O presidente do PSD manifestou-se hoje favorável a que os testes à covid-19 passem a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e batizados, serviços públicos e empresas.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que os promotores de eventos têm o dever de recomendar a testagem e o poder de impedir a entrada a quem não fizer teste.
Portugal começou hoje a emitir os certificados digitais de vacinação contra a covid-19 e, a partir de quinta-feira, passa a ser possível pedir no portal do SNS24, além deste, os certificados de teste PCR e de recuperação, anunciaram as autoridades.
Os impactos sociais do segundo confinamento foram mais intensos e quatro em cada 10 pessoas consideraram que o de 2021 foi mais difícil, segundo um inquérito feito pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).
O decreto-lei que altera o regime das perícias médico-legais entra em vigor na quinta-feira, prevendo uma maior celeridade nos processos, com recurso à via eletrónica para solicitação e comunicação de dados e autópsias aos fins-de-semana.
O Hospital da Luz tornou-se hoje na "primeira infraestrutura de saúde" com 5G, em parceria com a NOS, num investimento superior a 50 mil euros no final do projeto, disse à Lusa o administrador executivo Manuel Ramalho Eanes.
O Sindicato dos Trabalhadores de 'Call Center' denunciou “novos casos” de covid-19 entre trabalhadores do ‘call center’ da CUF de Lisboa e acusou a empresa de ser “reincidente no incumprimento da obrigatoriedade de teletrabalho”, o que a CUF refuta.
Os passageiros oriundos do Nepal passam a ter de cumprir isolamento profilático devido à covid-19 à chegada a Portugal, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI), juntando-se na lista de restrições a África do Sul, Brasil e Índia.
O excesso de mortalidade na União Europeia (UE) aumentou em abril (21%), com taxas nacionais que variam entre os -6,0% em Portugal e -5,0% na Suécia e os 66% na Polónia e os 76% na Bulgária, segundo o Eurostat.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen testa hoje, à sua chegada a Lisboa, a aplicação móvel de leitura do sistema de verificação dos certificados digitais covid-19, que entrarão em vigor a 01 de julho.
Uma equipa da Universidade de Coimbra (UC) realizou um estudo com pacientes portugueses que sofrem de apraxia ideomotora, uma condição neurológica que os impede de usar objetos do dia-a-dia, anunciou hoje a instituição.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática afirmou hoje que o território deve estar no centro das políticas públicas, no sentido de uma recuperação pós-pandemia ‘verde’ e justa, com destaque para a transformação dos territórios rurais.
Mais de metade das pessoas que optam por não contactar o sistema de saúde quando se sentem doentes escolhem automedicar-se, segundo um relatório sobre o acesso aos cuidados de saúde hoje divulgado.
Os custos com medicamentos são a principal dificuldade financeira no acesso aos cuidados de saúde e na classe socioeconómica mais baixa aumentou para 15% em três anos a percentagem das pessoas que deixaram de comprar fármacos de que precisavam.
Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou enviados por email ao titular.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, viaja hoje de manhã para Portugal já com o novo certificado digital covid-19 da UE, admitindo estar “curiosa para ver como funciona” este documento que visa facilitar o regresso à livre-circulação.
António Guterres vai assumir sexta-feira o segundo mandato como nono secretário-geral das Nações Unidas, cargo que foi exercido pela primeira vez pelo norueguês Trygve Halvand Lie a 02 de fevereiro de 1946.
Cinco distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai estar hoje em Lisboa para anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal.
Um relatório da União Europeia (UE) publicado hoje concluiu que há o risco de os esforços de vacinação para combater a pandemia do novo coronavírus excluírem grupos populacionais vulneráveis, tais como migrantes, minorias e mesmo reclusos.
Os testes à covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e batizados, eventos culturais e desportivos, serviços públicos e empresas, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).
Mais de 4,3 milhões de pessoas em Portugal já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, o equivalente a 42% da população, e quase 2,6 milhões (25%) têm a vacinação completa, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Um dos elementos da equipa de nadadores-salvadores que presta assistência na Praia do Osso da Baleia, em Pombal, acusou positivo ao SARS-CoV-2, pelo que a estância balnear encontra-se temporariamente sem vigilância, informou hoje o município.
Mais de mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 em São Jorge, no âmbito da vacinação em massa que começou na segunda-feira naquela ilha dos Açores e arranca na sexta-feira no Pico.