O Parlamento Europeu aprovou na quarta-feira em plenário um relatório que sustenta o reconhecimento do ecocídio como crime internacional e reclama maior proteção para os defensores do ambiente.
As duas crianças que permaneciam internadas desde terça-feira no serviço de pediatria do hospital de Beja devido a vómitos, já tiveram alta, disse à agência Lusa fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) lançou hoje uma nova plataforma que acompanha a evolução das variantes do vírus SARS-CoV-2 na União Europeia (UE) e no Espaço Económico Europeu (EEE).
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) anunciou hoje que um fundo de apoio de emergência foi criado para combater o abandono escolar de alunos desta área empenhados na conclusão do curso.
O comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu disse hoje à agência Lusa que o dispositivo de combate a incêndios se mantém idêntico ao de 2020 para a época mais crítica do verão e apelou à responsabilidade civil.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, vai instalar 35 desfibrilhadores em equipamentos municipais para, quando for necessário, poder “tentar salvar vidas”, referiram hoje estas entidades.
A presidência portuguesa do Conselho e o Parlamento Europeu têm agendada para quinta-feira uma derradeira ronda negocial em busca de um compromisso sobre o certificado covid-19, a poucos dias de uma cimeira de líderes com este tema na agenda.
Um quadro de Álvaro Cunhal pintado na prisão e uma serigrafia do arquiteto Eduardo Souto Moura são algumas das ofertas de 50 personalidades e entidades para um leilão em curso destinado a ajudar crianças no Porto.
O Festival Mental, que começa na quinta-feira, em Lisboa, com cinema, teatro, dança e debates, abordará três áreas da saúde mental relacionadas com a atualidade: depressão, somatização e ecoansiedade.
Os Estados-membros acordaram hoje critérios para a reabertura das fronteiras externas da UE, aprovando por unanimidade uma proposta da presidência portuguesa que prevê um livre-trânsito para viajantes já vacinados contra a covid-19, mas também um travão de emergência.
O Governo definiu as zonas consideradas carenciadas de médicos para efeitos de atribuição de incentivos à sua fixação, prevendo abranger 37 especialidades clínicas e um máximo de 200 lugares com direito a este incentivo pecuniário.
A ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu hoje que a reorganização das urgências nas áreas metropolitanas, como Lisboa, continua a ser "uma necessidade", mas disse que "não há qualquer intenção de encerrar serviços".
O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, declarou hoje que “é um grande erro pensar que o mundo está seguro enquanto África carece de proteção contra o vírus”, na Organização das Nações Unidas.
O secretário de Estado da Economia, João Neves, destacou hoje a importância de perceber as novas formas de procura de bens resultantes da crise pandémica, acelerando a “dinâmica de sustentabilidade” das atividades produtivas mais requisitadas.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal subiu hoje para 1,02, enquanto a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias aumentou para 51,4.
Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 511 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma descida significativa nos internamentos, indica a Direção-Geral da Saúde.
Carlos Andrade Costa é o novo presidente do Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira, tendo o próprio anunciado hoje a sua saída do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), onde exercia funções desde 2014.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas pediu hoje, no Conselho de Segurança, que a solidariedade e um sentido de “vulnerabilidade” norteiem a recuperação da crise e dos conflitos em África, destacando a violência em Moçambique.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 21 novos casos de covid-19, sendo 19 em São Miguel, um na Terceira e um em São Jorge, e 29 pessoas recuperaram da doença, informa a Autoridade de Saúde Regional.
O Maláui queimou hoje quase 20 mil doses de vacinas contra a covid-19 da multinacional farmacêutica AstraZeneca que tinham expirado em abril, anunciou o Governo.
A pandemia da covid-19 matou, desde o final de dezembro de 2019, pelo menos 3.406.803 pessoas no mundo, segundo um levantamento realizado pela agência noticiosa AFP a partir de fontes oficiais.
O Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Saúde sobre a vacinação dos profissionais de limpeza dos hospitais do distrito de Santarém contra a covid-19, alertando para o risco e a injustiça de que são alvo estes trabalhadores.
A PSP e o SEF passaram a verificar os comprovativos dos resultados negativos dos testes de diagnóstico à covid-19 feitos pelos passageiros de forma aleatória e consoante a origem do voo, segundo um despacho do Governo.
A vacinação contra a covid-19 dos reclusos nos estabelecimentos prisionais vai ser realizada a partir de 31 de maio, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, em audição regimental na Assembleia da República.