Um painel de peritos no Canadá recomendou que fosse alargado para quatro meses o intervalo entre as duas doses da vacina contra a covid-19, para permitir inocular rapidamente mais pessoas, quando escasseiam as doses no país.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou hoje que iniciou uma “análise contínua” da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança e qualidade.
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, defendeu hoje que a União Europeia (UE) não quer utilizar a vacina contra a covid-19 como “um instrumento para influência geopolítica”, mas antes para revitalizar o multilateralismo mundial.
Os pais e diretores escolares acreditam que as escolas estão preparadas para reabrir, defendendo que sempre foram locais seguros, mas pedem mais testes de rastreio à covid-19 e, eventualmente, a vacinação dos profissionais para reforçar a confiança.
Os diretores escolares e as famílias fazem um balanço positivo do ensino à distância, imposto pela pandemia de covid-19, reconhecendo que está a correr melhor do que no ano passado, mas ainda há dificuldades e nada substitui o presencial.
Um ano depois do mundo ter sido confrontado com a doença covid-19, a organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje que a pandemia, que ainda se mantém, “precipitou crises de direitos humanos” à escala mundial.
A pandemia teve “um grande impacto” na deteção do cancro em crianças, já que levou a uma “interrupção substancial” dos diagnósticos e tratamentos, especialmente em países considerados em desenvolvimento.
A chanceler alemã, Angela Merkel, aceitou na quarta-feira à noite um levantamento progressivo das restrições contra a pandemia na Alemanha, cedendo a um descontentamento crescente na opinião e no próprio governo a sete meses das eleições legislativas.
Uma investigação preliminar feita na África do Sul pretende demonstrar que as pessoas infetadas com a estirpe do SARS-CoV-2 detetada naquele país têm maior imunidade a outras variantes, foi hoje anunciado.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses, mesmo com a atual campanha de vacinação em curso.
A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e a Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal alertam hoje para a necessidade de uma resposta mais eficaz a esta doença, que é fator de risco acrescido para infetados com covid-19.
Um “impulso” na resposta europeia à pandemia de covid-19, sobretudo na vacinação, foi hoje pedido à presidente da Comissão Europeia pelo primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, pressionado internamente a procurar fornecedores extra-europeus.
A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira questionou hoje o Governo sobre a data prevista para vacinação prioritária de trabalhadores essenciais, nomeadamente os profissionais de serviços de limpeza dos hospitais ou motoristas de transportes públicos.
João Rocha e Melo e João Gonçalves da Silveira foram nomeados, em assembleia-geral, vice-presidentes do Conselho de Administração da CUF, órgão que passa agora a contar com 15 membros, foi hoje comunicado ao mercado.
A variante do coronavírus originária do Reino Unido foi detetada em 58% das amostras analisadas em fevereiro pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), que considera as variantes de África do Sul e Brasil com circulação reduzida em Portugal.
O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu hoje, na Assembleia da República, que o Governo “não tenciona” comprar vacinas fora do quadro da UE, defendendo que tal seria “trair uma decisão” tomada ao nível europeu.
A Câmara de Castro Marim aprovou um financiamento de um milhão de euros à Santa Casa da Misericórdia local para apoiar a construção de um lar para pessoas com doenças demenciais, como Alzheimer, anunciou hoje a autarquia.
O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou hoje que a pandemia de covid-19 está "em contenção" no arquipélago, porque as atividades económicas estão em funcionamento e o registo diário de novas infeções é inferior 100.
O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo disse hoje no parlamento que a gestão da Urgência do hospital de Serpa pela Misericórdia local, mesmo com ajustes, é para continuar, perante críticas do PCP e do BE.
O Algarve dispõe desde hoje de 25 camas para a reabilitação intensiva de doentes que ficaram com funções afetadas na sequência da covid-19, disse à Lusa a presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
O número de casos de covid-19 caiu 95% entre janeiro e fevereiro nos lares de terceira idade em Espanha após o início da segunda dose da vacina, segundo um estudo publicado por um organismo público.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai envolver-se pessoalmente para acelerar o fornecimento de vacinas à Ucrânia, que iniciou em fevereiro a campanha de vacinação da população, mas com o envio de quantidades muito reduzidas.
Os Açores vão receber hoje 8.500 vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca, transportadas de Lisboa para o arquipélago num avião militar da Força Aérea Portuguesa, informou o Governo Regional.
O secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, considerou hoje que o reforço feito pelo Governo na estrutura do serviço público de saúde no combate à pandemia causada pela covid-19 “ficará para o futuro”.