A Direção-Geral da Saúde (DGS) adiantou hoje que a vacinação a 09 e 10 de agosto no Centro de Vacinação do Queimódromo, no Porto, onde houve problemas de refrigeração, é “válida”, não tendo os utentes de repetir a inoculação.
A Madeira registou hoje 43 novos casos de covid-19 e 34 recuperações, elevando o número de infeções ativas para 373, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que oito doentes estão hospitalizados.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou hoje as "desigualdes chocantes" no acesso às vacinas contra a covid-19 por parte dos países africanos, quando comparados com os países de outras regiões do mundo.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) denunciou hoje existirem no Hospital de Faro (HDF) apenas três enfermeiros para 90 doentes urgentes e apenas um no Serviço de Observação para 20 doentes, mas a Administração refuta estes números.
Cerca de 6,5 milhões de portugueses, o equivalente a 65% da população, dispõem do certificado digital europeu que começou a ser emitido em 16 de junho, anunciaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defendeu hoje que o conselho de administração do Hospital de Ponta Delgada “tem condições para continuar”, mas disse ser necessário corrigir alguns “problemas” na gestão da unidade.
O diretor de projeto do WindFloat Atlantic, situado ao largo de Viana do Castelo, disse hoje que o crescimento da energia eólica flutuante depende de o Governo decidir incluir aquela tecnologia em próximos leilões de energias renováveis.
O surto de covid-19 no Porto Santo, que registou um pico de 151 casos na primeira quinzena de agosto, encontra-se agora em recessão, mas ainda com 66 infeções ativas, indicou hoje o delegado de saúde da ilha.
Portugal vai enviar um segundo lote de vacinas contra a covid-19 para São Tomé e Príncipe, composto por 37 mil doses da vacina AstraZeneca, anunciou hoje o Governo.
Cabo Verde reduziu em mais de 50% a taxa de incidência da tuberculose no país nos últimos oito anos e tratamento melhorou também, chegando a 90% dos doentes, segundo dados disponibilizados hoje pelo Ministério da Saúde.
O PPM/Açores, partido que integra o Governo Regional, criticou hoje a “ingerência” do bastonário da Ordem dos Médicos na autonomia do arquipélago, acusando Miguel Guimarães de “usurpar” as suas competências e de violar os estatutos daquela ordem.
O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) alertou hoje que a construção da barragem do Pisão, no Alentejo, poderá ser “um buraco de consequências sem retorno”, exigindo ao Governo a divulgação do projeto.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para as dificuldades em abastecer o Afeganistão de material médico e avisou que só tem recursos para uma semana, num momento em que as necessidades médicas aumentam no país.
A variante Delta foi responsável por 100% das infeções pelo vírus SARS-CoV-2 em todas as regiões do país na semana que terminou em 15 de agosto, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O coordenador nacional da Task Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19 defendeu hoje que a reabertura do centro de inoculação instalado no Queimódromo do Porto “pode já não ser útil”, independentemente do resultado da investigação aí em curso.
Portugal regista hoje 13 mortes atribuídas à covid-19, 2.261 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo dados oficiais.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, nove novos casos de covid-19, todos em São Miguel, e hoje há mais três doentes internados, num total de 15 pessoas hospitalizadas em Ponta Delgada, indicaram as autoridades de saúde.
A Universidade de Aveiro anunciou hoje que vai abrir seis vagas para um novo curso, destinado a indivíduos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais comprovadas e escolaridade obrigatória concluída.
Entre 70 milhões a 80 milhões de pessoas na Ásia-Pacífico atingiram níveis de pobreza extrema em 2020 devido à pandemia de covid-19, situação que ameaça o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável da região, foi hoje divulgado.
O secretário-geral comunista classificou hoje como “inaceitável” que as empresas obriguem os trabalhadores a apresentar um certificado de vacinação contra a covid-19, sustentando que a pandemia está a ser aproveitada para alimentar situações de discriminação.
O coordenador nacional da Task Force do Plano de Vacinação declarou hoje que as inoculações contra a covid-19 deverão passar para os centros de saúde quando 85% da população portuguesa estiver coberta por esse procedimento.
Um estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sugere que as vacinas de tecnologia mRNA (Pfizer e Moderna) são menos eficazes a prevenir a infeção pela variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2.
O Governo afirmou hoje que o setor privado contribuiu mais que o público para o aumento da população empregada no segundo trimestre deste ano face ao trimestre homólogo de 2020, registando uma subida de 3,7%.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.439.888 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.