A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das crianças.
O psiquiatra Ricardo Gusmão afirmou que na sequência da pandemia pode haver grupos de risco futuro em termos de saúde mental afetada, nomeadamente doentes que estiveram internados, idosos, pessoas que testemunharam a morte de familiares e até profissionais de saúde.
Os dados disponíveis em Portugal não apontam para um aumento do suicídio em tempos de pandemia à semelhança do que aconteceu noutros períodos críticos da História, disse à agência Lusa o psiquiatra Ricardo Gusmão.
Um estudo longitudinal realizado na Nova Zelândia revelou que ter uma doença mental até aos 25 anos tem um impacto significativo no envelhecimento celular, o qual por sua vez, está relacionado com a ocorrência das doenças de maior mortalidade.
As farmacêuticas devem concentrar-se em acabar com a fase mais aguda da pandemia da covid-19 em vez de procurarem ganhar mais dinheiro com acordos bilaterais para venda de vacinas, defende o presidente da Aliança Global para as Vacinas, Durão Barroso.
A plataforma global Covax prevê entregar em todo o mundo 2,3 mil milhões de doses de vacinas para a covid-19 este ano, disse em entrevista à agência Lusa o presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso.
O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países”.
Várias entidades de apoio à família, deficiência e de solidariedade social estão preocupadas com impacto do encerramento das escolas e o teletrabalho e pedem a apreciação de medidas indispensáveis à conciliação entre a vida profissional e familiar.
Moçambique está entre os países do mundo que registaram um maior recuo nos direitos políticos e liberdades dos seus cidadãos ao longo da última década, indica hoje o relatório anual da Freedom House, referindo-se ao total de 49 países analisados.
Cerca de 50.000 euros serão distribuídos às equipas vencedoras do prémio hoje anunciado para ajudar a retomar a atividade nos cuidados de saúde adiada por causa da pandemia de covid-19.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) recebeu o primeiro doente com covid-19 há um ano e desde então já tratou 3.316 doentes, 313 dos quais crianças e jovens, segundo dados avançados hoje à agência Lusa.
Na semana em que se assinalou o Dia Mundial das Doenças Raras, uma efeméride criada pela EURORDIS – Rare Diseases Europe - em 2008, Joaquim Brites, entrevistado pelo Canal S+, garante que “as doenças raras têm necessidades hoje um pouco diferentes que não tinham há uns anos”.
Um ano após a chegada da pandemia da COVID-19 a Portugal, os números de novas infeções e de mortos estão a diminuir, mas António Maia Gonçalves, diretor médico da Unilabs Portugal, alerta que o “desconfinamento tem de ser gradual”.
A produção de energia renovável em Portugal atingiu em fevereiro o valor mais alto desde abril de 1979, tendo a energia hidráulica atingido o maior valor de sempre, divulgou hoje a REN - Redes Energéticas Nacionais.
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, questionou hoje a possível criação de um certificado de vacinação proposto pelas autoridades da União Europeia, considerando que contradiz o caráter voluntário da vacinação contra a covid-19.
O surto de covid-19 no lar residência da Cerciestremoz, em Estremoz (Évora), que infetou 17 pessoas, entre utentes e funcionárias, foi considerado resolvido, disse hoje à agência Lusa o presidente da direção, Joaquim Cardoso.
Cerca de 200 médicos que exercem a sua atividade fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS) começaram hoje a ser vacinados no Algarve, num processo de deve demorar dois dias.
O Reino Unido registou 343 mortes e 6.391 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o Governo britânico, que hoje revelou que o número de óbitos está a decrescer rapidamente graças às vacinas.
A Áustria e a Dinamarca querem cooperar com Israel para a produção de vacinas de segunda geração contra as variantes do SARS-Cov-2, para evitar a dependência de uma estratégica comum europeia que se revelou “demasiado lenta”, foi hoje divulgado.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) afirmou hoje em Faro que a comunicação entre a OM e a ministra da Saúde não tem sido a melhor, havendo contactos com o secretário de Estado Adjunto e da saúde.
O Governo decidiu manter a possibilidade de contratar profissionais de saúde estrangeiros para reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) caso a situação da pandemia venha a agravar-se no país, confirmou hoje o Ministério da Saúde.
O número de mortes no surto de covid-19 num lar privado em Estremoz (Évora) subiu para cinco, todos utentes da instituição, disse hoje à agência Lusa a gerente da unidade, Sónia Linhol.
Três novos casos de Ébola foram confirmados na República Democrática do Congo (RDcongo) e dois na Guiné-Conacri nos últimos dias, elevando para 28 o total de casos e para 11 o de mortes provocadas pela doença nos dois países.
Cerca de 56% dos adolescentes austríacos têm sintomas de depressão e 16% têm pensamentos suicidas diariamente, segundo um estudo dos efeitos da educação à distância em alunos do ensino secundário em tempos de pandemia.