O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) criticou hoje “personalidades públicas” que transmitem mensagens de “excesso de confiança”, como se a pandemia tivesse passado, e apelou à responsabilização para evitar aumento de casos.
O Parlamento Europeu (PE) defendeu hoje a criação de uma base de dados para prevenir a escassez de medicamentos e partilhar informações com Estados-membros, no âmbito do reforço do papel da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla inglesa).
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que mais do que recuar no desconfinamento, é necessário reforçar a vacinação, e explicar as medidas “incoerentes” que tem sido tomadas.
A pandemia da covid-19 causou pelo menos 4.004.996 mortos no mundo desde que a doença foi identificada em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da agência France Presse até às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) de hoje.
Os certificados covid-19 emitidos pela Suíça passam esta sexta-feira a equivaler ao certificado digital da UE, ficando este país da área Schengen ligado ao sistema da União Europeia, anunciou a Comissão Europeia.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) aumentou com mais 11 camas a área de internamento para doentes infetados com a covid-19, onde as 12 camas até agora disponíveis se encontram lotadas, disse hoje a administradora.
Quase 500 de camas dos hospitais públicos estão ocupadas com casos sociais, havendo unidades de saúde que estão a registar um aumento destas situações depois de a Segurança Social ter retirados mais de 2.500 doentes no contexto da pandemia.
O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje compreender a posição do governo francês de desaconselhar viagens não essenciais para Portugal, mas lembra que este conselho deve ser enquadrado com as decisões da UE quanto às viagens.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) apelou hoje à contratação de mais enfermeiros para acelerar o processo de vacinação e para permitir a estes profissionais o gozo de férias sem prejuízo do serviço.
Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os anticorpos contra o coronavírus SARS-CoV-2 podem durar até 12 meses, em mais de 70% dos pacientes que superaram a doença, segundo um estudo publicado por pesquisadores chineses.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, assinalou as quatro milhões de mortes no mundo causadas pela pandemia de covid-19 com um apelo para a criação de uma 'task force' internacional que coordene um plano mundial de vacinação.
O passaporte português ocupa a sexta posição no ranking da Henley & Partners que compara o acesso de 199 documentos destes a 227 destinos, em termos de ser ou não solicitado um visto prévio.
O Presidente da República promulgou hoje o diploma que altera o regime excecional para as situações de mora no pagamento da renda e estabelece a garantia de fornecimento de serviços essenciais, refere uma nota no site da Presidência.
O ministro da Defesa considerou hoje que os portugueses reconhecem nas Forças Armadas "um seguro contra todos os riscos ou contra muitos deles”, destacando a preocupação dos cidadãos, evidente num estudo, com a capacidade de resposta em ciberdefesa.
A Universidade do Algarve vai aumentar o número de vagas para o curso de medicina, sendo a meta alcançar 100 lugares por ano, anunciou hoje o ministro da ciência, tecnologia e Ensino Superior.
O secretário regional da Saúde dos Açores comprometeu-se hoje a iniciar, este ano, o pagamento da valorização remuneratória dos trabalhadores das carreiras gerais do setor, mas disse que vai propor aos sindicatos um pagamento faseado.
O Centro de vacinação ‘drive-thru’, instalado no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade, entra em funcionamento na quinta-feira, devendo permitir a inoculação de 2.000 pessoas por dia, revelou hoje a Câmara do Porto.
O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 25 ou mais anos ficou hoje disponível no portal da Direção-Geral da Saúde destinado a estas marcações.
Os deputados do PS/Açores na Assembleia da República pediram hoje esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre “a eventual diminuição do fornecimento de vacinas contra a covid-19” à Região Autónoma.
As autoridades de saúde da Madeira reportaram sete novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 84 situações ativas na região, permanecendo as unidades dedicadas à doença no Hospital do Funchal sem doentes internados, foi hoje anunciado.
O secretário regional da Saúde dos Açores disse hoje que foram instaurados processos disciplinares na Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel por vacinação indevida contra a covid-19, estando ainda a decorrer outros processos de averiguação.
O coordenador da comissão de acompanhamento à pandemia de covid-19 nos Açores garantiu hoje à Lusa que pretende atingir imunidade de grupo no final do mês, levantando algumas restrições em agosto, mesmo recebendo menos doses da vacina.
A Proteção Civil de Matosinhos está a fazer visitas a bares de praia, mercados, centros recreativos infantis e lares de idosos para “refrescar” os procedimentos de contenção à covid-19, adiantou hoje à Lusa o vereador deste pelouro.