgadas.
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) quer explicações sobre a transferência de enfermeiros dos cuidados intensivos neonatais da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, para reforço de equipas em outras unidades da cidade.
A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exigiu hoje que os trabalhadores com contrato individual das empresas municipais possam inscrever-se na ADSE, no âmbito do alargamento do universo de beneficiários que está em curso.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, expressaram hoje o seu apoio à estratégia de fornecimento e de distribuição das vacinas contra a covid-19 delineada pela Comissão Europeia, atualmente alvo de críticas e de atrasos.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) manifestou hoje o seu reconhecimento e salientou o “importante trabalho” desenvolvido pelas unidades de saúde da região na resposta à pandemia causada pela covid-19.
A Câmara Municipal da Amadora escolheu o pavilhão Rita Borralho (EB 2,3 Cardoso Lopes) como centro de vacinação contra a covid-19, estimando nesta fase vacinar cerca de 11 mil pessoas, disse hoje à agência Lusa a presidente da autarquia.
Cerca de cinco mil famílias foram apoiadas pela Cáritas Diocesana de Portalegre - Castelo Branco em 2020, mais “20%” face a 2019, devido à pandemia da covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.
O PSD de Braga exigiu hoje o "acompanhamento e intervenção" do primeiro-ministro em todo o processo de vacinação contra a covid-19 para que não haja "aproveitamento político" e para que a inoculação "decorra de forma séria".
A vacina contra a covid-19 da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca é igualmente efetiva à nova variante britânica do coronavírus, segundo novas provas científicas divulgadas hoje.
Os deputados sociais-democratas eleitos pelo distrito de Viseu questionaram o ministro da Defesa sobre as razões que levaram ao encerramento, em plena pandemia, da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em Oliveira do Conde, Carregal do Sal.
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com sede na Covilhã, está com uma taxa de ocupação superior a 91%, entre doentes com covid-19 e ‘não covid', informou hoje aquela unidade de saúde.
Um surto de covid-19 foi detetado numa estrutura residencial de apoio a pessoas idosas (ERPI) de uma fundação em Pias, no concelho de Serpa (Beja), com 45 infetados, a maioria no lar feminino, revelou hoje a instituição.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) voltou hoje a lançar os inquéritos “Diários de uma Pandemia” com o intuito de perceber o que “mudou” no dia-a-dia das pessoas desde o primeiro confinamento.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) disponibilizou-se hoje para acolher cinco doentes covid-19 do Hospital Garcia de Orta (HGO), concelho de Almada, e um do Beatriz Ângelo, em Loures, revelou fonte hospitalar.
O centro de vacinação contra a covid-19 de Matosinhos, instalado na Área Dedicada ao Doente Respiratório (ADR) Comunidade, terá capacidade para 500 utentes por dia, adiantou hoje à Lusa fonte da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM).
A rede nacional de Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR) foi reforçada com mais cinco estruturas em pousadas de juventude e integra atualmente cerca de 2.300 camas distribuídas por todo o país, disse hoje o ministro da Administração Interna.
O líder do PPM/Açores, Paulo Estêvão, disse hoje ser necessário aumentar “muito significativamente” os recursos para o setor da saúde no Orçamento da região para 2021, para enfrentar a pandemia da covid-19 e pagar aos fornecedores.
Os líderes da Grécia, Áustria, República Checa e Dinamarca pediram hoje à presidente da Comissão Europeia que agilize o diálogo sobre as vacinas contra a covid-19 ainda não aprovadas, para evitar problemas de distribuição.
O número de doentes com covid-19 internados nas enfermarias dos hospitais da região Centro voltaram a descer na quinta-feira pelo segundo dia consecutivo, de acordo com o relatório de hoje da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
O Governo regional da Galiza espera que Portugal responda “este fim de semana” sobre a oferta que a região fez para receber doentes com covid-19 nos hospitais desta comunidade autónoma espanhola.
O presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Lisboa, defendeu hoje uma maior participação destes autarcas no plano de vacinação, devido à proximidade aos cidadãos, mostrando-se preocupado com a regra que não permite vacinação em lares com casos de covid-19.
O secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos, disse hoje que a Madeira está com capacidade para responder aos doentes covid-19 da região e aos do Serviço Nacional de Saúde, caso seja necessário.