A Câmara do Seixal, no distrito de Setúbal, montou três centros de vacinação para receber utentes prioritários na próxima fase do plano nacional de vacinação contra a covid-19, que estão prontos a funcionar quando houver vacinas disponíveis.
O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, lamentou hoje que o seu homólogo de Esposende tenha pedido a exoneração do diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado III por causa do processo de vacinação.
O presidente do Chega acusou hoje o Governo de andar “a correr atrás do prejuízo, sempre um passo atrás” no combate à epidemia de covid-19, e pediu “sinais” de reabertura de escolas e pequeno comércio, designadamente restaurantes.
A diretora regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social dos Açores, Lucília Fagundes, apresentou hoje a sua demissão, na sequência de notícias que davam conta de ter sido vacinada contra a covid-19.
O BE desafiou hoje o Governo a deixar os anúncios e “passar à prática” nas medidas de apoio devido à pandemia, sobretudo tendo em conta o prolongamento anunciado do confinamento, defendendo uma mudança “muito clara” na estratégia de testagem.
A ministra da Justiça disse hoje, no parlamento, que vai começar “a breve trecho” a vacinação contra a covid-19 dos oficiais de justiça e dos trabalhadores dos registos.
A ministra da Saúde afirmou hoje que a saída do epidemiologista Manuel Carmo Gomes do painel de peritos que faz o ponto da situação da covid-19 no Infarmed se deveu a motivos profissionais.
O primeiro-ministro considerou hoje que o atual confinamento está a produzir resultados contra a covid-19, mas é necessário prolongá-lo face aos elevados níveis da pandemia e continuar a investir na testagem massiva e na capacidade de rastreamento.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, disse hoje que no pós-pandemia um dos “tsunamis” será o da saúde e sugeriu à tutela que ative “rapidamente” uma ‘task force’ dedicada a doentes não covid-19.
O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu hoje que a testagem é a “arma principal” no combate à pandemia de covid-19 e que deve evitar-se o confinamento, apontando “três linhas vermelhas” que não devem ser ultrapassadas.
O CDS-PP defendeu hoje o envolvimento de militares num "robusto plano de testagem rápida" que permita a identificação das cadeias de contágio da covid-19 e responsabilizou o Governo pelo "descontrolo da pandemia".
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) sublinhou hoje que “não se pode desconfinar já”, referindo que não conhece um “número mágico” para apontar data ao desconfinamento, mas isso só pode acontecer quando “diminuírem os internamentos de cuidados intensivos”.
O PSD considerou hoje que o atual confinamento terá de ser prolongado até “meados, fim de março” por o Governo “ter sido frouxo” e “não ter agido a tempo” no combate à covid-19.
Um surto de covid-19 no hospital da Misericórdia de Serpa motivou o encerramento da urgência, mas estão a ser feitos “todos os esforços” para reabrir o serviço “o mais rápido possível”, disse hoje o provedor.
Portugal registou hoje 203 mortes relacionadas com a covid-19 e 2.583 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal deverá continuar com o nível de confinamento atual até meados de março, afirmou hoje a ministra da Saúde, indicando que o país continua com uma “incidência extremamente elevada” de novos casos de contágio pelo novo coronavírus.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses voltou hoje a reclamar o descongelamento da progressão da carreira daqueles profissionais no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), numa ação em frente ao hospital de Santo André, com distribuição de panfletos aos utentes.
O aumento do cibercrime verificado durante a pandemia “veio para ficar, mesmo pós-covid”, o que impõe mais coordenação e partilha de informações, alerta a deputada Isabel Oneto, copresidente do Grupo de Controlo Parlamentar Conjunto sobre a Europol.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, cinco novos casos de covid-19, dos quais quatro em São Miguel e um na Terceira, enquanto 10 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O número de mortes no surto de covid-19 no Lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), subiu de um para oito, estando quatro utentes hospitalizados, foi hoje revelado.
A primeira toma da vacina contra a covid-19 em lares e residenciais para idosos da cidade de Lisboa já foi ministrada a 6.244 utentes e profissionais em 126 equipamentos, estando em falta 43 instituições, anunciou hoje o município.
A Cáritas Diocesana de Évora apoiou quase quatro mil pessoas, em 2020, quando surgiu a pandemia de covid-19, o que representou um aumento anual de 20%, e este ano já está a receber mais pedidos de ajuda.
O estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) sobre as perceções sociais da pandemia de covid-19 indica que a confiança da população portuguesa face à vacina está a crescer, revelou hoje a diretora da ENSP, Carla Nunes.
O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas da Madeira anunciou hoje que a reabilitação do Centro de Saúde do Arco da Calheta será lançada brevemente, sublinhando que o Governo Regional reabilitou 20 estruturas de saúde nos últimos cinco anos.